Quando o assunto é um cachorro fazendo xixi, é normal que uma das maiores preocupações do tutor seja com o animal fazendo suas necessidades no lugar certo. Mas outro fator que também merece a atenção dos humanos é quanto ao aspecto da urina dos cães. A cor do xixi do cachorro é capaz de indicar vários problemas de saúde no seu amigo de quatro patas e, por isso, é importante conseguir identificar quando o líquido está saudável ou não. Pensando nisso, conversamos com a médica veterinária Anna Carolina Tinti, do Hospital Vet Popular, e ela esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro: xixi pode indicar problemas de saúde se estiver com coloração anormal

Conforme Anna alerta, uma coloração anormal na urina do cão pode indicar a ocorrência de alguma doença que o animal esteja enfrentando, como infecções e alterações renais ou hepáticas. Por isso, é importante saber identificar quando o xixi de cachorro está com um aspecto normal ou problemático. “As características da urina de um cão saudável incluem uma coloração amarelo claro, além de um aspecto límpido, sem odor e sem presença de sangue ou sedimentos”, revela a veterinária.

Logo, quando a gente se depara com um cachorro fazendo xixi com sangue, o que consequentemente deixa a urina com um aspecto mais avermelhado, é um sinal de preocupação, como veremos a seguir.

 

A cor do xixi do cachorro saudável é um amarelo clarinho, sem cheiro e sem presença de sedimentos

A cor do xixi do cachorro saudável é um amarelo clarinho, sem cheiro e sem presença de sedimentos

 

 

Veja quais situações a cor do xixi do cachorro pode indicar

 

•  Xixi de cachorro muito amarelado: pode indicar pouca ingestão de água ou desidratação.

• Xixi de cachorro rosa ou vermelho: indica infecções no trato urinário ou até mesmo presença de litíases vesicais (pedras na bexiga) ou tumores.

• Xixi de cachorro laranja: pode indicar problemas hepáticos, desidratação extrema e alterações no sangue.

• Xixi de cachorro marrom: um animal que apresente a urina com esse tipo de coloração deve ser avaliado imediatamente. Tal sintoma pode indicar alterações hepáticas e renais graves, além de infecções generalizadas e hemólises (destruição das hemácias).

Além disso, a profissional ressalta que a mudança na cor do xixi de cachorro também pode acontecer devido o uso de alguns medicamentos que contém corantes. Então, esse é um aspecto a se levar em consideração ao fazer a análise da urina do seu cãozinho. De qualquer forma, se observar que o bichinho apresenta, por exemplo, um quadro de infecção urinária, cachorro deve ser levado para uma consulta com o veterinário o quanto antes.

Cachorro fazendo xixi: a quantidade de urina também deve ser observada

Assim como o cheiro e a cor do xixi de cachorro, a quantidade de líquido que o seu cãozinho libera também é um aspecto importante a ser analisado. “Quantidades exageradas durante o dia pode indicar alterações renais ou hormonais”, conta a profissional.

Por outro lado, quando a situação é o inverso e há escassez de xixi, o cachorro provavelmente não está ingerindo a quantidade suficiente de água por dia. Segundo Anna, essa situação pode desencadear uma desidratação no organismo do animal e alterações renais. 

Além disso, a veterinária alerta: “É importante também observar se o animal apresenta dificuldade de urinar: faz a posição de urinar, faz força e a urina sai em pingos ou não sai. Nesse caso, ele deve ser avaliado imediatamente para observar se há algum tipo de obstrução uretral”.

Redação: Juliana Melo