Raças

Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

Gato Balinês: conheça todas as características desse felino apaixonante!
Gato Balinês: conheça todas as características desse felino apaixonante!

Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os olhos azuis marcantes. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: além de se adaptar bem com mudanças, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

Balinês: quais as características físicas da raça?

Assim como seus primos siameses, o Balinês é um gato de porte médio com corpo comprido. A cabeça triangular e as orelhas distantes uma da outra fazem com que o gato Balinês tenha uma aparência bem característica. A cor da pelagem segue o padrão do Siamês, com corpo de cor clara e manchas escuras em determinados pontos, podendo variar de tonalidade. Já os olhos amendoados são ligeiramente oblíquos e azuis, independente da cor da pelagem. Esbelto e com ossos finos, o bichano desta raça pode pesar de 2,5 a 5kg e viver até 13 anos.

A pelagem do Balinês é a principal marca da raça

Mesmo que o Balinês seja um gato de olhos grandes e azuis, o que costuma chamar atenção na aparência assim que você bate o olho no animal desta raça é a pelagem. Finos e sedosos, os pelos deste felino costumam ser mais compridos no abdômen e cauda. Além disso, a cor da pelagem do Balinês é bastante uniforme. Os filhotes, porém, costumam nascer brancos e a cor definitiva só aparece quando atingem cerca de um ano de idade.

A raça Balinês é extremamente afetuosa e apegada à família

Para reconhecer o gato da raça Balinês é muito simples: basta procurar pelo bichano que não sai do lado de seu dono. Extremamente carinhoso e afetuoso, o felino desta raça é muito fiel e pode até ignorar os outros membros da sua família. Além disso, outra característica da personalidade do gato Balinês é a sociabilidade. Por isso, não estranhe se de repente ele correr na direção visita, rodear e, por fim, subir no colo a procura de carinho. Quem tem crianças e outros pets na família também não precisa nem pensar duas vezes antes de escolher o gato Balinês, já que ele costuma conviver em harmonia até mesmo com os cães.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Balinês é extremamente  carinhoso e afetuoso com a família
    O gato Balinês é extremamente carinhoso e afetuoso com a família
     Gato Balinês: o estrabismo é uma das condições que pode afetar o felino da raça
    Gato Balinês: o estrabismo é uma das condições que pode afetar o felino da raça
    O gato Balinês é extremamente  carinhoso e afetuoso com a família
     Gato Balinês: o estrabismo é uma das condições que pode afetar o felino da raça

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    O gato Balinês possui bastante energia e vontade de brincar

    Se você busca um bichano que traga bastante alegria para a casa, o Balinês é a escolha certa. Por ser um animal com muita energia, o gato desta raça costuma ser hiperativo e estar sempre correndo e escalando os móveis. Por isso, vale investir em objetivos e brincadeiras para divertir o bichano. Ainda que o Balinês possua toda essa animação, ele não costuma miar muito.

    Gato Balinês: qual a alimentação ideal para a raça?

    Quanto à alimentação, os cuidados com o gato Balinês não diferem muito de outras raças. O primeiro passo é sempre deixar a ração e o pote de água limpos e frescos. Além disso, é fundamental estar atento a qualidade e a quantidade de ração disponibilizada para o felino para evitar problemas como a obesidade. Já casos mais específicos, como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos, obesidade ou outros, podem (e devem!) seguir uma dieta orientada pelo veterinário responsável pelo seu pet.

    A raça Balinês pode sofrer os mesmos problemas de saúde que o gato Siamês

    Assim como acontece com as características físicas, o gato Balinês também pode herdar alguns problemas de saúde da raça Siamês. O estrabismo, por exemplo, é um deles. A doença se trata de uma alteração do nervo óptico e nistagmo, resultando em movimentos rápidos do olho para frente e para atrás. Além disso, doenças como amiloidose, asma e linfoma também podem afetar a saúde do seu bichano. Para evitar esses quadros, o ideal é vacinar o seu felino e levá-lo ao médico veterinário frequentemente. 

    Os cuidados necessários com a raça de gato Balinês

    Além dos cuidados com a saúde, gatos da raça Balinês pedem uma atenção maior com a pelagem do corpo. Por isso, escove os pelos do seu bichano pelo menos duas vezes por semana. Desta forma, é possível manter os pelos saudáveis e sem nós, evitando a formação de bolas de pelos e de fios espalhados pela casa. Em alguns casos, a tosa pode ser necessária apenas para tirar eventuais nós ou sujeiras difíceis de sair. Além disso, é importante manter os dentes limpos e escovados para evitar o surgimento de problemas bucais, como o tártaro. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >