O adestramento de cães é essencial para educar os pets. Se você tem um animal de estimação em casa, sabe que eles só possuem amor para dar, mas muitas vezes podem fazer bagunça e apresentar comportamentos indesejados. Por isso, é importante saber como impor limites e aprender a adestrar cachorro em casa pode ser o primeiro passo para isso. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes para saber quando o assunto é ensinar truques para cachorro. Dá só uma olhada!

Como adestrar um cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Aprender como adestrar cachorro é algo muito benéfico para a convivência entre pet e tutor. Antes de sair tentando ensinar os truques para o cãozinho, é importante que o tutor tenha em mente algumas coisas. A primeira dica é saber mostrar que você é o líder do cachorro. Os cães são animais que possuem o instinto de procurarem uma posição de liderança para seguirem. O ideal é que ele veja o tutor nesse lugar e, para isso, você deve definir as regras da casa para implicar disciplina ao pet.

Além disso, é preciso criar uma rotina de aprendizagem com o animal e ter paciência. A repetição de comandos é muito importante e o tutor precisa ter em mente que o cão não vai aprender tudo da noite pro dia, por mais inteligente que ele seja. Oferecer recompensas e usar os utensílios adequados para os comandos também faz diferença. A idade do animal pode influenciar em sua aprendizagem. Treinar um cachorro idoso, por exemplo, demanda mais tempo do que usar as técnicas de como adestrar cachorro filhote. No entanto, pets de todas as idades são capazes de aprenderem os comandos.


O reforço positivo é essencial para o adestramento de cães
O reforço positivo é essencial para o adestramento de cães

Adestramento de cachorro: quais truques você pode ensinar em casa?

A melhor forma de ensinar truques ao cachorro é utilizando as técnicas de adestramento positivo. Essa modalidade de treinamento é baseada em recompensar o cãozinho sempre que ele acertar o comando. Dentre os truques mais simples, os tutores sempre buscam ensinar como fazer o cachorro sentar e dar a pata. Veja abaixo como ensiná-los:

Como fazer o cachorro sentar?

1) Chame a atenção do pet com um petisco para cachorro

2) Mova o petisco do focinho até a parte de trás da cabeça do doguinho

3) O cão vai se sentar para acompanhar o movimento e nessa hora, você deve dizer “senta”

4) Assim que ele completar o comando, dê o petisco a ele fazendo muitos elogios.

Como fazer o cachorro dar a pata?

1) Faça o cachorro sentar

2) Pegue um petisco com a mão fechada, fazendo com que o pet sinta o cheiro

3) Espere até que o cão estique a pata em direção ao petisco

4) Assim que ele esticar, diga "dá a pata”

5) Ao completar o comando, dê o petisco ao cachorro e o elogie bastante.

Quais os benefícios do adestramento de cães?

O adestramento canino melhora a convivência entre o cachorro e seu dono. Entretanto, os benefícios para o pet não param por aí. Os treinamentos também são eficazes para a melhoria da saúde mental e física dos doguinhos. Adestrar cachorro estimula o raciocínio, memória e movimentação física do animal. Além disso, os cães adestrados tendem a se tornar menos ansiosos e entediados. Conforme aprende os truques, o cão fica mais atento e tenta ler melhor os sinais do dono, o que é ótimo para o comportamento animal.

Redação: Hyago Bandeira