Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver xixi de cachorro fora do lugar tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância de aprender como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo logo nos primeiros meses de vida do animal. Mas, mesmo com treinamento, o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para agir em relação a esse comportamento ou até mesmo prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro fazendo xixi fora do lugar pode ser falta de adestramento

Diferente dos gatos, que aprendem a usar a caixa de areia por instinto natural, os cachorros precisam ser ensinados a fazer as necessidades no lugar certo desde cedo. Caso contrário, os bichinhos podem acabar fazendo xixi por toda a casa sem ter a mínima ideia de que aquilo é errado. Por isso, o adestramento de cães se torna a melhor alternativa para contornar esses inconvenientes. O ideal é que o treinamento se inicie quando o cãozinho ainda é um filhote, mas é importante ter em mente que esse processo também não acontece do dia para a noite. Pelo contrário, leva algum tempo para o cachorro aprender certinho, mas é importante não desistir e levar o adestramento até o final, ou seja, quando você perceber que o cachorro já criou a consciência de onde é o lugar certo para ele fazer as suas necessidades.

2) Cachorro marcando território pode ser a causa do xixi fora do lugar

Não é novidade que os cachorros - principalmente os machos - gostam de marcar o território como forma de reafirmar que é ele quem domina aquele espaço. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: se o cãozinho convive com outros cães, às vezes pode ser uma disputa de ego para mostrar quem é o líder do local. As fêmeas, principalmente as não castradas, também podem apresentar esse comportamento. Em outros casos, essa reafirmação de liderança pode ser destinada também aos tutores do animal, já que alguns cachorros são mais resistentes para receberem ordens e resolvem marcar território para “mostrar quem manda” na relação entre ele e o tutor. Geralmente, a melhor forma de corrigir esse tipo de comportamento é com treinamentos.

cachorro fazendo xixi no lugar errado

3) Problema de saúde também pode ser motivo para xixi de cachorro no lugar errado

 

Se o seu cãozinho tinha o hábito de fazer o xixi no lugar certo e de repente isso mudou, é preciso ficar de olho em outros sinais, pois às vezes isso pode ser um indicativo de problema de saúde. Às vezes, o cachorro pode estar com uma incontinência urinária e, por isso, não consegue mais fazer as necessidades no banheirinho dele. Esse é um problema que costuma afetar principalmente o cachorro idosos, mas que também pode acontecer em outras fases da vida do animal. Além disso, infecção urinária e doenças gastrointestinais também podem desencadear esse tipo de situação. Por isso, caso o cãozinho seja treinado e passe a adotar esse tipo de comportamento, recomendamos uma visita ao veterinário para se certificar de que está tudo bem com a saúde do cachorro.

4) Cachorro que faz xixi quando está muito excitado

Às vezes o motivo do seu cãozinho fazer xixi no lugar errado pode ser nada mais nada menos do que felicidade! Os cachorros quando estão muito excitados e felizes podem acabar tendo um certo probleminha na hora de conter a bexiga, e por isso acabam urinando sem querer nessas horas. São situações mais específicas, mas que pode acontecer, por exemplo, quando o tutor ou alguma visita chega em casa ou até mesmo quando o cãozinho está prestes a dar um passeio. Para contornar o problema, é importante investir em técnicas de relaxamento para que ele aprenda a lidar com a felicidade em excesso.

5) Ansiedade de separação pode refletir no xixi de cachorro no lugar errado

Alguns cãezinhos acabam se tornando mais dependentes do tutor e da família do que outros. Por isso, quando são deixados sozinhos em casa, esses animais acabam apresentando um elevado nível de ansiedade devido à separação. Em alguns casos, isso pode acabar levando ao xixi de cachorro no lugar errado. Outros comportamentos que também podem ser observados são uivos e latidos excessivos na ausência do tutor e até mesmo objetos destruídos. Para contornar esse tipo de problema, o cãozinho precisa passar por um longo período de treinamento e aprendizado para se acostumar com as situações em que o tutor não está presente.

6) Cachorro pode estar com ciúmes e querendo chamar a atenção

Chegou um novo membro na família? Pois esse pode ser o motivo pelo qual o seu cãozinho se recusa a fazer xixi no lugar certo. Assim com os humanos, os cachorros também sentem ciúmes e com a chegada de um outro cãozinho ou até mesmo de um bebê na família, os animais podem se sentir trocados e deixados de lado. Para reverter isso, a maneira que eles encontram de chamar a atenção dos tutores é com o xixi de cachorro espalhado pela casa. Pode não ser a melhor maneira de demonstrar a insatisfação dos doguinhos, mas é o jeitinho que eles encontram de fazer isso.

Afinal, como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Existem diversas técnicas que ajudam o tutor a como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, mas o primeiro passo sempre deve ser o mesmo: definir exatamente qual vai ser o local do banheiro do cachorro. Depois disso, é só escolher o melhor material para o processo, que pode ser um tapete higiênico ou um jornal velho. Já na hora de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, muitos tutores optam pelo retorno positivo. Isto é, basta oferecer recompensas quando o cãozinho urinar no local adequado que o animal passa a associar esse tipo de atitude a um estímulo positivo e para de fazer xixi onde não deve.

Redação: Juliana Melo