O cachorro mordendo a pata com frequência não deve ser encarado como um hábito comum. O comportamento canino é cheio de particularidades que a gente vai aprendendo a interpretar a partir da convivência com esses animais. É por isso que conhecê-los bem é a melhor forma de saber quando tem algo de errado. Por isso, se você está observando seu cachorro mordendo a pata mais que o normal, saiba que o problema pode estar relacionado a distúrbios psicológicos, como ansiedade e estresse, e até outras questões de saúde. Veja algumas explicações a seguir!

Cachorro fica mordendo a pata? Entenda por que isso pode ser um problema!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muita gente acredita que é normal quando o cachorro fica mordendo a pata, mas não é bem assim. Esse comportamento, de fato, pode não significar nada demais em alguns casos. Mas se isso começa a acontecer com mais frequência, é importante ficar atento! O cachorro lambendo a pata constantemente pode indicar problemas como alergias, picadas de insetos ou presença de parasitas, como carrapatos e pulgas. Além do mais, ansiedade e estresse também podem explicar porque cachorro morde a pata. Dependendo da gravidade do caso, o animal fica mordiscando até causar feridas e machucados na região. Para evitar essa situação, procure entender o que está de errado com o seu amigo!

1) Cachorro mordendo a pata pode indicar alergias

Alergias em cães são muito comuns e essa é uma das principais causas para o cachorro lambendo a pata ou mordiscando. Isso acontece porque as reações alérgicas provocam um verdadeiro incômodo na pele do animal e a maneira que os cães encontram para tentar amenizar isso é coçando. Os motivos para a alergia, porém, podem variar. O contato com determinadas substâncias consideradas alérgenas, como o pólen ou mofo, pode desencadear esse problema. Além disso, também é possível que seja uma alergia a algum alimento que o cãozinho ingeriu. Em todo caso, é recomendado que o tutor procure o auxílio de um médico veterinário para entender a verdadeira causa por trás da alergia e, assim, receitar o medicamento mais apropriado para aliviar o incômodo no seu amigo. Ignorar a alergia pode acabar piorando a situação do animal, já que a tendência é o cachorro lamber a pata até ferir.

 


O cachorro lambendo a pata constantemente pode estar ligado a alergias na pele
O cachorro lambendo a pata constantemente pode estar ligado a alergias na pele

2) Ansiedade e cachorro lambendo a pata: qual a relação?

Outra razão para o cachorro mordendo a pata é a ansiedade. Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver problemas psicológicos causados, principalmente, por mudanças na rotina. Quando isso acontece, os cãezinhos passam a ter alterações comportamentais que são bastante perceptíveis. Um cachorro que não tem o hábito de latir, por exemplo, passa a latir bem mais. Ou um cachorro que antes era muito ativo, pode ficar mais entediado e apático. O cachorro morde a pata com frequência como forma de “aliviar” algum incômodo mental, que pode ser causado pela chegada de um novo membro na família, por exemplo, ou até falta de passeios para gastar a energia. 

3) Carrapatos e pulgas deixam o cachorro mordendo a pata?

Não é novidade que as pulgas e os carrapatos são um grande problema para os cachorros, né? Esses parasitas, inclusive, podem ser o motivo por trás do cachorro mordendo a pata. Isso acontece porque as pulgas e os carrapatos mordem as extremidades dos dedos desses animais, causando muita coceira. Assim, o cachorro fica mordendo a pata para tentar amenizar o incômodo. Se o tutor observar algo do tipo, é fundamental administrar um remédio para pulgas e carrapatos e investir em alguma medida para eliminar os parasitas do ambiente.

4) Cachorro mordendo a pata pode ser por causa de machucado

Se depois de passear com o cachorro você observou que ele começou a morder a pata, é bom verificar se ele não machucou ou queimou as patinhas na rua. Em dias mais quentes,  o cachorro pode acabar queimando as almofadinhas no asfalto - por isso, o indicado é só passear antes das 10h e depois das 16h.  Além disso, outra possível causa é que alguma pedra ou caco de vidro pode ter lesionado a patinha do seu amigo. Nesse caso, o melhor é buscar a orientação de um médico veterinário para que ele possa indicar uma pomada ou outro remédio que ajudará na cicatrização. 

5) Unha de cachorro pode ser o motivo para cachorro lambendo a pata

Ter atenção às unhas do cachorro é dever de todo tutor! Quando as unhas ficam com um comprimento muito grande, isso pode acabar incomodando o animal. Por isso, eles passam a mordiscar as patinhas para aliviar o desconforto e até mesmo tentar "quebrar" a unha. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, o ideal é cortar as unhas do cachorro regularmente. Como alguns cãezinhos podem ter um comportamento mais resistente na hora de aparar as unhas, o tutor pode tentar distrair o seu amigo com petiscos e brinquedos.

Redação: Juliana Melo