Brinquedos

7 brincadeiras para acalmar um cachorro estressado

Lidar com um cachorro estressado nem sempre é fácil, mas algumas atividades podem ajudar a distraí-lo
Lidar com um cachorro estressado nem sempre é fácil, mas algumas atividades podem ajudar a distraí-lo

Ter que lidar com um cachorro estressado não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. O animal manifesta isso com latidos excessivos, destruição e às vezes até mesmo com comportamentos compulsivos, como lamber as patas em excesso. Definitivamente, o estresse não é saudável. Algumas mudanças na rotina ajudam a contornar esse problema, especialmente as brincadeiras. Além de estimular o lado físico e mental do bichinho, as brincadeiras para cachorro são capazes de acalmar até mesmo os cães mais esquentadinhos. Pensando nisso, o Patas da Casa separou 7 alternativas de brinquedos e brincadeiras para divertir e relaxar um cachorro estressado

1) Brinquedos interativos para cachorro desafiam a cognição

Investir em brinquedos interativos para cães traz vários benefícios. Além de ser uma forma de estimular as habilidades cognitivas do animal, esses acessórios são ótimos para distraí-los. Os cachorros se sentem desafiados pelo novo brinquedo e não vão descansar até atingir o seu objetivo: seja de levantar uma portinha ou de revirar o objeto para conseguir liberar alimentos. A ideia principal é que quanto mais interação o brinquedo tiver, menor é a chance do animal se sentir entediado, estressado ou ansioso.

2) Cabo de guerra para cachorro ajuda a aliviar o estresse

Essa é uma das brincadeiras mais clássicas quando o assunto é entreter o seu amigo de quatro patas - principalmente os cães que gostam de medir forças com o seu tutor. E é muito simples: tudo que você precisa é de uma corda para fazer o cabo de guerra para cachorro. Existem várias formas de implementar esse joguinho na rotina do cãozinho, mas o mais importante é nunca deixar o animal se sentir totalmente no comando. Além do mais, o brinquedo pode ser encontrado em modelos diferentes. Até mesmo uma toalha velha ou uma almofada podem se transformar em um cabo de guerra.

3) Bolinha para cachorro é bem-vinda em qualquer situação

Não tem jeito: a bolinha para cachorro - com ou sem petisco - é sempre um dos objetos de maior desejo dos doguinhos. Eles se aventuram com o objeto, mas no modelo tradicional precisam de uma companhia para lançar a bola e eles buscarem. Contudo, hoje em dia também é possível encontrar uma bolinha para cachorro em que a parte de dentro é oca e pode ser recheada com ração e/ou outros alimentos para distrair o cãozinho, principalmente quando ele estiver sozinho. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro estressado pode aliviar as tensões com um mordedor
    O cachorro estressado pode aliviar as tensões com um mordedor

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    4) Brinquedo para cachorro com garrafa pet é uma alternativa econômica e divertida

    Para quem gosta de pensar no meio ambiente e se divertir com opções DIY, os brinquedos para cachorro com garrafa pet são ótimos para distrair o seu bichinho. Geralmente, os tutores preferem elaborar modelos parecidos com a bolinha recheada de petiscos, fazendo pequenos furos ao longo da garrafa por onde o cachorro vai “liberar” o alimento. Contudo, outra opção muito legal também é fazer uma espécie de “mordedor” para cães com essas garrafas. Tudo que o tutor precisa é de uma meia, barbante, tesoura e, claro, uma garrafa. Na hora de montar o brinquedo, basta envolver toda a garrafa pet com a meia e depois amarrar nas laterais com o barbante. Depois disso, é só cortar as laterais da meia para deixá-la com um aspecto mais atraente e, em seguida, oferecer o novo brinquedo ao animal. 

    5) Mordedor é uma ótima forma para acalmar um cachorro estressado

    Ter um cachorro estressado em casa pode ser um perigo para o seu sofá e outros móveis, já que nos momentos de nervosismo o cãozinho pode acabar “atacando” esses lugares. Para evitar que isso aconteça, uma boa opção é comprar mordedor para cachorro, já que esse é um objeto feito especialmente para isso e que ajuda a evitar que outros objetos da casa sejam destruídos. O melhor de tudo é que existem várias opções de mordedores para cachorro, feitos em diferentes formatos, tamanhos e materiais: basta encontrar aquele que mais agrada o seu amigo de quatro patas. 

    6) Já pensou em ensinar comandos para cachorro?

    Separe um tempinho do seu dia para ensinar alguns comandos para cachorro! Certeza que ele vai gostar e isso pode até ajudá-lo a se distrair. Seja para ensinar como sentar, deitar ou dar a patinha: tudo que o tutor precisa é de um petisco em mãos e muita persistência. O alimento serve como um estímulo positivo para que o cãozinho responda aos seus comandos da maneira certa. Assim, se ele conseguir realizar o truque, é só oferecer a recompensa. Essa é uma ótima forma de estimular a memória do cachorro!

    7) É fácil transformar uma caixa de papelão em um brinquedo para cachorro

    Você pode ver uma caixa de papelão e pensar que talvez ela não tenha muito significado para os cachorros - diferente dos gatos, que amam as caixas.  Mas até mesmo esse simples material pode acabar sendo muito útil na hora de acalmar um cachorro estressado: com a caixa de papelão, é possível montar uma cabaninha bem legal para o seu pet poder descansar e relaxar lá sempre que ele quiser. Para deixá-la ainda mais confortável e aconchegante, você pode decorá-la do seu jeitinho e encher o local de brinquedos.

    Redação: Juliana Melo

     

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano
    Cuidados

    Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano

    Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >