Todo relacionamento entre animais (coisa que nós também somos) é baseado na comunicação. O mais comum entre nós, humanos, é que ela aconteça com palavras, mas a linguagem corporal também deve ser levada em consideração nesses momentos. Com os cachorros não é diferente e, na hora que ele quiser chamar a sua atenção, vai usar uma série de artifícios para isso. Buscando entender as diferentes formas que ele tem de se comunicar com a linguagem canina, nós conversamos com a veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O latido de cachorro é a principal maneira que ele tem de se comunicar

Ter um cachorro em casa é sinal claro de que, no dia a dia, você vai precisar lidar com latidos. Em muitos casos, eles não são nem direcionados a você (quem mora num lugar movimentado, com muitos cachorros passando na rua sabe bem disso), mas quando seu amigo quiser “falar” contigo, é provável que o latido de cachorro seja o primeiro artifício. 

“Um cachorro nunca late sempre do mesmo jeito: eles têm uma variação no tom que significa coisas diferentes. Os latidos agudos, por exemplo, geralmente são um pedido de ajuda e saem quando o animal está com medo. Depois, tem o latido que te chama para brincar, que é um pouco mais grave que o anterior, mas ainda não é o padrão. O latido de aviso, por sua vez, tem um tom mediano. Nesse caso, o cachorro quer chamar a sua atenção e precisa da sua companhia porque quer te mostrar alguma coisa. Já o latido mais grosso e grave é um alerta: significa que o cachorro está desconfiado e que é melhor você não se aproximar”, explica Renata.

2) Cachorro chorando ou resmungando também pode ser um tipo de comunicação

Além de latir, você também pode encontrar o seu cachorro emitindo diferentes sons pelos cantos da casa e, certamente, cada um deles tem um significado. Choramingar, por exemplo costuma ser o sinal de um cachorro ansioso, que quer chamar a sua atenção por diferentes motivos (que podem até mesmo se resumir a carência). Essa também pode ser uma reação à dor, então vale a pena ficar atento. Os resmungos ou rosnados, por sua vez, já acontecem quando ele quer ficar em paz e sozinho: nem adianta se aproximar. Se isso fugir muito do comportamento normal do seu amigo, nesse momento também é válido prestar atenção ao comportamento dele como um todo. Os suspiros e gemidos emitidos quando ele está olhando na sua direção são sinal de frustração: seu cachorro quer demonstrar que está desapontado com algo que você fez ou deixou de fazer. 

 

 

Se o cachorro está nessa posição, isso quer dizer que ele está te chamando pra brincar.A barriguinha virada para cima é a posição oficial do carinho em cachorro!

 

3) A postura do cachorro também diz muita coisa sobre o estado dele

 

A comunicação de cachorro é algo que acontece por meio de diferentes canais ao mesmo tempo. Os tipos de latido, por exemplo, são reforçados pela postura do animal quando late (e o mesmo vale para os outros tipos de som). A postura corporal - que envolve o dorso, as patas, o rabo de cachorro e, até mesmo, as orelhas - também fala muito sobre o que ele quer que você saiba. 

A posição oficial da brincadeira, por exemplo, é aquela com as patas da frente abaixadas e as de trás retas: o cachorro fica inclinado, com as orelhas relaxadas e o rabo balançando de um lado para o outro. Isso significa que ele está feliz e animado com a sua companhia. Esse é um ótimo momento para jogar a bolinha. Quando ele está em posição de alerta, por sua vez, tanto o rabo de cachorro quanto as orelhas ficam para o alto e rígidas, um sinal de que ele está tentando fixar a atenção em alguma coisa à distância ou num animal ou pessoa estranha que, para ele, é perigoso. 

O rabo de cachorro em pé, mas menos rígido, também pode ser um sinal de confiança e costuma aparecer quando ele está num lugar confortável e com pessoas que conhece. Já a postura do medo costuma ser retraída: as orelhas são jogadas para trás, o rabo fica entre as patas traseiras e, se ele puder, deita encolhido num cantinho do chão. Agora, se ele deitou de barriga para cima e deixou as patinhas para o ar, pode aproveitar e fazer muito carinho: ele confia demais em você e quis demonstrar a submissão diminuindo todas as barreiras que a postura pode estabelecer. 

4) O cachorro também sabe falar com os olhos

O olhar semicerrado não é o único truque que o seu cachorro conhece para se comunicar com você por meio dos olhos. Nesse caso, é bem provável que ele esteja tentando te persuadir e te convencer de alguma coisa: vai que é um passeio? O movimento de virar o rosto e evitar o contato visual pode ter dois significados: ou ele está incomodado com a sua proximidade (talvez, na hora de uma bronca) ou ele fez alguma coisa e não quer te olhar para não se declarar culpado. 

Já o olhar fixo, geralmente acompanhado de uma postura ereta e imóvel, significa que ele quer alguma coisa (e, geralmente, é um pedaço do que você está comendo). Com o tempo, é comum que você se acostume com o as maneiras preferidas que o seu cão tem de falar contigo: quanto mais entrosados vocês forem, melhor vai ser esse relacionamento! 

Redação: Ariel Cristina Borges