Quem tem um bichinho em casa certamente deve estar se perguntando como acalmar cachorro e gato durante o período de quarentena e isolamento social. Afinal, a rotina está diferente e os animais que costumavam passear todos os dias vão sentir falta disso. Já os gatinhos podem absorver a energia e tensão no ar e também ficarem estressados com toda a situação. Mas e se nós disséssemos que é possível resolver isso? Existem diferentes formas de evitar que o seu cãozinho ou gatinho sofra com estresse e ansiedade dentro de casa. Yoga para cachorro e calmante natural para gatos são algumas delas. Quer saber quais são as outras? Confira a lista que separamos a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Reiki veterinário: a terapia pode ajudar cães e gatos agitados e estressados

Se o seu amigo de quatro patas está sofrendo com o período da quarentena, é provável que ansiedade e estresse sejam sentimentos cada vez mais presentes. Nesse caso, o reiki veterinário pode ser um grande aliado. Muito comum entre os humanos, a terapia holística utiliza a transmissão da energia vital para melhorar o bem-estar dos bichinhos. Além disso, a técnica também é capaz de aliviar dores, prevenir distúrbios psicológicos e fortalecer o sistema imunológico do animal. Para ajudar a cuidar de gato e cachorro, o reiki veterinário deve ser feito conforme as necessidades físicas, mentais e espirituais do seu pet. Mas, é importante lembrar que a técnica não é uma cura milagrosa e deve ser aplicada por uma pessoa capacitada, ok?

2) Yoga para cachorro é uma boa aposta para acalmar o seu amigo

Durante a quarentena, um dos maiores desafios dos tutores é descobrir formas de como acalmar, gastar a energia e entreter o cachorro. A boa notícia é que você pode transformar isso em um momento para estreitar os laços entre vocês dois... praticando yoga para cachorro. Carinhosamente conhecida como “Doga” (a junção de dog e yoga), a técnica é bastante parecida com a feita pelos humanos. Por ser um momento relaxante para o animal, é a oportunidade perfeita para aliviar o estresse e ansiedade dele. Mas lembre-se: é preciso ter bastante paciência. No início, as posturas podem não ser perfeitas e o cãozinho terá um pouco de dificuldade para se concentrar. Por isso, as primeiras aulas de yoga devem ter poucos exercícios para que o animal entenda o que deve ser feito - para ajudar, use petiscos e outras recompensas. Com treinamento e carinho, certamente o seu pet pegará o ritmo e sairá mais leve e tranquilo nas próximas sessões.

 

Massagem em gato pode ser uma boa forma de aliviar o estresse e a ansiedade do seu bichanoQue tal investir na yoga para cachorro? A técnica é recomendada para cães mais agitados e estressados

 

3) O uso de calmante natural para cachorro e gato também é válido para tranquilizar o seu pet

 

Ainda que muitos tutores questionem o uso de calmante natural para gatos e cães, esse é um método que pode ajudar (e muito!) a tranquilizar o seu bichinho durante o isolamento social. O floral, por exemplo, é um dos métodos naturais mais comum para ajudar o seu pet. Nesse caso, a composição tem uma ação sutil, que ajuda o animal a equilibrar suas emoções e faz com que ele reaja mais tranquilamente a certos estímulos. 

Algumas ervas, como camomila e lavanda, também são substâncias naturais que podem acalmar seu bichinho sem “derrubá-lo”. No caso da lavanda, não é preciso ingeri-la, basta colocar algumas gotinhas do óleo essencial no local onde o cachorro ou gato costuma ficar, como a caminha. Já a camomila pode ser dada ao animal como chá ou ser inserida em receitas de petiscos. Mas antes de oferecer ao seu animal de estimação, é fundamental consultar um médico veterinário, ok?

4) Massagem para gatos pode aliviar o estresse

Assim como os humanos, os gatos também podem ficar mais relaxados depois de uma massagem. Por isso, que tal tentar a técnica com o seu bichano? Para isso, é preciso ter paciência, habilidade e planejamento. Afinal, não basta apenas fazer movimentos aleatórios no corpo do seu pet, é preciso garantir que ele esteja confortável e aberto a isso. O primeiro passo é colocá-lo em uma superfície confortável, como um travesseiro ou a sua própria caminha. Em seguida, comece a massagem pela área que o seu gatinho mais gosta de receber carinho e, aos poucos, estender os movimentos para outras partes do corpo. Nesse caso, é importante estar atento a qualquer sinal de desaprovação do animal. 

5) Música para cachorro e gato: sons podem ser bons aliados na hora de relaxar o bichinho 

Os benefícios da música para cachorro e gato são inúmeros. Melhora o humor do animal, diminui o estresse e reduz os níveis de ansiedade e agitação, principalmente em pets que estão agitados com o longo período em casa. Neste caso, as músicas clássicas indicadas para meditação ou relaxamento são as melhores opções. Mas nada de colocar o som nas alturas, viu? A música deve ser controlada e colocada em som ambiente. Caso contrário, o seu pet pode ficar ainda mais irritado e agitado. Se ainda assim você não souber quais músicas utilizar, existem playlists no youtube e plataformas de streaming que podem te ajudar. 

Redação: Úrsula Gomes