Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas. Para te ajudar, colocamos em um infográfico as 10 formas mais comuns do seu gato dizer que te ama. Vem com a gente entender mais sobre o amor de gato!


O amor de gato está em detalhes do dia a dia!
O amor de gato está em detalhes do dia a dia!

“Como saber se meu gato me ama?”: observe o comportamento do bichano quando ele está com você

A primeira regra para entender os felinos é observar os comportamentos do animal, principalmente quando ele está perto de você. Os gatos costumam dar sinais quando gostam de uma pessoa, mas pode ser de uma forma bem sutil, quase imperceptível. Por isso, é importante conhecer seu gato para saber interpretar as demonstrações de afeto dele. Entender a linguagem felina vai te ajudar bastante nisso: gatos são animais que demonstram emoções com coisas básicas, como o movimento do rabo, a postura e até o tom do miado.

Gato ronronando e afofando os humanos é um sinal clássico de amor

Você certamente já se perguntou por que o gato ronrona ao ouvir aquela espécie de motorzinho que sai dele. O barulho fofo é emitido quando o bichano puxa o ar e solta de forma mais intensa. Na maioria das vezes, o ronrom representa satisfação - não à toa que os gatinhos costumam emitir o som quando estão recebendo carinho. Um clássico sinal de que ele está feliz perto de você. No entanto, é importante ficar atento porque o barulho também pode surgir em situações de estresse, medo ou fome.

Agora se o felino costuma “afofar” você, o famoso gato amassando pão, isso também pode ser um sinal de apego. Normalmente o bichano amassa as camas e cobertas para deixar o local de dormir mais confortável. Quando isso acontece com os humanos, é uma forma de marcar território - ou seja, o gato quer mostrar pra todo mundo que você tem “dono”.

O gato lambendo o dono ou mordendo durante o carinho quer dizer que ele está feliz

Se o gato te dá leves mordidas enquanto você faz carinho nele, não se assuste. Isso quer dizer que ele está apreciando aquele momento e você pode continuar. Se o felino morder em momentos aleatórios e de forma intensa, é importante ficar atento com o estado geral de saúde dele: o animal pode usar esse tipo de mordida em momentos de estresse ou dor. O gato lambendo o dono é mais raro, mas também pode acontecer como manifestação de carinho pelo tutor.

Amor de gato: se seu bichano gosta de estar por perto, tenha certeza que ele te ama

Se o seu gatinho te segue pela casa, como uma sombra, ou sempre deita ao seu lado quando você está assistindo tv ou deitado na cama, não tenha dúvidas de que ele te ama! Ele também pode manifestar esse “amor de gato” ao te recepcionar em casa ou se levar presentes para você, como flores ou folhas (até mesmo insetos, então não se assuste).

Por último, se vir o gato pedindo carinho, nem pense em ignorá-lo. Ele pode fazer isso tocando seu braço com a patinha ou mesmo se jogando no chão com a barriga para cima, posição que ele só assume quando sente muita confiança na pessoa.

Redação: Luana Lopes