Gato

Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

Publicado - 01 Outubro 2021 - 18h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas, como a quantidade certa de caixa de areia para gatos e o local escolhido para ser o banheiro de gato. Pensando nisso, separamos 8 coisas que todo pai de pet deve saber sobre o assunto.

1) Banheiro: gato urina entre 2 e 5 vezes por dia

Se você sempre quis saber quantas vezes o gato vai ao banheiro por dia, chegou a hora da resposta: no geral, os bichanos costumam urinar entre 2 e 5 vezes. Esse número varia de acordo com a quantidade de líquidos que o animal ingere, mas é importante ligar o alerta se perceber que seu gatinho está fazendo mais xixi do que o normal. Muitas vezes isso é sinal de um gato com problemas renais, e ele precisará de cuidados específicos. Já a evacuação ocorre pelo menos uma vez por dia, e a consistência das fezes também é uma boa forma de verificar como anda a saúde intestinal do seu amiguinho.

2) Quais são os modelos de caixa de areia para gatos?

Existem diferentes tipos de caixa de areia para gatos, e cada um deles tem seus prós e contras. Veja abaixo quais são os principais modelos, com destaque para os pontos positivos e negativos de cada um:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Caixa de areia para gatos aberta: é o modelo mais comum e fácil de ser encontrado. É bem arejada pelo fato de ser completamente aberta, mas não inibe o odor de urina e fezes. Além disso, a areia também pode se espalhar pelo ambiente.
  • Caixa de areia para gatos aberta com bordas: é um modelo parecido com o anterior, com o diferencial de ter bordas mais altas. Isso impede que o gatinho jogue areia para fora e suje o resto da casa.
  • Caixa de areia para gatos fechada: é um dos modelos preferidos dos tutores, porque inibe o cheiro desagradável do xixi e do cocô de gato. A caixa de areia fechada para gatos também garante mais privacidade ao animal. Por outro lado, a limpeza é mais complicada.
  • Caixa de areia para gatos com peneira: é o modelo ideal para quem quer evitar desperdícios e deseja reutilizar a areia. Também é bem prático quando o assunto é limpeza.
  • Caixa de areia para gatos autolimpante: como o próprio nome já diz, o modelo já vem com um recurso que garante a própria limpeza. O equipamento detecta a presença do felino no seu interior, e quando o gato sai, dá início ao processo de peneiração para separar os excrementos da areia limpa. A parte “suja” é depositada em um outro local, que fica na base da caixa de areia.

3) A caixa de areia para gatos deve ser apropriada para o tamanho do pet

O ideal é comprar uma caixa de areia para gatos grande o suficiente para acomodar o seu bichinho sem deixá-lo muito apertado. As caixas de areia abertas normalmente oferecem mais liberdade para o animal se movimentar, mas até mesmo o banheiro de gato fechado deve ter um tamanho adequado para comportar o seu amigo. Lembre-se: o modelo certo é aquele em que o gatinho consegue dar uma volta completa dentro do acessório sem esbarrar nas laterais ou pisar fora da caixa.

4) O local do banheiro de gato deve ser calmo e sem barulho

A escolha do lugar em que ficará o banheiro para gatos é muito importante para garantir o bem-estar do seu pet. Os felinos são bem rigorosos com a sua privacidade, então o ideal é escolher um espaço tranquilo e sem muito barulho para que eles possam se sentirem mais à vontade. Também é importante que a caixa não fique próximo aos potes de ração do animal por uma questão de higiene.

 

Banheiro para gatos: modelo aberto é mais ventilado e arejadoA caixa de areia para gatos com laterais altas evita que a casa fique sujaO banheiro de gato fechado ajuda a inibir o odorBanheiro de gato: caixa de areia com peneira é uma boa opção para evitar desperdícios

 

5) O número de caixa de areia para gatos varia de acordo com o número de animais

 

Se você tem mais de um gato em casa, a quantidade de caixa de areia para gatos vai depender do número de felinos que moram no local. O mais indicado é sempre ter uma caixa “extra” para que eles a utilizem de acordo com as suas necessidades - é preciso ter em mente que os felinos têm relações complexas, e o banheiro de gato é de uso individual para cada bichano. Sendo assim, se uma pessoa tem três gatos em casa, deve ter pelo menos quatro caixas de areia; e assim por diante. 

6) O banheiro para gatos sujo pode abrir portas para doenças

A limpeza do banheiro de gato deve ser frequente, caso contrário o animal pode acabar ficando doente. Os felinos são animais conhecidos por serem muito higiênicos, e isso inclui também a hora de usar a caixa de areia para gatos. Se a caixinha estiver suja, pode apostar que o bichano vai parar de utilizá-la e, ao “prender” o xixi e o cocô, pode acabar desenvolvendo problemas de saúde como infecção urinária em gatos ou constipação.

7) A caixa de areia para gatos deve ser limpa com que frequência?

Existem duas formas de limpar o banheiro de gato: a primeira é chamada de limpeza superficial, e serve para remover os bloquinhos de xixi e cocô do acessório. Como os felinos utilizam a caixinha diariamente, o ideal é que essa limpeza aconteça também diariamente. Já para uma limpeza mais “completa”, que é também quando o tutor deve trocar a areia de gato, a recomendação é fazer isso pelo menos uma vez por semana. Nesse caso, você deve esvaziar completamente a caixa de areia para gatos e depois lave com água corrente e sabão neutro.

8) Como limpar a caixa de areia fechada e aberta?

O processo de limpeza do banheiro de gato fechado ou aberto é basicamente o mesmo. O tutor precisará de 3 ferramentas para isso: uma bacia grande, pá e saquinhos higiênicos. Na bacia grande é onde você deverá despejar toda a areia presente na caixa. Isso ajuda a enxergar melhor os excrementos. Para separá-los, a pá é o acessório da vez. Com o seu auxílio, é possível definir o que deve ser descartado da parte da areia que pode permanecer na caixa por mais alguns dias. Por fim, os saquinhos higiênicos são fundamentais para limpezas mais profundas: eles serão colocados por baixo da areia limpa, e para descartar é só dar um nó e jogar tudo direto no lixo. 

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas