Comportamento

Veja em infográfico 8 manias de gato e o que significam

Os felinos são animais muito curiosos e exploradores. Normalmente eles manifestam essas características com comportamentos bem inusitados. As manias de gato intrigam muitos tutores, mas elas não são por acaso. Cada coisa que o seu gatinho faz tem um significado por trás - mesmo que seja apenas para se divertir. Entender a linguagem corporal dos felinos é uma forma de conseguir interpretar melhor cada comportamento, já que a posição do rabo, do corpo e das orelhas são ótimos indicadores do humor de um gato. O Patas da Casa preparou um infográfico para você entender de uma vez por todas o significado de algumas manias do seu gato!

Descubra o significado das principais manias de gato
Descubra o significado das principais manias de gato

Mais Lidas

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
Comportamento animal

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
Comportamento animal

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

1) Gato se lambendo: por que os felinos lambem as patas depois de se alimentar?

Depois de uma boa refeição, é normal o gato lamber as patinhas. Mas o que explica essa mania? A explicação é simples: os antepassados dos gatos que conhecemos hoje usavam esse método para eliminar os odores que poderiam atrair predadores. Por isso, mesmo que o seu gato não tenha uma vida selvagem e nem conviva com outros animais, ele carrega essa mania por puro instinto.

2) Gato bebendo água: por que eles acariciam a água antes de beber?

A visão dos gatos não é tão potente para focar objetos que estão mais próximos deles. Esse fato explica uma das manias de gato que mais deixa os tutores curiosos para saber o significado. Afinal de contas, por que os gatos acariciam a água antes de beber? Eles fazem isso para não molharem o focinho, já que o toque da patinha gera algumas ondinhas que os ajudam a verificar o nível da água. Se essa mania de gato faz parte do dia a dia do seu pet, provavelmente ele já se molhou alguma vez bebendo água e não quer que isso aconteça novamente.

3) Sensação de segurança explica porquê o gato segue o dono em casa

Os gatos filhotes seguem a mãe o tempo todo durante o início da vida. Essa é uma maneira deles se sentirem mais seguros. Por isso, se seu gatinho te segue pela casa é porque ele confia muito em você e te tem como um porto seguro. Provavelmente, ao saber disso, você se sentirá menos constrangido e até lisonjeado quando seu gatinho te seguir em momentos inusitados, como quando você vai ao banheiro.

4) O que signifca o gato amassando pãozinho?

Se o seu gato afofa você ( o famoso amassar pãozinho), se sinta lisonjeado. Esse comportamento só ocorre quando os gatos estão felizes e relaxados. Essa é uma mania lá da época em que era recém-nascido e empurrava a barriga da mamãe gata para estimular a saída do leite. Os gatos também podem afofar almofadas, cobertores e caminha dele.

5) Seu gato fica pedindo comida mesmo com pote cheio?

Todo mundo sabe que os felinos são animais extremamente exigentes. Essa característica do temperamento deles explica uma mania de gato que muitos tutores não sabem o que significa. O gato pedindo comida mesmo com o potinho cheio quer mostrar sua indignação com o alimento “velho”. Se ele mia insistentemente e só para quando você reabastece o comedouro, saiba que seu gatinho estava insatisfeito com a qualidade da comida oferecida.

6) Caixa de papelão para gatos é o esconderijo

Os gatos são animais que possuem um instinto caçador muito aguçado. Por isso a caixa de papelão é o esconderijo perfeito para eles. O pet escolhe a caixa para dormir por proporcionar sensação de mais segurança e espreitar uma presa na hora da caça. A atitude também remete à rotina de seus antepassados, que se escondiam em tocas e buracos para observarem melhor o ambiente.

7) Mania de gato: por que os felinos derrubam objetos?

Se seu gato costuma derrubar os objetos da casa, isso também pode ser explicado pelo instinto felino. Eles fazem isso por distração e, por mais que esse hábito deixe alguns gateiros incomodados, é algo que está relacionado a necessidade de brincar. Os objetos se tornam atrativos de caça e o brinquedo perfeito. Só tome cuidado com a segurança do gato e demais moradores da casa. Para satisfazer essa necessidade natural dos bichanos, a dica é investir na gatificação da casa para que ele tenha um ambiente totalmente adequado para manifestar seus comportamentos naturais.

8) Sentar em cima das roupas do tutor é uma das manias de gato mais comuns

Se seu gatinho costuma deitar em cima de roupas, almofadas ou bem perto de você, saiba que ele deve estar se protegendo do frio. Para se manter mais aquecido, é normal que o gato busque os lugares mais quentinhos para dormirem. Esse lugar pode ser uma roupa sua, uma almofada ou até mesmo o teclado do notebook.

Redação: Hyago Bandeira

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

Próxima matéria

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
Raças

Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados
Comportamento

Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados

O miado de gato cumpre uma função essencial na linguagem felina e é uma das várias formas que o animal tem de se comunicar com os humanos e com outros bichinhos ao seu redor. Normalmente leva um tempinho até que o tutor consiga identificar os diferentes sons de gatos, mas quem já conhece bem o próprio pet consegue distinguir quando o animal está com dor, com fome ou feliz apenas por causa da vocalização.

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
Raças

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
Raças

Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

Ver Todas >

Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?
Comportamento animal

Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?

Os brinquedos para cachorro filhote fazem toda a diferença nos primeiros meses de vida do cãozinho, pois servem como estímulos sensoriais que ajudam no desenvolvimento do animal. É importante, porém, que eles sejam apropriados para a idade do pet. Quer saber quais são os melhores brinquedos para filhotes de cachorro de até 6 meses? Então veja abaixo algumas alternativas!

Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?
Comportamento animal

Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?

Labrador preto, chocolate, caramelo… Existem muitos tipos de cores de pelagem que podem existir na raça Labrador. Cachorro tão popular e querido por todos, o Labrador é conhecido por sua personalidade amigável, carinhosa e divertida - o verdadeiro melhor amigo do homem! A grande variedade de cores de um cachorro Labrador, porém, leva algumas pessoas a se questionarem se a cor da pelagem indica algum traço especial na personalidade do animal. 

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
Comportamento animal

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

Comportamento animal

"Meu cachorro destrói tudo": o que fazer e como direcionar o comportamento do pet?

Quem tem um cachorro destruidor sabe bem a sensação de chegar em casa e encontrar o sofá destruído, o controle remoto mordido ou a caminha dele destroçada. Esse comportamento traz problemas tanto para o tutor quanto para o cão e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Algumas mudanças na rotina, como comprar uma cama para cachorros destruidores e passear mais com o cachorro, podem ser necessárias para controlar seu pet. 

Ver Todas >