Existem vários gatilhos que podem desencadear uma briga de cachorro quando menos se espera. Além de ser uma situação bem desagradável para os donos, a preocupação é inevitável quando vemos um cachorro brigando (principalmente por conta do medo de algo mais sério acontecer com os envolvidos). Então, o que fazer nessas horas? Como separar briga de cachorro sem se colocar em risco?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A missão parece difícil, mas não é impossível. Para te ajudar com isso, o Patas da Casa preparou um pequeno passo a passo para evitar que a briga de cachorro vá longe demais e seja apartada logo no início. Veja o que fazer!

Passo 1: Identifique os sinais que antecedem uma briga de cachorro


Antes de ter um cachorro brigando, o animal vai emitir alguns sinais de que está se preparando para atacar
Antes de ter um cachorro brigando, o animal vai emitir alguns sinais de que está se preparando para atacar

Saber como a linguagem canina funciona é de grande ajuda nessas horas, pois o ataque de cachorro costuma vir acompanhado de alguns sinais corporais bem evidentes. Dentre eles podemos destacar: dentes à mostra, pelos arrepiados, orelhas apontadas para frente e rabo rígido, na altura do corpo. Além disso, os sons de cachorro mais comuns nessas circunstâncias são rosnados e grunhidos, indicando um comportamento mais agressivo e menos amigável. Esteja atento a esses sinais!

Passo 2: Bater palmas ou panelas ajuda a separar briga de cães


Meus cachorros estão se estranhando: fazer barulho é uma boa estratégia para separar o conflito
Meus cachorros estão se estranhando: fazer barulho é uma boa estratégia para separar o conflito

Fazer barulhos - desde que não haja gritos - é uma forma de chamar a atenção do animal, desviando o foco da briga de cães. É por isso que bater palmas ou bater uma panela na outra costuma funcionar muito bem: como a audição canina é muito sensível, os cães vão automaticamente parar a briga porque vão ficar incomodados com os ruídos. Isso dará tempo suficiente para separar os brigões antes que o confronto retorne.

Passo 3: Jogar água no meio da briga de cachorro é outra estratégia que funciona


A briga de cães pode ser apartada com um pouco de água
A briga de cães pode ser apartada com um pouco de água

Se não houver nada por perto que faça barulho alto o suficiente para deixar os cachorros assustados e retraídos, outra opção interessante é jogar água nos animais envolvidos. Essa estratégia também funciona como uma distração momentânea durante a briga de cachorro e é uma opção segura para apartar a confusão. Você pode fazer isso usando uma mangueira ou simplesmente enchendo um balde de água (na hora da briga de cachorro, vale até usar o pote de água do pet). Da mesma forma que acontece com o barulho, o ideal é aproveitar o susto deles para separá-los.

Passo 4: Para separar o cachorro brigando, impeça o contato visual com o alvo


Barreiras podem impedir que a briga de cães aconteça
Barreiras podem impedir que a briga de cães aconteça

Dependendo do tamanho dos cachorros que estão brigando, você pode tentar impedir o contato visual entre eles. Para isso, vale colocar qualquer objeto resistente que esteja por perto no espaço entre os animais. Pode ser um pedaço de madeira, papelão ou qualquer outro material que possa servir como uma barreira, evitando que o animal consiga ver seu oponente. Essa distração vai dar tempo suficiente para que eles sejam segurados e a briga acabe.

Passo 5: Em hipótese nenhuma grite com o cachorro brigando


Gritar com o cachorro brigando pode piorar a situação
Gritar com o cachorro brigando pode piorar a situação

Mesmo que na hora da briga de cachorro o desespero fale mais alto, é importante tentar manter a calma para evitar que algo pior aconteça. Os gritos acabam sendo a reação mais natural e imediata do ser humano, mas não são muito recomendados. Isso pode alarmar ainda mais os cães, deixando-os ainda mais dispostos a continuar a batalha. O ideal é que o som pareça estar saindo do ambiente e não do tutor, por isso nada de gritos! Em último caso e se nada acima tiver funcionado, você pode levantar as patas traseiras do cachorro brigando. Ele vai perder o equilíbrio e ficará mais fácil de separar o conflito.

Redação: Juliana Melo