Comportamento

Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas. Para te ajudar, colocamos em um infográfico as 10 formas mais comuns do seu gato dizer que te ama. Vem com a gente entender mais sobre o amor de gato!

O amor de gato está em detalhes do dia a dia!
O amor de gato está em detalhes do dia a dia!

Mais Lidas

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
Comportamento animal

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
Comportamento animal

As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

“Como saber se meu gato me ama?”: observe o comportamento do bichano quando ele está com você

A primeira regra para entender os felinos é observar os comportamentos do animal, principalmente quando ele está perto de você. Os gatos costumam dar sinais quando gostam de uma pessoa, mas pode ser de uma forma bem sutil, quase imperceptível. Por isso, é importante conhecer seu gato para saber interpretar as demonstrações de afeto dele. Entender a linguagem felina vai te ajudar bastante nisso: gatos são animais que demonstram emoções com coisas básicas, como o movimento do rabo, a postura e até o tom do miado.

Gato ronronando e afofando os humanos é um sinal clássico de amor

Você certamente já se perguntou por que o gato ronrona ao ouvir aquela espécie de motorzinho que sai dele. O barulho fofo é emitido quando o bichano puxa o ar e solta de forma mais intensa. Na maioria das vezes, o ronrom representa satisfação - não à toa que os gatinhos costumam emitir o som quando estão recebendo carinho. Um clássico sinal de que ele está feliz perto de você. No entanto, é importante ficar atento porque o barulho também pode surgir em situações de estresse, medo ou fome.

Agora se o felino costuma “afofar” você, o famoso gato amassando pão, isso também pode ser um sinal de apego. Normalmente o bichano amassa as camas e cobertas para deixar o local de dormir mais confortável. Quando isso acontece com os humanos, é uma forma de marcar território - ou seja, o gato quer mostrar pra todo mundo que você tem “dono”.

O gato lambendo o dono ou mordendo durante o carinho quer dizer que ele está feliz

Se o gato te dá leves mordidas enquanto você faz carinho nele, não se assuste. Isso quer dizer que ele está apreciando aquele momento e você pode continuar. Se o felino morder em momentos aleatórios e de forma intensa, é importante ficar atento com o estado geral de saúde dele: o animal pode usar esse tipo de mordida em momentos de estresse ou dor. O gato lambendo o dono é mais raro, mas também pode acontecer como manifestação de carinho pelo tutor.

Amor de gato: se seu bichano gosta de estar por perto, tenha certeza que ele te ama

Se o seu gatinho te segue pela casa, como uma sombra, ou sempre deita ao seu lado quando você está assistindo tv ou deitado na cama, não tenha dúvidas de que ele te ama! Ele também pode manifestar esse “amor de gato” ao te recepcionar em casa ou se levar presentes para você, como flores ou folhas (até mesmo insetos, então não se assuste).

Por último, se vir o gato pedindo carinho, nem pense em ignorá-lo. Ele pode fazer isso tocando seu braço com a patinha ou mesmo se jogando no chão com a barriga para cima, posição que ele só assume quando sente muita confiança na pessoa.

Redação: Luana Lopes

Brincadeiras para cachorro:

Próxima matéria

Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
Raças

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
Grandes

Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
Pequenos

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
Grandes

Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

Ver Todas >

Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
Comportamento animal

Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?
Comportamento animal

Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

Roer e morder são necessidades naturais dos cães. Esse hábito também é associado à saúde mental, já que os mordedores próprios ajudam o animal a relaxar. Além disso, disponibilizar os brinquedos ideais para cachorro morder evita que o animal desconte sua energia nos móveis e objetos da casa, principalmente quando ele é filhote. O casco para cachorro é uma opção muito utilizada para redirecionar as mordidas, mas o "brinquedo" divide opções: o objeto prejudica o cachorro de alguma forma?

Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
Comportamento animal

Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
Comportamento animal

Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

Ver Todas >