A otite felina é uma complicação que atinge a orelha do gato e pode causar muitos incômodos ao animal. Apesar de ser uma doença mais comum nos cachorros, os bichanos não estão livres do problema. A otite em gatos provoca sintomas como coceira, mau cheiro e feridas que podem fazer com que o animal fique sacudindo a cabeça. Prestar atenção nesses sinais é fundamental para identificar a otite no gato. Para entender melhor, o Patas da Casa listou 5 cuidados para evitar a doença.

1. Otite em gato: higienização da orelha do animal previne a doença

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das razões mais recorrentes que provocam a otite no gato é a falta de higiene. Apesar dos bichanos serem animais muito independentes e tomarem banho sozinhos, os tutores precisam limpar regularmente o ouvido do pet, principalmente porque a língua dos felinos não chega até essa área do corpo. Por isso, faça a limpeza do ouvido do animal de forma recorrente com um pedaço de algodão e removedor de cera de ouvido de uso veterinário.

2. Umidade pode deixar gato com otite

A umidade favorece a proliferação dos agentes infecciosos que provocam a otite em gato. Por isso, se você der um banho no gato, não se esqueça de enxugar bem as orelhas dele. Jamais deixe a região do ouvido do animal secar naturalmente após o banho, já que a orelha molhada será uma ótima via de proliferação de fungos e bactérias.


É importante sempre verificar a orelha do gato em busca de qualquer coisa errada
É importante sempre verificar a orelha do gato em busca de qualquer coisa errada

3. Otite: gato precisa de bebedouro adequado para evitar contato das orelhas com a água

Como dito acima, a umidade é um dos fatores que pode deixar o gato com otite. Por isso, é necessário que, além de enxugar bem as orelhas no banho, a região fique sempre seca. Alguns bebedouros inadequados (ou mesmo o hábito de deixar o gato beber água da torneira) podem facilmente molhar a orelha do animal.

4. Verifique a orelha do gato com frequência

Cuidar de gato também é se atentar aos detalhes. E isso só é possível observando os comportamentos do gato. Se observar seu gato coçando a orelha com frequência ou balançando a cabeça o tempo todo, pode ser um caso de otite. Além disso, pelo menos uma vez na semana verifique partes importantes do corpo, como orelha, patas, focinho e boca, em busca de qualquer coisa de errado. Orelha vermelha, feridas, cera com coloração marrom e mau cheiro são os principais indícios da otite felina. 

5. Otite: gato criado apenas dentro de casa tem menos chance de contrair a doença

A criação indoor é uma maneira de prevenir não só a otite em gatos, como uma série de outras doenças. As voltinhas na rua sem a supervisão do tutor são muito maléficas para saúde do animal. É constatado, inclusive, que o gato que é criado apenas em casa tem mais expectativa de vida. A otite felina também pode ser desenvolvida depois de um trauma, acidente ou agressão que são muito prováveis de acontecer quando o gato tem acesso livre e constante à rua. Além desses cuidados, não se esqueça de manter a vacinação e as visitas ao médico veterinário em dia..

Redação: Hyago Bandeira