Quem tem um cachorro destruidor sabe bem a sensação de chegar em casa e encontrar o sofá destruído, o controle remoto mordido ou a caminha dele destroçada. Esse comportamento traz problemas tanto para o tutor quanto para o cão e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Algumas mudanças na rotina, como comprar uma cama para cachorros destruidores e passear mais com o cachorro, podem ser necessárias para controlar seu pet. Se você se identifica com a frase “Meu cachorro destrói tudo, o que fazer?”, confira as dicas do Patas da Casa de como direcionar o comportamento do seu cachorro destruidor de maneira saudável.

Por que meu cachorro destrói tudo? Tédio, saudade e busca por atenção são os motivos mais comuns

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro passo para lidar com um cachorro destruidor é entender por que ele age assim. Existem muitos motivos que levam a esse comportamento, mas um dos motivos mais comuns é o tédio. Muitos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, sem gastar sua energia. No caso dos filhotes ou raças com temperamento mais agitado, o tédio é ainda maior, pois estão cheios de energia que fica reprimida. Assim, o cachorro destrói tudo como forma de colocar para fora toda a disposição que tem.

Um sinal que você deve se atentar é no momento em que seu cachorro destrói tudo. Se você está em casa, principalmente perto dele, é provável que seu pet esteja tentando chamar sua atenção para brincar ou passear com ele. Já se o cachorro destrói tudo quando você está fora de casa, talvez ele esteja lidando com a ansiedade de separação. Ele simplesmente sente a sua falta e, na sua ausência, adota esse comportamento.

Repreenda o cachorro destruindo tudo no momento certo

Ao ver o cachorro destruindo tudo, é normal que o tutor diga “Para com isso agora!” ou “Você não pode fazer isso!”. Em alguns casos, isso dá certo e o animal realmente te obedece. Porém, alguns pets podem ter o comportamento reforçado. Cada cão reage de uma maneira às ordens do tutor. Enquanto uns tem medo e acatam a ordem, outros não ligam e até acham divertido, pois sentem que conseguiram chamar a atenção que tanto queriam. Por isso, é importante saber a melhor maneira de repreender o cachorro destruidor.

O melhor momento é quando você pega o cachorro destruindo tudo no flagra. Esperar ou repreender mais tarde não terá o mesmo efeito de quando o cão é pego na hora da atitude. Além disso, o “não” precisa ser firme e claro. Outra dica é, assim que repreender, ignorar o animal. Se insistir em brigar, o cão vai pensar que ganhou sua atenção e continuará fazendo cada vez mais para te ter por perto - mesmo que brigando. Por mais que seja difícil, se afaste, não olhe e o ignore por alguns minutos caso ele tente chamar a sua atenção. Isso vai evitar que o comportamento se repita.


O cachorro destruidor geralmente está entediado, ansioso ou querendo chamar atenção
O cachorro destruidor geralmente está entediado, ansioso ou querendo chamar atenção

Brinquedos para cachorros destruidores são uma ótima maneira de evitar que eles mordam objetos da casa 

Além de trazer prejuízos ao tutor, o cachorro que destrói sofás, controles remotos e qualquer outro objeto pode engolir materiais que vão provocar problemas na saúde. Para evitar essas situações, uma boa saída é apostar nos brinquedos para cachorros destruidores. Eles redirecionam a atenção e a vontade do cão de destruir algo para um objeto que não fará mal a ele e, de quebra, vai fazê-lo parar de destruir os móveis de casa. Os brinquedos para cachorros destruidores têm diferentes materiais, cores e formatos. Existem opções de bolas indestrutíveis, mordedores e outros brinquedos interativos, que servem para o cão morder e ainda se alimentar, oferecendo uma boa experiência sensorial. Os brinquedos para cachorro feitos com materiais recicláveis, como caixas de papelão e garrafa pet, são ótimas opções de enriquecimento ambiental.

A cama para cães destruidores precisa ser feita de material resistente

Além do cuidado para escolher brinquedos para cachorros destruidores, é preciso dar uma atenção especial na caminha do pet. Aquelas mais clássicas de espuma costumam ser alvo de mordidas e, assim, estragam facilmente. A cama para cachorros destruidores precisa ter um material muito resistente para evitar que o animal consiga destruí-la. A cama feita de pneu é uma ótima opção de cama para cachorros destruidores. Ela é extremamente resistente, além de sustentável e com preço acessível, podendo ser comprada ou feita por você mesmo. 

Passear com o cachorro é a melhor estratégia para direcionar o comportamento destruidor

O cachorro destruidor precisa colocar toda sua energia para fora e a melhor maneira de fazer isso é com os passeios e atividades físicas. O ideal é caminhar todos os dias, pois isso vai tirar todo o tédio e agitação do cãozinho e ainda o ajudará a se exercitar mais - sem falar que é uma forma do tutor também se manter mais saudável. Mesmo que tenha um quintal grande, é importante sair de casa, principalmente para ajudar na socialização. O contato com outros animais é importante para que o pet lide melhor com diversas situações, amenizando a ansiedade e o estresse - que muitas vezes levam a um cachorro destruindo tudo. Direcionar o animal e sua energia para atividades mais divertidas e saudáveis são a melhor forma de melhorar o comportamento do cachorro que destrói tudo.

Redação: Maria Luísa Pimenta