Sachê faz mal para os rins dos gatos?
Não. Na verdade, os sachês são super importantes para a saúde renal dos felinos, porque eles possuem um alto teor de umidade (em média 70 a 80% de água em sua composição). Ao reforçar o consumo de água, eles ajudam a evitar a desidratação nos animais e ainda favorecem a diluição da urina, combatendo a formação de cristais e cálculos urinários. Portanto, os sachês são bons aliados na prevenção de doenças renais em gatos.
Além da umidade extra oferecida, os sachês também ajudam no controle de peso do animal, pois seu teor calórico é menor do que o da ração seca. E eles possuem uma alta palatabilidade e digestibilidade, o que é excelente para gatos idosos, com paladar mais exigente ou debilitados.
Claro que, para conseguir esses benefícios, é preciso investir em sachês para gatos de alta qualidade e manter um equilíbrio nutricional adequado. Então, prefira sempre produtos de marcas confiáveis (super premium ou premium) e avalie se o sachê é um alimento completo, principalmente se for utilizá-lo no lugar da alimentação seca.
Também é preciso se atentar às quantidades diárias recomendadas (informadas na embalagem do produto) e tipos adequados para cada faixa etária e estado de saúde do animal. Se tiver dúvidas na hora de escolher o melhor sachê para o seu pet e como oferecer este alimento no dia a dia, consulte um médico veterinário!