Comportamento

7 barulhos que deixam um gato assustado

A audição é felina é tão potente que até os sons mais improváveis podem deixar seu gato assustado
A audição é felina é tão potente que até os sons mais improváveis podem deixar seu gato assustado

Não é segredo que a audição dos gatos é infinitamente mais sensível do que a nossa: muitos barulhos que não conseguimos ouvir são facilmente captados pelos felinos. Para se ter uma ideia, enquanto um humano é capaz de ouvir 20.000 Hertz, os gatos conseguem captar frequências ultrassônicas de até 1.000.000 Hz. Não é à toa que sons de fogos de artifício ou explosões, por exemplo, geram incômodos excessivos e traumas nesses animais. Até mesmo uma coleira com guizo é capaz de atrapalhar os instintos de um gato. 

É de se imaginar, portanto, que os sons mais comuns do nosso dia a dia incomodam os bichanos, né?! Você já se perguntou quais barulhos da sua casa deixam seu gato assustado? Listamos algumas situações que costumam ativar o medo dos gatos e demos dicas de como aliviar esses efeitos no bichano.

1) Aspirador de pó é um dos objetos domésticos que mais deixa o gato assustado

O aspirador de pó está no topo da lista de eletrodomésticos que deixam os gatos apavorados. O barulho, em conjunto com a movimentação do objeto, é capaz de assustar muito os felinos, que na maioria das vezes buscam um abrigo para se esconder. É possível diminuir o efeito do aspirador na audição do seu gatinho! Se você precisa usar o eletrodoméstico todos os dias por causa dos pelos que o bichano solta, a melhor solução é passar a escovar a pelagem do animal todos os dias. O hábito vai evitar o acúmulo de pelos pela casa - o que consequentemente vai diminuir a necessidade de uso do aspirador - e ainda faz super bem para a saúde do gato. Se mesmo assim você precisar usar o aspirador, retire o gato do ambiente antes de ligar e feche a porta, se possível. Assim, o ruído vai causar menos impacto no animal.

2) Música alta incomoda a audição do gato

Ouvir música alta em casa não necessariamente vai deixar o gato assustado (dependendo do tipo do som, claro), mas com certeza vai incomodar bastante a audição dele. Lembra que falamos lá em cima que a capacidade de audição dos felinos é muito maior que a nossa? Agora imagina como uma música alta pode incomodar o animal. A música alta pode deixar o gato mais agitado que o normal. O ideal é ouvir em uma altura confortável para todos.

3) Gato com medo: não é indicado deixar as coisas do bichano perto da máquina de lavar

A máquina de lavar roupas pode ser bem barulhenta em algumas funções, o que com certeza vai deixar o gato assustado. Por ser um item fundamental em toda casa, a dica é não deixar as coisas do gato perto do eletrodoméstico. Gatos são bem criteriosos e podem se recusar a usar a caixa de areia, por exemplo, se ela estiver em um lugar muito barulhento. O ideal é que a cama, caixinha de areia e local das refeições sejam posicionados nos ambientes da casa mais calmos possíveis.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Um gato com medo sempre vai buscar um abrigo seguro para se esconder
    Um gato com medo sempre vai buscar um abrigo seguro para se esconder

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    4) Alguns utensílios de cozinha são o terror de todo gato doméstico

    Batedeira, liquidificador, torradeira e outros itens de cozinha barulhentos podem deixar o gato bastante assustado. Se esses utensílios costumam causar muito pânico no bichano, o mais indicado é retirar o animal da cozinha e deixá-lo dentro de outros cômodos com a porta fechada.

    5) Gato assustado: considere o bem-estar do seu pet antes de iniciar uma obra em casa

    Fazer uma obra em casa, por menor que seja, sempre vai impactar na rotina dos pets, principalmente se estamos falando de gatos. Para começar, felinos não costumam gostar muito de pessoas estranhas circulando pela casa, já que é algo que impacta diretamente a rotina deles. Além disso, uma obra sempre vai ser sinônimo de barulho. Dependendo do tamanho e duração (e se você não tiver um cômodo tranquilo para o animal ficar), é o caso de considerar deixar o gato em alguma hospedagem durante o período. Apesar de estranhar a mudança de ambiente, vai ser menos estressante para ele do que ficar no meio da barulheira de uma obra.

    6) Use o secador de cabelo com cuidado para não deixar o gato assustado

    Se o seu gato manifesta algum incômodo com o barulho do secador de cabelos, o melhor a se fazer é ligar o objeto apenas quando ele não estiver por perto. Assim como o aspirador e os utensílios de cozinha, o secador emite um som bem alto que pode deixar o gato assustado.

    7) Um gato medroso vai se assustar com os barulhos mais improváveis

    Se você tem um gato medroso em casa, o melhor é evitar qualquer movimento brusco que possa assustá-lo. O simples ato de mexer em uma sacola de plástico, fechar uma janela ou pegar uma panela é capaz de deixar o animal em pânico. Por isso, sempre fique atento aos comportamentos do seu bichinho. Se observar que o medo dele está ultrapassando os níveis de normalidade, talvez seja a hora de considerar a ajuda de um comportamentalista felino. O medo excessivo pode deixar o gato estressado, o que consequentemente impacta a saúde geral dele.

    Redação: Luana Lopes

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Próxima matéria

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Plantas venenosas para gatos: 10 espécies que você deve deixar longe do alcance dos felinos
    Cuidados

    Plantas venenosas para gatos: 10 espécies que você deve deixar longe do alcance dos felinos

    Ter plantas em casa é tudo de bom para dar uma revitalizada no ambiente, deixando-o mais alegre e colorido. Contudo, quem pretende ter um gatinho, ou quem já tem e quer investir em uma vegetação mais natural dentro de casa, precisa ter uma atenção redobrada na hora de escolher as espécies das verdinhas. Existem plantas tóxicas para gatos que representam um verdadeiro perigo para o seu amigo de quatro patas, e é essencial saber quais são elas para evitar qualquer tipo de problema. 

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Por que os gatos ronronam? Saiba os motivos do barulho fofo dos felinos
    Comportamento

    Por que os gatos ronronam? Saiba os motivos do barulho fofo dos felinos

    Quem tem gato em casa já deve ter escutado aquele barulhinho gostoso que ele emite de vez em quando. Normalmente, escutamos quando os gatinhos estão recebendo carinho no nosso colo, mas eles também costumam ronronar quando estão sozinhos. O curioso é que os motivos são os mais variados: podem ser tanto de satisfação e felicidade quanto de fome!

    Ver Todas >

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável
    Comportamento animal

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável

    Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda.

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi
    Comportamento animal

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi

    Pipi é o nome da vira-lata caramelo que já faz parte do cotidiano brasileiro há um tempo e virou praticamente uma celebridade na internet. Mas você sabe como ela virou meme e qual a história por trás da imagem? O Patas da Casa foi atrás da história e entrevistou a Vanessa Brunetta, tutora da Pipi, a vira-lata caramelo que estampa uma das montagens mais famosas com a cédula de R$ 200. 

    Ver Todas >