Raças de cachorro

11 curiosidades sobre o cachorro Border Collie

Publicado - 20 Maio 2021 - 17h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Border Collie é, sem dúvidas, uma das raças que mais chamam a atenção por onde passa. A pelagem longa e sedosa certamente é um dos motivos para isso, mas ninguém pode negar que um outro fator que se destaca é o nível de inteligência desse cãozinho. Além de inteligentes, existem várias outras curiosidades sobre o Border Collie que poucas pessoas sabem. Por isso, separamos uma lista com as principais delas. Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar ainda mais pela raça!

1) Cachorro mais inteligente: Border Collie é o número 1 da lista

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren e autor do livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs), a raça de cachorro Border Collie é a mais inteligente do mundo. Isso é possível graças à grande facilidade de aprender comandos que o cãozinho apresenta, sendo super obediente.

2) A raça de cachorro Border Collie cuidava do pastoreio de ovelhas

Algumas raças de cachorro são bastante utilizadas para exercer trabalhos. No caso do Border Collie, a tarefa principal era pastorear os rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem. Não é à toa que a raça chegou a ganhar um campeonato de pastoreio, em que um cachorro Border Collie chamado Hemp conseguiu conduzir um rebanho sem latidos nem mordidas, apenas intimidando os animais.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) O Border Collie tem outras cores além do preto e branco

Sempre que paramos para pensar no cachorro Border Collie a primeira imagem que passa pela nossa cabeça é a de um clássico cãozinho preto e branco. No entanto, a raça também tem outras variações de cores, podendo ser bicolor ou monocolor. As cores de pelos aceitas são: cinza, castanho, bege, prata, azul, tigrado e outras misturas.

4) O significado do nome “Border Collie” faz muito sentido

Para entender o que significa Border Collie, precisamos separar cada uma dessas palavras. “Border” vem do inglês que, traduzindo, quer dizer “fronteira”, já que a raça teve origem na fronteira da Escócia com a Inglaterra. Já “Collie” é uma palavra de origem gaélica escocesa que significa “útil”. A explicação para isso é que o Border Collie sempre foi utilizado para realizar diferentes tipos de trabalho e funções, fazendo jus ao termo “útil”.

5) O Border Collie filhote pode desenvolver maus hábitos se não for adestrado

Mesmo que seja muito inteligente, o cachorro Border Collie tem que passar pelo adestramento como qualquer outra raça. Caso contrário, ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados, como latidos frequentes ou fazer xixi no lugar errado. É preciso entender que, assim como qualquer animal, o Border Collie também vai seguir seus instintos se não for educado corretamente - mesmo com a inteligência, ele precisa ser estimulado da maneira certa. Por isso, não deixe os treinamentos de lado!


Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas
Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas

6) Border Collie: cachorro pode ter um olho de cada cor

A heterocromia em cães é caracterizada pela alteração na coloração da íris que pode ocorrer em um ou nos dois olhos do cachorro. Essa é uma condição genética, e que não tem cura. No caso do Border Collie, o cãozinho pode apresentar dois olhos com cores completamente distintas - um olho castanho e outro azul, por exemplo - ou apenas manchas isoladas em um dos olhos.

7) O agility canino é super recomendado para raças como o Border Collie

A raça de cachorro Border Collie se dá super bem com esportes, especialmente aqueles que exigem habilidade e inteligência, como o agility canino. Trata-se de um circuito feito para cães com obstáculos e diferentes equipamentos, de forma que o animal deve completar todo o percurso obedecendo a gestos e comandos verbais do treinador. O Border Collie se destaca bastante nessa modalidade esportiva.

8) O cachorro Border Collie já foi xodó da realeza britânica

Com toda a elegância e esperteza do Border Collie, ele sempre conseguiu conquistar a todos (inclusive a realeza). Foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido no século XIX: a Rainha Vitória se apaixonou pela raça, e por isso tinha um Border Collie chamado Sharp, que era o seu favorito. Quando faleceu, o cãozinho foi homenageado em Windsor, na Inglaterra, com uma estátua.

9) O Border Collie é uma das raças mais indicadas para quem tem crianças

Com um temperamento muito amável e apegado com a família, o Border Collie está na lista de raças de cachorro ideais para quem tem crianças em casa. Como esses cães têm um espírito bastante brincalhão e divertido, a relação certamente será de muita amizade, especialmente com crianças mais velhas. 

10) Border Collie: cadela da raça conseguiu identificar mais de 1000 objetos 

Uma cachorrinha Border Collie chamada Chaser era tão inteligente que participou de alguns estudos dirigidos por John Pilley e Alliston Reid, psicólogos da Universidade de Wofford, nos Estados Unidos. A pesquisa buscava entender a extensão do vocabulário canino e, para isso, Chaser passou por um treinamento de três anos em que vários brinquedos foram apresentados a ela. Segundo o estudo, a cadela Border Collie foi capaz de aprender o nome de 1022 objetos, identificando-os em seguida, um número bastante impressionante.

11) Outro cachorro da raça Border Collie virou recordista mundial

Além da Chaser, outro nome que ganhou destaque foi o Striker, um cachorro Border Collie da Hungria. O cãozinho entrou para o Guinness Book, livro dos recordes, depois de conseguir abrir a janela de um carro em apenas 11,34 segundos. Detalhe: a janela era manual, o que demandou certo esforço por parte do animal. 

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas