Imagem de um cachorro marrom sendo lavado por uma pessoa. O cão está piscando e parece relaxado.
Icon Patas indica

Tem dúvidas sobre o seu Pet? O Patas da Casa Responde

Nossos especialistas te orientam sobre cuidados, alimentação, saúde, bem-estar pet e muito mais.

Existe ração mais apropriada para gato FeLV positivo?

Foto da Aglaia Trindade - Médica Veterinária

Aglaia Trindade / Médica Veterinária

CRMV-SP: 17.141

Médica Veterinária formada pela UMESP( Universidade Metodista de SP) há 22 anos. Pós graduada em clinica médica de pequenos animais pela UNIP (Universidade paulista). Trabalhei por 10 anos em clínica de pequenos animais e há 12 anos estou na área comercial e técnica da área vet. Já passei por indústrias de medicamentos e de nutrição animal,e atualmente trabalho na Nestle Purina como RIV (representante de informação veterinária).

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Os gatos que são FeLV positivos, ou seja, que são diagnosticados com a Leucemia Felina, precisam de proteínas de excelente qualidade para manter a massa muscular e dar suporte às necessidades específicas de seu organismo. Geralmente, as rações super premium são as mais indicadas, principalmente aquelas que trazem uma fórmula com reforço de sistema imunológico, vitaminas, antioxidantes e baixo teor de carboidratos (já que o gato FeLV positivo tem o metabolismo mais lento do que os felinos saudáveis).

Gatos com essa doença têm necessidades especiais devido à imunossupressão que o vírus causa no organismo. Embora não haja uma ração específica para eles, é fundamental fornecer uma alimentação adequada, levando em consideração a condição do sistema imunológico desses animais, para oferecer um suporte ideal à saúde e prolongar sua qualidade e expectativa de vida.
     
Nesse sentido, além da alimentação, existem outros cuidados que são importantes para o dia a dia dos gatos FeLV positivo, como: manter o pet estritamente dentro de casa (para não transmitir o vírus e também não pegar outras doenças); garantir um ambiente tranquilo e livre de estresse para proteger a imunidade; manter uma higiene adequada e rigorosa da caixa de areia; e, principalmente, fazer o acompanhamento regular desse animal com o médico-veterinário, para controle de peso, apetite e saúde geral.

Assuntos relacionados

Filhotes

Leucemia Felina: veterinária lista os principais sintomas da FeLV nos gatinhos

Ao adotar um gatinho, a primeira coisa que você precisa fazer é se certificar que o animal é negativo para FIV (Imunodeficiência Fel...

Gato

Como é feito o teste FIV e FeLV?

O teste FIV e FeLV é uma tarefa obrigatória para todo dono de gato e, por mais triste que seja receber um resultado positivo, só ess...

Gato

Mitos e verdades sobre a FIV e FeLV

Quando se trata da saúde do gato, a FIV e a FeLV - ou imunodeficiência felina e leucemia felina, respectivamente - são as ...

Gato

O que o diagnóstico de FeLV significa para o seu gato? Veterinária responde as principais dúvidas sobre a leucemia felina

A FIV e FeLV são duas doenças perigosas que atingem os felinos. A FIV é conhecida como Imunodeficiência Felina, e a FeLV como Leucem...