Tão importante como a aplicação das vacinas, o vermífugo para gatos protege o animal de diversos tipos de doenças. O seu bichinho pode até parecer saudável por fora, mas a falta de proteção possibilita que os vermes se alojem dentro do organismo do animal sem que você perceba, causando danos silenciosamente. Há quem pense que os gatos que vivem dentro de casa nunca serão expostos a parasitas e, portanto, a vermifugação não é necessária — isso é um grande erro! Administrar o vermífugo para gatos filhotes e adultos deve valer para todos os bichanos, incluindo aqueles que não tem acesso às áreas externas. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Vermífugo para gatos: como o meu gato que não sai de casa pode pegar vermes?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos criados indoor têm um risco menor de obter parasitas em relação aos animais que transitam ao ar livre. Há algumas situações, no entanto, em que os felinos ficam parasitados mesmo sem sair de casa. A transmissão pode ocorrer, por exemplo, por meio da ingestão de pulgas, picadas de mosquitos, contato com fezes contaminadas e até pelo leite materno, no caso de gatinhos filhotes.

Caso você tenha outro animal doméstico em casa — como um cachorro que passeia frequentemente ou outro gato que costuma sair às ruas —, ele pode levar vermes ao seu gatinho que vive dentro de casa. Mesmo que não haja interação entre os bichos, eles compartilham o mesmo ambiente, e os parasitas são especialistas em se infiltrar em um novo espaço e encontrar hospedeiros viáveis. Isso significa que, quando um dos seus animais de estimação tem vermes, os outros correm o risco de pegá-los também. Ao vermifugar um pet, certifique-se de fazer o mesmo com os todos os bichinhos da sua casa. A caixa de areia do gato também precisa estar sempre limpa. 

Outro cuidado que a maioria dos tutores não tem é em relação às próprias roupas e calçados: sim, os vermes podem ser levados desta forma para dentro de casa. Como os bichanos são animais muito curiosos, eles podem acabar farejando e até lambendo o que veio da rua. Para ajudar a evitar isso, mantenha sua casa limpa, tire os sapatos na porta e guarde a roupa usada na rua fora do alcance do seu gatinho.


O vermífugo para gatos precisa ser administrado com frequência
O vermífugo para gatos precisa ser administrado com frequência

Gatos com vermes: o que os parasitas podem causar nos felinos?

Os sintomas de gato com verme podem variar de acordo com o tipo de parasita e o lugar em que ele está instalado (intestino, estômago, pulmão, rins, coração etc.). No sistema gastrointestinal, as consequências digestivas são manifestadas em forma de gases, vômitos e diarreia. Em infestações mais intensas, podem surgir complicações estomacais mais graves, anemia, perda de peso, dor abdominal, presença de sangue nas fezes, atraso no crescimento, entre outras.

Felizmente, tratar o seu gato com vermes é fácil e não exige mais que uma medicação de venda livre. Para saber qual é o melhor vermífugo para gatos, leve o seu felino ao veterinário para que o profissional possa realizar os exames necessários e indicar o melhor produto.

Quando administrar o vermífugo para gatos filhotes?

Os vermes afetam filhotes de gatos com certa frequência. Se os bichinhos não forem tratados adequadamente, eles podem adoecer gravemente. Por isso, leve seus gatinhos recém-adotados ou recém-nascidos ao veterinário para desparasitação, um procedimento indispensável. O vermífugo para gatos filhotes geralmente é dado quando ele completa 30 dias de vida. A segunda dose é oferecida 15 dias depois da primeira. Alguns protocolos estabelecem ainda uma terceira dose, administrada aos 60 dias de vida (ou 15 dias depois da segunda dose).

Após as doses iniciais, a frequência pode variar de caso a caso até que o gato complete seis meses. Os veterinários levam em conta alguns fatores, como a rotina do bicho, o estilo de vida, a presença de outros animais e o ambiente onde ele vive.

Vermífugo: gato que vive dentro de casa precisa de proteção regularmente

Muitos veterinários recomendam que a frequência do vermífugo para gatos que vivem dentro de casa deve ser a mesma para felinos que têm acesso à rua. Isso acontece porque não é difícil de saber como — e quando — um animal será exposto aos ovos ou larvas de vermes. Desta forma, é melhor fornecer a medicação preventiva regularmente. Converse sobre a desparasitação frequente com o veterinário do seu pet.

Redação: Guilherme Segal