A caixa de areia para gatos é uma das primeiras coisas que você precisa providenciar caso esteja planejando adotar um felino. O acessório é fundamental para garantir o conforto e bem-estar dos bichanos. Extremamente higiênicos e reservados, ele preferem um lugar específico para fazer xixi e cocô e, para isso, é importante reservar um local na casa para instalar o banheiro de gato. Para te ajudar nessa tarefa, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber na hora de posicionar a caixinha de areia para gatos. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Caixa de areia para gatos: por que o acessório é tão importante para os bichanos?

Apesar de serem animais domesticados, os gatos permanecem com alguns comportamentos que remetem ao instinto de sobrevivência na vida selvagem. Esconder as fezes é um deles: se estivessem na natureza, o hábito ia servir como proteção dos predadores e também ajudaria a não espantar as presas que fugiriam se percebessem a presença de um gato na região. Além disso, os felinos são super higiênicos e organizados e ter um lugar específico para fazer cocô e xixi é fundamental para o bem-estar deles.

 

Banheiro para gatos: ambientes sujos e barulhentos podem deixar o felino desconfortável

Banheiro para gatos: ambientes sujos e barulhentos podem deixar o felino desconfortável

 

 

Como escolher o melhor lugar da casa para colocar a caixa de areia para gatos?

 

Na hora de posicionar e cuidar da caixa de areia do gato, você precisa ficar atento a alguns detalhes que vão garantir o conforto do animal na hora de fazer suas necessidades fisiológicas. O primeiro passo é simples: evite colocar a caixa de areia em locais de difícil acesso, como em móveis altos. Dessa forma, você garante que o gato vai conseguir chegar nessa parte do ambiente com facilidade sempre que sentir vontade e evita que ele possa começar a fazer as necessidades em outros pontos da casa. 

Outra dica é não colocar a cama e os potinhos de ração e água próximos da caixa de areia para gatos. O odor forte da própria urina e das fezes podem fazer com que o animal deixe de se alimentar. Além disso, vale lembrar que a caixa de areia para gatos deve ficar em um local reservado e longe de barulhos. Sendo assim, evite colocar o item em cômodos como área de serviço e cozinha. Também é importante posicionar a caixa de areia para gatos em locais em que não há muita circulação de pessoas, pois o "vai e vem" pode deixá-lo incomodado.

Banheiro para gatos: higiene é fundamental para manter o conforto do felino

Uma das principais marcas da personalidade dos felinos é que eles são extremamente higiênicos. Por isso, qualquer sinal de sujeira na caixa de areia para gatos vai gerar um grande incômodo nele. O resultado? O animal pode não se sentir confortável no lugar certo e acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Sendo assim, o ideal é estabelecer uma rotina de limpeza da caixa de areia que seja confortável tanto para você, quanto para o seu gatinho: retire os dejetos todos os dias e troque toda a areia uma vez por semana (nessa hora, aproveite para lavar o objeto com água e sabão neutro).  

Redação: Úrsula Gomes