Embora os cães sejam os nossos melhores amigos, poucas vezes paramos para pensar em como funciona o organismo canino deles. A anatomia do cachorro é cheia de curiosidades que podem nos surpreender ou não; mas ainda assim é sempre bom ficar de olho para buscar entender as pequenas particularidades do corpo dos nossos peludinhos. O sistema urinário canino, por exemplo, dificilmente recebe a atenção que merece. Você já se perguntou como ele funciona e quais doenças urinárias seu cachorro pode desenvolver ao longo da vida? Saber disso é fundamental para prevenir diversos problemas. 

1) Pedra na bexiga do cachorro é um problema comum

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ao contrário do que alguns podem pensar, a bexiga do cachorro não é uma região que está livre de problemas. Pelo contrário, uma situação bastante comum é a formação de cristais (urólitos) que se transformam em pedra na bexiga do cachorro, o que pode levar o animal a sentir muita dor e dificuldade para urinar devido ao bloqueio que o cálculo provoca. Isso acontece devido a grande concentração de minerais presentes na urina do cão, que é derivada geralmente de uma alimentação deficiente e que não recebe uma hidratação adequada. Dessa forma, a região onde fica a bexiga do cachorro passa a reter líquido urinário, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu pet.

2) Problemas nos rins do cachorro podem se transformar em condições mais graves

Não é preciso saber exatamente onde ficam os rins do cachorro para entender que essa é uma parte fundamental do corpo do seu amigo de quatro patas. O órgão é responsável por filtrar o sangue e eliminar substâncias que são consideradas nocivas ao organismo por meio da formação de urina. No entanto, quando o animal sofre com algum problema renal, os rins do cachorro ficam comprometidos e não conseguem realizar suas funções corretamente. Dentre os problemas renais mais comuns, pode-se destacar o cálculo renal, que é bem semelhante à pedra na bexiga no cachorro, e a insuficiência renal em cães.


Os problemas nos rins do cachorro podem levar ao aumento ou diminuição do volume de xixi
Os problemas nos rins do cachorro podem levar ao aumento ou diminuição do volume de xixi

3) Insuficiência renal: cachorro precisa de cuidados redobrados

Por se tratar de uma doença que se inicia de forma silenciosa, muitos não sabem identificar a insuficiência renal em cachorro. Mas com a progressão do quadro, alguns sintomas começam a aparecer, como alterações no apetite do animal, vômitos recorrentes, aumento no volume do xixi do cachorro e mudança na coloração da urina, que tende a ficar mais clara do que o normal. Nesse caso, é fundamental procurar a ajuda de um médico veterinário o quanto antes, porque como os rins param de funcionar como deveriam, isso pode levar o animal a óbito se não for corretamente tratado. Não há cura para o problema, mas com o tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao cãozinho doente e prolongar sua vida.

4) Cachorro bebendo muita água pode ser sinal de problemas de saúde

Se o seu cãozinho costumava ingerir determinada quantidade de água por dia, e do nada começou a beber muito mais líquido do que antes, é importante ficar atento. A sede excessiva e que acontece de forma totalmente repentina pode ser indicativo de um cachorro com problema renal ou até mesmo outras doenças, como insuficiência hepática e diabetes. Geralmente, essa é uma situação que também pode vir acompanhada de outros sintomas, como vômitos, diarreia e perda de apetite. Ao perceber qualquer uma dessas alterações, não hesite em procurar um veterinário.

5) A quantidade de água que um cachorro deve beber por dia depende de muitos fatores

Agora que você já sabe que cachorro bebendo muita água pode ser um motivo de preocupação, deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal de líquido que o animal deve ingerir por dia, não é mesmo? Bom, a verdade é que não existe uma resposta certa para isso, pois é algo que vai depender da idade, peso, estilo de vida do animal e do clima de onde ele mora. No geral, a recomendação é que um cão adulto consuma cerca de 50 mL de água a cada kg de peso. Mas se for um cachorro que faz bastante exercício físico ou que mora em uma cidade muito quente, essa quantidade pode aumentar.

Redação: Juliana Melo