Conforme a velhice se aproxima, cuidar da alimentação do cachorro se torna ainda mais importante para manter o bichinho saudável. Com um nível de energia diferente, o cachorro idoso precisa consumir uma quantidade menor de carboidratos para evitar problemas de saúde, como a obesidade canina. Mesmo que a ração sênior seja formulada para atender as necessidades nutricionais dessa fase da vida, o cãozinho pode rejeitar o alimento por diversos motivos, incluindo a textura, já que os dentes ficam mais frágeis na velhice. Será que o sachê para cachorro é uma boa opção para lidar com essa questão? A ração úmida oferece todos os nutrientes que o animal precisa nessa fase da vida? Veja o que descobrimos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alimentação do cachorro deve mudar quando ele fica mais velho

Cada fase da vida do cachorro requer uma quantidade específica de nutrientes. Se por um lado cães filhotes e adultos precisam de muita energia no dia a dia, o cachorro idoso já está em uma fase bem mais tranquila e sem tanta agitação. Uma dieta desequilibrada e rica em carboidratos pode acabar se tornando um problema para os animais da terceira idade e, por isso, é fundamental ter bastante atenção na hora de comprar o produto certo para o seu pet.

A formulação das rações para cachorro idoso geralmente conta com um número reduzido de calorias e gorduras, mas são ricas em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. É isso que ajuda a manter o animal saciado, além de contribuir na digestão e fortalecer os músculos, ossos e dentes do cachorrinho, que ficam mais frágeis na velhice.

 

alimentação canina: cachorro idoso comendo

Ração úmida para cachorro é a opção mais recomendada para cães idosos

 

Dentre as opções disponíveis no mercado, o sachê para cachorro costuma ser uma boa alternativa para essa fase de vida do animal. Além de ser um alimento muito mais saboroso e que ajuda a abrir o apetite, ele é macio (o que não prejudica a arcada dentária frágil deles) e nutritivo. Só é importante ficar atento com a formulação do sachê, já que nem todos são considerados um alimento completo. O ideal é conversar antes com o médico veterinário do seu doguinho para ele indicar a melhor opção. O profissional também vai avaliar se a transição para a ração úmida será completa ou se será misturada com a ração seca. Lembre-se: qualquer mudança na dieta do seu cachorro precisa ser acompanhada! 

Existem diferentes sabores para oferecer ao seu amigo de quatro patas! Sachê de carne para cachorro, de frango, dos dois e até mesmo de outras proteínas, como o cordeiro. O sachê precisa ser indicado para cachorro idoso (existe um diferença nutricional para cada idade, como já foi dito, e com os sachês isso não é diferente).Mas atenção com a quantidade, hein? Nada de exageros para não deixar o seu cachorro obeso!

Cachorro idoso: como saber que o animal atingiu a terceira idade?

As idades dos animais são bem diferentes do que estamos acostumados. Em um ano, um filhote de cachorro já se torna adulto, normalmente. Isso quer dizer que o tempo passa muito mais rápido para eles, e é justamente por isso que um cachorro envelhece mais cedo. Um cão é considerado idoso a partir dos 7 anos de vida, mas em alguns casos isso pode variar de acordo com a raça e porte do animal. Então antes de mudar a ração para cachorro, vale consultar um médico veterinário para saber se isso já é realmente necessário ou não. De qualquer forma, a ração úmida para cães é indicada em qualquer fase de vida do animal, então não tem problema se você decidir introduzi-la mais cedo na dieta do seu amigo.

Redação: Juliana Melo