Quando o assunto é cuidar de gato, um dos principais desafios dos tutores é sempre o mesmo: como mantê-los dentro de casa? Conhecidos pelo seu instinto de caçador, os felinos são facilmente atraídos por estímulos presentes no mundo afora. Por isso, ter um gato fujão é mais comum do que se imagina. Mas, ao contrário do que muitos pensam, é completamente possível garantir a diversão e o entretenimento do seu bichano sem que ele precise sair de casa. Quer saber como? A gente te conta! Confira abaixo algumas dicas infalíveis de como evitar fuga de gatos.

Gato fujão: entenda os perigos desse comportamento felino

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se engana quem pensa que os gatos precisam sair para serem felizes. Na verdade, ainda que os felinos não desperdicem uma chance de explorar novos lugares, a rua não é o melhor lugar para eles se aventurarem. Além de estarem sujeitos a atropelamentos e brigas com outros animais, os gatos podem contrair doenças graves e perigosas, como a FIV e FeLV, durante as famosas voltinhas noturnas e os encontros com gatos desconhecidos. Justamente por isso, é importante que o tutor tenha em mente que a criação indoor é a melhor maneira de proteger a saúde e o bem-estar do seu bichano e, assim, garantir a longevidade do animal. Então já sabe, né? Nada de deixar o seu gatinho ir e vir quando quiser.

As telas de proteção para gatos são fundamentais para evitar as fugas

Quem tem um bichano em casa ou deseja dar as boas vindas a um, certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância de telar as janelas de casa. O motivo por trás disso é bem simples: as telas de proteção para gatos são a garantia de que seu pet não fugirá. Além disso, esse simples cuidado pode impactar bastante na expectativa de vida do seu animal: um felino que mora em uma casa segura vive, em média, 16 anos. Por outro lado, o “gato fujão” costuma viver cerca de oito anos. Sendo assim, seja em casa ou apartamento, é fundamental adaptar o ambiente com telas de proteção para gatos nas janelas, portas e outros espaços que permitam que o animal tenha acesso a rua.

No caso de tutores que moram em casas com quintal, uma boa saída é apostar em proteção para muros e portões. O equipamento funciona como uma espécie de hélice que gira quando o gato tenta apoiar as patinhas para subir no muro, o que evita facilmente as fugas. E o melhor: é possível fazer uma versão caseira do equipamento com cano de PVC. Para isso, basta instalar o cano com o comprimento necessário para cobrir toda a extensão do muro e uma madeira por dentro para garantir o movimento de rotação. Dessa forma, quando o seu bichano tentar pular será impedido pelo movimento. Também existem empresas que conseguem instalar telas de proteção em toda a área aberta de um quintal. No entanto, essa opção costuma ser bem mais cara. 


Gato fujão: o enriquecimento ambiental dentro de casa pode amenizar esse comportamento
Gato fujão: o enriquecimento ambiental dentro de casa pode amenizar esse comportamento

Para a criação indoor funcionar, é preciso enriquecer o ambiente que o animal vive

Já parou para pensar o motivo das voltinhas pela vizinhança serem tão atrativas para os felinos? A explicação para esse comportamento do gato é bem simples: as ruas oferecem uma série de estímulos sensoriais que nem sempre o seu bichano encontra dentro de casa. Embora tenham sido domesticados há anos, os gatos ainda possuem uma grande influência do seu instinto selvagem e caçador, o que faz com que ele esteja sempre em busca de novas aventuras. Sendo assim, o primeiro passo para que a criação indoor funcione é investir no enriquecimento ambiental. Túneis, tocas, circuitos, nichos e redes são alguns dos acessórios que podem entreter e acomodar o seu bichano. Os arranhadores para gatos também não devem ser esquecidos, já que, além de garantir a diversão do animal, ajudam a diminuir o estresse e ansiedade dos pets. Lembre-se: quanto mais estímulos o seu gatinho tiver, menor serão as chances dele se tornar um gato fujão. 

Passeios regulares e com proteção podem ajudar a amenizar o comportamento do gato

Você pode até não acreditar, mas alguns felinos também são adeptos aos passeios. Sim, é isso mesmo! Embora alguns gatos não aceitem o uso de coleiras, vale a tentativa, já que é uma boa forma para que ele possa continuar exercendo o seu papel de caçador. Além disso, existem outros acessórios que podem garantir o momento do passeio, como a mochila para gato. O item, que permite transportar o pet de maneira segura e confortável, pode ser encontrado em diferentes tamanhos e formatos. É importante se certificar de que o acessório acomoda o bichano de maneira confortável. Caso contrário, a experiência pode não ser tão agradável e positiva para o animal. 

Redação: Úrsula Gomes