Raças

11 curiosidades sobre o cachorro Border Collie

O cachorro Border Collie é um ótimo companheiro e super inteligente
O cachorro Border Collie é um ótimo companheiro e super inteligente

O cachorro Border Collie é, sem dúvidas, uma das raças que mais chamam a atenção por onde passa. A pelagem longa e sedosa certamente é um dos motivos para isso, mas ninguém pode negar que um outro fator que se destaca é o nível de inteligência desse cãozinho. Além de inteligentes, existem várias outras curiosidades sobre o Border Collie que poucas pessoas sabem. Por isso, separamos uma lista com as principais delas. Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar ainda mais pela raça!

1) Cachorro mais inteligente: Border Collie é o número 1 da lista

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren e autor do livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs), a raça de cachorro Border Collie é a mais inteligente do mundo. Isso é possível graças à grande facilidade de aprender comandos que o cãozinho apresenta, sendo super obediente.

2) A raça de cachorro Border Collie cuidava do pastoreio de ovelhas

Algumas raças de cachorro são bastante utilizadas para exercer trabalhos. No caso do Border Collie, a tarefa principal era pastorear os rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem. Não é à toa que a raça chegou a ganhar um campeonato de pastoreio, em que um cachorro Border Collie chamado Hemp conseguiu conduzir um rebanho sem latidos nem mordidas, apenas intimidando os animais.

3) O Border Collie tem outras cores além do preto e branco

Sempre que paramos para pensar no cachorro Border Collie a primeira imagem que passa pela nossa cabeça é a de um clássico cãozinho preto e branco. No entanto, a raça também tem outras variações de cores, podendo ser bicolor ou monocolor. As cores de pelos aceitas são: cinza, castanho, bege, prata, azul, tigrado e outras misturas.

4) O significado do nome “Border Collie” faz muito sentido

Para entender o que significa Border Collie, precisamos separar cada uma dessas palavras. “Border” vem do inglês que, traduzindo, quer dizer “fronteira”, já que a raça teve origem na fronteira da Escócia com a Inglaterra. Já “Collie” é uma palavra de origem gaélica escocesa que significa “útil”. A explicação para isso é que o Border Collie sempre foi utilizado para realizar diferentes tipos de trabalho e funções, fazendo jus ao termo “útil”.

5) O Border Collie filhote pode desenvolver maus hábitos se não for adestrado

Mesmo que seja muito inteligente, o cachorro Border Collie tem que passar pelo adestramento como qualquer outra raça. Caso contrário, ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados, como latidos frequentes ou fazer xixi no lugar errado. É preciso entender que, assim como qualquer animal, o Border Collie também vai seguir seus instintos se não for educado corretamente - mesmo com a inteligência, ele precisa ser estimulado da maneira certa. Por isso, não deixe os treinamentos de lado!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas
    Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    6) Border Collie: cachorro pode ter um olho de cada cor

    A heterocromia em cães é caracterizada pela alteração na coloração da íris que pode ocorrer em um ou nos dois olhos do cachorro. Essa é uma condição genética, e que não tem cura. No caso do Border Collie, o cãozinho pode apresentar dois olhos com cores completamente distintas - um olho castanho e outro azul, por exemplo - ou apenas manchas isoladas em um dos olhos.

    7) O agility canino é super recomendado para raças como o Border Collie

    A raça de cachorro Border Collie se dá super bem com esportes, especialmente aqueles que exigem habilidade e inteligência, como o agility canino. Trata-se de um circuito feito para cães com obstáculos e diferentes equipamentos, de forma que o animal deve completar todo o percurso obedecendo a gestos e comandos verbais do treinador. O Border Collie se destaca bastante nessa modalidade esportiva.

    8) O cachorro Border Collie já foi xodó da realeza britânica

    Com toda a elegância e esperteza do Border Collie, ele sempre conseguiu conquistar a todos (inclusive a realeza). Foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido no século XIX: a Rainha Vitória se apaixonou pela raça, e por isso tinha um Border Collie chamado Sharp, que era o seu favorito. Quando faleceu, o cãozinho foi homenageado em Windsor, na Inglaterra, com uma estátua.

    9) O Border Collie é uma das raças mais indicadas para quem tem crianças

    Com um temperamento muito amável e apegado com a família, o Border Collie está na lista de raças de cachorro ideais para quem tem crianças em casa. Como esses cães têm um espírito bastante brincalhão e divertido, a relação certamente será de muita amizade, especialmente com crianças mais velhas. 

    10) Border Collie: cadela da raça conseguiu identificar mais de 1000 objetos 

    Uma cachorrinha Border Collie chamada Chaser era tão inteligente que participou de alguns estudos dirigidos por John Pilley e Alliston Reid, psicólogos da Universidade de Wofford, nos Estados Unidos. A pesquisa buscava entender a extensão do vocabulário canino e, para isso, Chaser passou por um treinamento de três anos em que vários brinquedos foram apresentados a ela. Segundo o estudo, a cadela Border Collie foi capaz de aprender o nome de 1022 objetos, identificando-os em seguida, um número bastante impressionante.

    11) Outro cachorro da raça Border Collie virou recordista mundial

    Além da Chaser, outro nome que ganhou destaque foi o Striker, um cachorro Border Collie da Hungria. O cãozinho entrou para o Guinness Book, livro dos recordes, depois de conseguir abrir a janela de um carro em apenas 11,34 segundos. Detalhe: a janela era manual, o que demandou certo esforço por parte do animal. 

    Redação: Juliana Melo

    Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

    Próxima matéria

    Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Ver Todas >

    Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?

    Os brinquedos para cachorro filhote fazem toda a diferença nos primeiros meses de vida do cãozinho, pois servem como estímulos sensoriais que ajudam no desenvolvimento do animal. É importante, porém, que eles sejam apropriados para a idade do pet. Quer saber quais são os melhores brinquedos para filhotes de cachorro de até 6 meses? Então veja abaixo algumas alternativas!

    Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?
    Comportamento animal

    Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?

    Labrador preto, chocolate, caramelo… Existem muitos tipos de cores de pelagem que podem existir na raça Labrador. Cachorro tão popular e querido por todos, o Labrador é conhecido por sua personalidade amigável, carinhosa e divertida - o verdadeiro melhor amigo do homem! A grande variedade de cores de um cachorro Labrador, porém, leva algumas pessoas a se questionarem se a cor da pelagem indica algum traço especial na personalidade do animal. 

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Comportamento animal

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    Comportamento animal

    "Meu cachorro destrói tudo": o que fazer e como direcionar o comportamento do pet?

    Quem tem um cachorro destruidor sabe bem a sensação de chegar em casa e encontrar o sofá destruído, o controle remoto mordido ou a caminha dele destroçada. Esse comportamento traz problemas tanto para o tutor quanto para o cão e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Algumas mudanças na rotina, como comprar uma cama para cachorros destruidores e passear mais com o cachorro, podem ser necessárias para controlar seu pet. 

    Ver Todas >