Os brinquedos para gatos ajudam a entreter e melhoram a qualidade de vida dos felinos, especialmente aqueles que passam mais tempo sozinhos em casa. Apesar da fama de serem mais independentes e desapegados, alguns gatos podem sofrer com a ausência do dono e até desenvolver ansiedade de separação. Por isso, deixar disponível alguns brinquedinhos vai evitar o tédio e gastar a energia do pet quando você estiver fora. Veja a seguir uma lista com 9 brinquedos interativo para gatos que não podem faltar em casa.

1) A bolinha inteligente é um ótimo brinquedo interativo para gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se o seu pet não resiste a uma bolinha de papel, ele vai se apaixonar por essa opção! Esse brinquedo interativo para gato é ideal para estimular a cognição e a inteligência dele. A bolinha possui cavidades que permitem recheá-la com grãos de ração ou petiscos. À medida que o gato movimenta o brinquedo, a recompensa é liberada. Essa bolinha estimula o seu gato a pensar em como vencer esse "desafio" e também é uma forma de gastar a energia do animal

2) Brinquedos com catnip vão deixar o gato mais relaxado 

O catnip, também popularmente conhecido como erva do gato, é outra opção para deixar os bichanos mais entretidos no tempo livre. Ele é uma planta aromática que é parente do hortelã, e, além de deixar os pets mais ativos, também é algo que ajuda a relaxá-los. Ou seja, de uma maneira geral, o catnip traz efeitos benéficos para os felinos e é possível encontrar diferentes brinquedos que vem com a erva de gato dentro. 

3) O arranhador é fundamental para o enriquecimento ambiental

Toda casa com gato deve ter um arranhador. Além de ser muito importante para a gatificação do ambiente, o acessório ajuda a preservar alguns instintos naturais dos bichanos, como o hábito de afiar as unhas nas superfícies. Dessa forma, ter um arranhador para gatos disponível vai ajudar (e muito!) a direcionar o comportamento para os lugares certos, evitando arranhões nos móveis, como sofá e cama.


O brinquedo interativo para gato é ótimo para tirar o bichano do tédio
O brinquedo interativo para gato é ótimo para tirar o bichano do tédio

4) Túnel interativo é um bom brinquedo para gatos se distraírem

Com certeza você já pegou seu gatinho tentando entrar em lugares fechados e escondidos, seja para explorar o ambiente ou simplesmente dormir. Se o seu bichano curte essa "brincadeira", o túnel para gatos é perfeito para ele brincar sozinho. Geralmente, esse brinquedo é feito de poliéster, mas existem diferentes modelos: alguns com apenas duas entradas, e outros com mais - o que é ótimo para quem tem mais de um gatinho em casa.

5) Brinquedos interativos para gatos: a torre com bolinhas é diversão garantida!

Que os gatos amam uma bolinha, a gente já sabe! Por isso, um acessório que vai atiçar a curiosidade deles e que pode ser bem interessante como um brinquedo interativo para gatos é a torre de bolinhas. O acessório conta com alguns andares (geralmente de três a quatro), todas com uma bolinha em cada, que giram ao redor da base toda vez que o felino encosta nela. Eles se divertem bastante e podem passar horas brincando, mesmo sozinhos! 

6) A caixa de papelão é um dos brinquedos para gatos caseiros

Os felinos domésticos amam uma boa caixa de papelão e herdaram isso dos seus ancestrais, que se escondiam em lugares pequenos. Hoje, eles fazem isso com as caixas e isso pode render um excelente brinquedo para gato feito com material reciclável. Para aprender como fazer brinquedos para gatos com caixa de papelão, basta colocá-la na horizontal e deixá-la o mais confortável possível, com alguns acessórios e almofadas dentro.

7) Playground é um brinquedo interativo para gatos indispensável no enriquecimento ambiental

Esse passatempo é essencial para quem tem gatos com hábitos verticais em casa. O playground consiste na instalação de nichos e prateleiras pela casa e é uma ótima maneira de promover o enriquecimento ambiental felino, já que o pet  pode passar o dia se aventurando nas alturas. Ou seja, é ótimo para a saúde do gato e também é algo que contribui com os instintos felinos.

Redação: Erika Martins