Já parou para se perguntar como funciona a audição do cachorro? Embora o ouvido dos cães tenha uma estrutura interna bem parecida com a nossa, a capacidade auditiva canina é ainda mais articulada do que a dos humanos. Isso faz dos cachorros exímios guardiões, já que são capazes de escutar barulhos que muitas vezes nem chegam aos nossos ouvidos. Além disso, o formato das orelhas do cachorro ajuda ele a identificar a origem de um som em questão de segundos. Obviamente, essas características impactam bastante nos comportamentos dos cachorros. 

Entenda como funciona a audição canina

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A estrutura anatômica do ouvido dos cães é formada por três partes importantes: o ouvido externo, médio e interno. O tímpano e o canal auditivo possuem ossículos capazes de sentir as vibrações sonoras e emitirem sinais para o nervo auditivo. Embora o ouvido seja anatomicamente bastante parecido com o ouvido humano, a parte externa da orelha do cachorro tem diferenças mais evidentes, a começar pela articulação que tem uma capacidade muito maior.

Com cerca de 18 músculos que permitem que o cachorro mude a posição das orelhas, ele consegue captar muito mais sons e ruídos, mesmo que a metros de distância. É por isso que a audição do cachorro é muito mais apurada nesse sentido: eles têm a capacidade de localizar a origem da maioria dos sons de forma quase automática. Além disso, os cães também conseguem ouvir qualquer barulho a uma distância quatro vezes maior do um humano ouviria. 


A audição do cachorro é super potente: eles podem ouvir barulhos até quatro vezes mais distantes do que os humanos
A audição do cachorro é super potente: eles podem ouvir barulhos até quatro vezes mais distantes do que os humanos

Audição de cachorro reconhece frequência sonora que humanos não percebem

Além da capacidade de identificar sons com uma facilidade impressionante (mesmo distantes), outra curiosidade sobre a audição canina é que a frequência dela também tem suas particularidades. Enquanto os humanos são capazes de identificar frequências somente entre 16 e 20.000 Hz, o cão chega a até 40.000 Hz. Isso quer dizer que enquanto o ouvido das pessoas não captam sons muito agudos, os cachorros são totalmente sensíveis a esse tipo de barulho.

É por esse motivo que muitas vezes os cachorros podem ficar incomodados com qualquer ruído, e também porque sons distantes (mas igualmente barulhentos) também tendem a irritá-los, como é o caso dos fogos de artifício. O ideal é que o tutor tenha essa percepção e evite locais que possam incomodar a audição do cão e deixá-los agitados, com medo ou irritados. Vale lembrar também que a exposição frequente a esses sons muito altos pode ser prejudicial a longo prazo para a saúde do cachorro.

Alguns cuidados são importantes quando o assunto é audição de cachorro

Além da consideração acima, também é importante manter uma série de cuidados com o ouvido do seu cãozinho. Limpar a região regularmente e garantir que esteja sempre bem sequinha ajuda a prevenir vários problemas, como a otite, que é uma inflamação no conduto auditivo que traz bastante incômodo ao animal. Se não tratada corretamente, a otite também pode acabar deixando o animal surdo. 

O tutor deve estar sempre atento a qualquer sintoma de anormalidade. Caso haja qualquer suspeita de que há algum problema com a audição canina - como ele não responder mais aos seus chamados ou apresentar um cheirinho diferente na região -, procure um médico veterinário para buscar orientações!

Redação: Juliana Melo