Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Por que cachorro lambe muito o dono?

Foto da Aglaia Trindade - Médica Veterinária

Aglaia Trindade / Médica Veterinária

CRMV-SP: 17.141

Médica Veterinária formada pela UMESP( Universidade Metodista de SP) há 22 anos. Pós graduada em clinica médica de pequenos animais pela UNIP (Universidade paulista). Trabalhei por 10 anos em clínica de pequenos animais e há 12 anos estou na área comercial e técnica da área vet. Já passei por indústrias de medicamentos e de nutrição animal,e atualmente trabalho na Nestle Purina como RIV (representante de informação veterinária).

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Existem algumas possíveis razões que explicam por que os cachorros lambem os donos com frequência. Entre elas estão:

  • Afeto e vínculo social: lamber é uma das formas mais comuns de um cão demonstrar carinho. Mães lambem seus filhotes e eles lambem seus irmãos. Quando adultos, eles mantêm esse comportamento com membros do grupo – no caso, o dono e outros animais de convívio na casa.
  • Comunicação saudável: os “lambeijos” são uma forma do cachorro dizer “estou feliz por você estar aqui”.
  • Gosto e cheiro: a pele humana tem odores variados e um sabor naturalmente salgado, principalmente devido ao suor, o que favorece o interesse do cão em lamber o dono.
  • Busca por atenção: se o cão percebe que lamber faz você falar ou dar atenção a ele, ele vai usar isso para chamar sua atenção.
  • Redução de estresse: lamber pode ser uma forma que o cão tem de aliviar ansiedade ou estresse (tanto dele, quanto do dono).
  • Limpeza: alguns cães também usam a lambedura para limpar ou “cuidar” de outras figuras de seu convívio, como os donos.

Embora seja majoritariamente positivo, o hábito de lamber pode ser considerado um problema quando for excessivo ou compulsivo, acompanhado de fortes sinais de ansiedade canina. Além disso, o animal costuma lamber repetidamente o mesmo lugar quando está com algum incômodo nesse local, podendo ser uma dor, um parasita ou problemas de pele. Caso isso aconteça, é importante levá-lo ao veterinário para uma melhor avaliação e diagnóstico.

Assuntos relacionados

Cachorro

É por esse motivo que seu cachorro fica lambendo sua mão de forma lenta e gentil

O cachorro lambendo o tutor é um comportamento super comum da espécie e pode representar uma série de emoções que talvez você nem im...

Cachorro

Cachorro lambendo a pata sem parar? Veja o que esse comportamento pode indicar

Você já se perguntou o motivo por trás do cachorro lambendo as patas? Às vezes, é normal o dono interpretar como um comportamento na...

Gato

Deixar o gato ou cachorro lamber seu rosto faz mal?

O cachorro ou gato lambendo o dono é algo que pode acontecer quando menos se espera. Mas você já se perguntou por que isso acontece?...

Cachorro

Tem problema cachorro lamber um bebê? Entenda os cuidados necessários ao colocar um pet em contato com crianças pequenas

A chegada de um bebê à família é sempre motivo de alegria, e é natural que os pais fiquem ansiosos para apresentar o novo integrante...