O comportamento e habilidades felinas são cercados de curiosidades: os gatos são animais extremamente flexíveis e rápidos, têm um instinto aguçado e são muito inteligentes. Quem nunca se surpreendeu com o gato pulando de um lugar alto e caindo perfeitamente em pé? Também é interessante ver como felinos conseguem sair e entrar por frestas muito pequenas e subir nos móveis com facilidade. Todas essas habilidades são explicadas pela estrutura muscular e óssea deles. Para você entender melhor, separamos 7 curiosidades sobre a anatomia do gato . Confira abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) A coluna vertebral do gato é basicamente composta por músculos

É claro que o gato tem uma estrutura óssea. Mas o que une a coluna vertebral dos felinos é um tecido musculoso - nos humanos, existem os ligamentos para cumprirem essa função. Nos gatos, essa estrutura garante a alta flexibilidade, principalmente porque a quantidade de músculos é superior a de ossos.

2) O formato do crânio de gato permite que ele tenha uma audição superior

Gatos escutam muito bem. Para ter uma noção, um humano jovem e saudável consegue distinguir e escutar bem cerca de 20 mil hertz, algo que já é extremamente agudo. Um gato, em contrapartida, tem capacidade para atingir sons muito mais agudos, entre 60 mil  e 100 mil hertz - o que certamente nos deixaria surdos permanentemente. Essa grande capacidade auditiva é garantida pelo crânio dos felinos, que é capaz de ressoar sons de forma muito mais alta.

3) O gato enxerga melhor no escuro por causa da estrutura da retina

Os gatinhos não enxergam a maioria das cores. Por outro lado, os olhos do gato se adaptam muito bem no escuro. A explicação está na anatomia ocular dos felinos: assim como ocorre com os humanos, a retina dos gatinhos capta as imagens por meio dos cones e bastonetes, células responsáveis pelo reconhecimento de cores e luminosidade, respectivamente. Nesse caso, os bastonetes estão em maior concentração nos olhos dos felinos (ao contrário das pessoas, que captam mais cores na visão diurna): isso amplia a capacidade deles para absorverem mais luz do ambiente.

 

A estrutura óssea do gato faz com que ele tenha a habilidade de escalar lugares altos e saltar muito bemFlexível é a anatomia felina

 

4) A pata de gato tem uma estrutura muito versátil

 

Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “passos de gato”, que tem relação com alguém que anda tão suavemente que nem dá para perceber. Isso não é por acaso quando falamos de anatomia felina. As estruturas musculares das patas do gato são diferentes entre as traseiras e dianteiras (esse é o diferencial para que eles deem o famoso “pulo do gato”): as traseiras têm quatro dedos mais compridos, o que facilita o impulso para saltar; já as patas dianteiras têm cinco dedos mais curtos. Eles também têm a capacidade de encolher as unhas para andar mais suavemente - ou mostrá-las caso precisem se defender de algum perigo.

5) A cauda de gato se movimenta de acordo com a situação

O gato usa a cauda para se comunicar com seus humanos. Ao contrário do cão, que abana o rabo para demonstrar alegria, felicidade ou ansiedade, o gato movimenta sua cauda por instinto: se a cauda estiver esticada na vertical, é porque o animal está buscando equilíbrio para andar, principalmente em espaços menores ou estreitos; o rabo relaxado e para baixo garante maior velocidade; agora se a cauda estiver balançando, não se engane: o gato está irritado com alguma coisa.

6) Os gatos não têm clavícula

Já se perguntou como o seu gato consegue passar por qualquer fresta sem se machucar? Ou como ele consegue deitar dentro de uma caixa que aparentemente não é compatível com o seu tamanho? A explicação está no fato de que os gatinhos não possuem clavícula, mas sim uma cartilagem no lugar que permite que consiga se mover, esticar o corpo e entrar em lugares mais estreitos.

7) Um gato pode saltar até sete vezes sua própria altura

O gato pode até não ter sete vidas, mas consegue multiplicar seu salto em até sete vezes se precisar. O gato possui uma estrutura muscular complexa e flexível, principalmente nas patas, com um mecanismo semelhante a uma mola (que estica e se contrai com facilidade): isso permite que ele tenha mais impulso para saltos mais altos. Além disso, os gatos sempre vão cair em pé, não importa a altura. Mas atenção: isso não quer dizer que ele não vá se machucar. O impacto continua o mesmo e o cuidado deve permanecer.

Redação: Karoline Miranda