A melhor forma de lidar com um cachorro bagunceiro ou que não sabe se comportar é estabelecendo limites e ensinando a ele o que é certo e errado. E como fazer isso, afinal? O adestramento de cães pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, desde que seja feito do jeito correto. Assim como qualquer campo de conhecimento, existem algumas regras básicas que todo tutor precisa saber antes de adestrar cachorro, como quais são as técnicas mais utilizadas e qual a melhor idade para iniciar o adestramento de cães. O Patas da Casa reuniu 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu doguinho.

1) Adestramento positivo é a técnica mais recomendada para educar os cães

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os cachorros respondem muito melhor aos estímulos positivos do que aos negativos. Por isso, quando o assunto é “como adestrar cães”, grande parte dos comportamentalistas recomendam a técnica do reforço positivo. Na prática, sempre que o cãozinho acertar o comando em questão, ele é recompensado pelo bom comportamento. Isso faz com que o animal associe aquela atitude a algo positivo e ele se sente estimulado a repetir a mesma ação outras vezes. Isso serve tanto para ensinar truques para cachorro, como também para orientá-lo a fazer as necessidades no lugar certo, por exemplo. As recompensas podem variar: petiscos, brinquedos, carinho e elogios - vale tudo!

2) Existem diferentes tipos de adestramento de cachorro, escolha o mais adequado para o seu pet

Ao contrário do que muitos imaginam, não existe apenas um tipo de adestramento canino. São várias vertentes diferentes, cada uma voltada para um treinamento específico. No caso de um cão de guarda ou um cão-guia, por exemplo, o adestramento é voltado para desempenhar essas funções de trabalho, seja ensinando o cachorro a proteger um local ou a conduzir pessoas com deficiência visual. No entanto, também é possível investir em treinamentos mais simples, que geralmente são os mais requisitados pelos tutores, para ensinar ao cachorro comandos básicos de obediência, como sentar, deitar, dar a pata, ficar junto e entender o significado do “não”. Mais do que ações fofinhas, esses truques melhoram a comunicação e faz com que o tutor tenha mais controle do animal.


Adestrar cachorro pode ser fácil e divertido, desde que você saiba como fazer da forma certa
Adestrar cachorro pode ser fácil e divertido, desde que você saiba como fazer da forma certa

3) Adestrar cachorro filhote é bem mais fácil, mas cães de todas as idades podem aprender

Os filhotes de cachorro são candidatos perfeitos para o adestramento canino. Como eles ainda estão conhecendo como funciona o mundo, fica mais fácil de ensinar o que eles podem ou não fazer nessa fase. Ainda assim, vale destacar que embora o processo de treinamento seja mais fácil e prático com os filhotes, isso não impede que cães mais velhos também possam aprender. Tudo é uma questão de saber como ensinar para obter um resultado satisfatório.

4) Como adestrar cães: punições e brigas devem ser evitadas

Já houve uma época em que as pessoas acreditavam que os estímulos negativos eram a melhor maneira de educar os cães, mas hoje em dia esse pensamento é considerado ultrapassado. Punir e brigar com o cachorro de nada adianta e só serve para amedrontar o animal, podendo até deixá-lo traumatizado. Por isso, é fundamental sempre se atentar ao tom de voz utilizado para chamar a atenção do seu amigo de quatro patas e corrigir possíveis erros de uma maneira civilizada e sutil. Atitudes agressivas só acabam piorando a situação e não são recomendadas.

5) Em casos mais difíceis, um adestrador de cães profissional pode ajudar

Às vezes um cachorro muito bagunceiro ou que possui muitos problemas comportamentais não consegue aprender tão facilmente, mas isso não deve ser motivo para desistir. O ideal, nesses casos, é procurar a orientação de um adestrador de cães profissional, pois ele saberá a melhor maneira de lidar com o seu cãozinho. Geralmente, o serviço é cobrado por hora e varia entre R$100 e R$200 por sessão. Vale destacar que, embora o adestramento de cães não seja tão barato, essa é a melhor alternativa para corrigir algumas atitudes do seu pet. Lembre-se também de procurar um profissional com boas referências!

Redação: Juliana Melo