Um dos primeiros cuidados quando compramos ou adotamos um gato é vermifugar o animal. A maneira mais comum de contágio da verminose é nas ruas, quando entram em contato com outros animais, fezes, comida ou água infectada, mas também pode acontecer com pets que vivem apartamentos ou casas sem acesso à rua. Além de vermes simples, eles podem ser contaminados com tênias e lombrigas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É muito comum os gatinhos já chegarem para a nova família com a primeira dose, que é feita com 30 dias de vida, mas isso não é uma regra. Por isso, é sempre bom perguntar se já estão vermifugados ou começar a prevenção o quanto antes quando não se tem o histórico do animal. Apesar de não ter um calendário rígido, é bom saber quando o gato deve ser medicado, mas o principal é sempre consultar o veterinário antes. Para te ajudar, preparamos uma lista com as idades que os gatos devem tomar o vermífugo.

Quando dar cada dose de vermífugo para o gato?

1ª dose: a primeira dose deve ser dada ao gato quando ele completa os primeiros 30 dias de vida.

2ª e 3ª dose: depois da primeira dose, o gato deve receber a 2ª e 3ª doses com intervalo de 15 dias entre elas, fechando o primeiro ciclo de vermífugo.

Reforço: entre a 3ª dose e o 6º mês do felino, a recomendação é dar o remédio pelo menos 1x por mês. Depois do sexto mês, o vermífugo deve ser dado a cada 6 meses. Mas essa frequência pode variar de acordo com o estilo de vida do gato e o local que mora. Gatos que vivem em casa e costumam andar nas ruas ou que convivem com cães que passeiam devem ser vermifugados a cada 3 meses. Em casos de dúvidas, consulte sempre o seu veterinário.

Quais são os riscos que os gatos correm se não tomarem vermífugo?


Veja algumas dicas de como dar comprimido para gatos
Veja algumas dicas de como dar comprimido para gatos

Os vermes podem provocar fraqueza, perda de peso, falta de apetite, vômitos e diarreia. Outro sintoma muito comum é o gato esfregar o bumbum no chão por conta da coceira provocada pelos vermes. Já nos filhotes, quando a verminose não é tratada, a situação pode se agravar e causar até mesmo morte.

Fique atento também ao cocô do animal: em alguns casos dá para ver os vermes nas fezes e até saindo diretamente do ânus do gato. Consulte seu veterinário para tratar da verminose o quanto antes.

Como dar comprimido para gatos: conheça alguns truques

Dar remédio para o gato pode ser uma missão bem trabalhosa. Existem algumas formas para facilitar o processo, vem com a gente:

Amassar o comprimido na ração: isso só deve ser feito com a permissão do veterinários. Existem alguns medicamentos que não podem ter sua forma alterada, pois influencia na absorção.

Aplicador de comprimido: você pode comprar o acessório no pet shop para te ajudar no processo.

Colocar o gato no colo: se o seu gatinho não tem problema em ficar juntinho, essa é a hora de colocar o comprimido no fundo da boca do animal e massagear a garganta para ajudar na deglutição.

Redação: Mariana Almeida