Saúde

5 curiosidades sobre o sistema urinário canino

Cachorro bebendo muita água pode indicar problema no sistema urinário? Descubra essa e outras curiosidades
Cachorro bebendo muita água pode indicar problema no sistema urinário? Descubra essa e outras curiosidades

Embora os cães sejam os nossos melhores amigos, poucas vezes paramos para pensar em como funciona o organismo canino deles. A anatomia do cachorro é cheia de curiosidades que podem nos surpreender ou não; mas ainda assim é sempre bom ficar de olho para buscar entender as pequenas particularidades do corpo dos nossos peludinhos. O sistema urinário canino, por exemplo, dificilmente recebe a atenção que merece. Você já se perguntou como ele funciona e quais doenças urinárias seu cachorro pode desenvolver ao longo da vida? Saber disso é fundamental para prevenir diversos problemas. 

1) Pedra na bexiga do cachorro é um problema comum

Ao contrário do que alguns podem pensar, a bexiga do cachorro não é uma região que está livre de problemas. Pelo contrário, uma situação bastante comum é a formação de cristais (urólitos) que se transformam em pedra na bexiga do cachorro, o que pode levar o animal a sentir muita dor e dificuldade para urinar devido ao bloqueio que o cálculo provoca. Isso acontece devido a grande concentração de minerais presentes na urina do cão, que é derivada geralmente de uma alimentação deficiente e que não recebe uma hidratação adequada. Dessa forma, a região onde fica a bexiga do cachorro passa a reter líquido urinário, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu pet.

2) Problemas nos rins do cachorro podem se transformar em condições mais graves

Não é preciso saber exatamente onde ficam os rins do cachorro para entender que essa é uma parte fundamental do corpo do seu amigo de quatro patas. O órgão é responsável por filtrar o sangue e eliminar substâncias que são consideradas nocivas ao organismo por meio da formação de urina. No entanto, quando o animal sofre com algum problema renal, os rins do cachorro ficam comprometidos e não conseguem realizar suas funções corretamente. Dentre os problemas renais mais comuns, pode-se destacar o cálculo renal, que é bem semelhante à pedra na bexiga no cachorro, e a insuficiência renal em cães.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Os problemas nos rins do cachorro podem levar ao aumento ou diminuição do volume de xixi
    Os problemas nos rins do cachorro podem levar ao aumento ou diminuição do volume de xixi

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    3) Insuficiência renal: cachorro precisa de cuidados redobrados

    Por se tratar de uma doença que se inicia de forma silenciosa, muitos não sabem identificar a insuficiência renal em cachorro. Mas com a progressão do quadro, alguns sintomas começam a aparecer, como alterações no apetite do animal, vômitos recorrentes, aumento no volume do xixi do cachorro e mudança na coloração da urina, que tende a ficar mais clara do que o normal. Nesse caso, é fundamental procurar a ajuda de um médico veterinário o quanto antes, porque como os rins param de funcionar como deveriam, isso pode levar o animal a óbito se não for corretamente tratado. Não há cura para o problema, mas com o tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao cãozinho doente e prolongar sua vida.

    4) Cachorro bebendo muita água pode ser sinal de problemas de saúde

    Se o seu cãozinho costumava ingerir determinada quantidade de água por dia, e do nada começou a beber muito mais líquido do que antes, é importante ficar atento. A sede excessiva e que acontece de forma totalmente repentina pode ser indicativo de um cachorro com problema renal ou até mesmo outras doenças, como insuficiência hepática e diabetes. Geralmente, essa é uma situação que também pode vir acompanhada de outros sintomas, como vômitos, diarreia e perda de apetite. Ao perceber qualquer uma dessas alterações, não hesite em procurar um veterinário.

    5) A quantidade de água que um cachorro deve beber por dia depende de muitos fatores

    Agora que você já sabe que cachorro bebendo muita água pode ser um motivo de preocupação, deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal de líquido que o animal deve ingerir por dia, não é mesmo? Bom, a verdade é que não existe uma resposta certa para isso, pois é algo que vai depender da idade, peso, estilo de vida do animal e do clima de onde ele mora. No geral, a recomendação é que um cão adulto consuma cerca de 50 mL de água a cada kg de peso. Mas se for um cachorro que faz bastante exercício físico ou que mora em uma cidade muito quente, essa quantidade pode aumentar.

    Redação: Juliana Melo

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    Próxima matéria

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Babesiose canina: o que é e sintomas mais comuns. Saiba tudo sobre esse tipo da doença do carrapato!
    Carrapato

    Babesiose canina: o que é e sintomas mais comuns. Saiba tudo sobre esse tipo da doença do carrapato!

    Os carrapatos são o pesadelo de qualquer dono de cachorro! Além de provocar coceiras, alergias e outros incômodos, o parasita também é responsável por transmitir doenças muito graves aos cães. Mesmo que seja algo relativamente comum entre os animais, o problema não deve ser subestimado pelos tutores. A doença do carrapato, como é popularmente conhecida, pode se manifestar de quatro maneiras diferentes, dependendo da espécie do parasita infectado. A Babesiose canina é uma das principais formas de manifestação da enfermidade. Por isso, preparamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber!

    Ver Todas >

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet
    Saúde animal

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet

    Lidar com um cachorro estressado é algo delicado e que requer muita paciência e atenção por parte do tutor: cães que sofrem com estresse e ansiedade tem maiores chances de ficarem doentes. Assim como os humanos, os sinais de um cachorro estressado costumam afetar diretamente a saúde do animal. Causado por diferentes gatilhos, é necessário sempre observar o que deixa o cachorro estressado para evitar que esse sentimento invada a rotina do seu amigo. 

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?
    Saúde animal

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?

    Se você é um gateiro, com certeza já ouviu falar sobre o perigo das doenças renais nos felinos. Se os cuidados são importantes em qualquer fase de vida do pet, no caso de um gato com insuficiência renal a preocupação é maior ainda. A insuficiência renal em gatos é uma doença que acomete principalmente os felinos idosos, mas também pode ser comum em outras idades e também na raça de gato Persa, que possui predisposição genética para esse tipo de problema. 

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns
    Saúde animal

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns

    Se você nunca ouviu falar na icterícia em cães, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o problema que, embora não seja uma doença, é um sinal clínico que pode indicar que a saúde do cachorro não vai muito bem. Mas então, como identificar a icterícia canina e quais são as principais causas associadas a esse sintoma?

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?
    Saúde animal

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?

    Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com o cachorro e também com a sua saúde. Os peludos costumam aproveitar bastante essa época, já que os passeios e banhos de mar ou piscina são mais frequentes. No entanto, a mudança de rotina vem acompanhada de uma grande preocupação, que é a proliferação de certas doenças de cachorro que ocorrem nessa época. Otite canina, desidratação e até mesmo infestação de pulgas e carrapatos são problemas bastante comuns no verão. 

    Ver Todas >