Quem tem um felino, já deve ter se deparado com o gato arranhando alguns móveis, brinquedos e outros objetos. Isso acontece por puro instinto: a unha de gato precisa ser afiada com frequência, já que as garras servem como mecanismo de defesa em situações de perigo e ameaça. No entanto, o problema surge quando vemos um gato arranhando seu humano, seja por causa de uma brincadeira ou como forma de resistência a situações do cotidiano, como tomar banho. Então, como lidar com esse comportamento felino? Para fugir dos possíveis arranhões de gato, separamos algumas dicas que podem ajudar. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Comportamento felino: por que os gatos arranham?

São vários os motivos para um gato arranhando seus humanos, e nem sempre isso é um indicativo de que você tem um bichano agressivo. Na verdade, alguns animais têm esse tipo de comportamento porque são brincalhões, mas não possuem muita noção de limite e, por isso, acabam machucando o tutor sem querer. Isso acontece principalmente com os filhotes de gato, que ainda estão aprendendo a lidar com o mundo ao seu redor, ou com gatos adultos que estão se adaptando a um novo ambiente e uma nova família adotiva.

Também não se pode descartar a hipótese de que o animal esteja estressado ou ansioso com alguma situação. Quando o estresse sobe a cabeça, o instinto natural dos felinos é atacar, e isso inclui um gato arranhando tudo que encontra ao seu redor. Nesse caso, é importante analisar se existem motivos para que o bichano se sinta desse jeito. Como muitos sabem, os gatos são animais bastante metódicos e que prezam por uma rotina. Logo, qualquer mudança na vida deles acaba desencadeando problemas no comportamento felino.

Por último, mas não menos importante, vale a pena ficar de olho na saúde do gato. Quando os bichanos estão doentes, eles tendem a ficar mais agressivos, porque é a forma que encontram de dizer que algo não vai bem. Portanto, caso você desconfie que seu pet está com algum probleminha de saúde, o ideal é levá-lo ao veterinário o quanto antes.

gato usando arranhador para gatos

Gato arranhando o tutor? Veja algumas dicas de como evitar

 

• Unha de gato deve estar sempre aparada! As garras desses animais geralmente são a principal ferramenta de ataque, então a melhor maneira de evitar o gato arranhando é aparando as unhas dele. O ideal é cortar a unha de gato pelo menos duas vezes por mês. Assim, mesmo que o bichano reaja com arranhões nas situações do dia a dia, você não sairá machucado.

• Não assuste seu pet. Qualquer bichinho assustado pode acabar reagindo agressivamente como mecanismo de defesa. Por isso, independente de qual seja a situação, lembre-se de chegar perto do animal com cautela. Se for dar banho nele, tente transformar o momento em algo agradável com brinquedos que ele gosta e petiscos. O mesmo vale na hora de escovar os pelos ou cortar a unha do gato.

• Invista em brinquedos, como um arranhador para gatos. É praticamente impossível evitar totalmente que os gatos arranhem as coisas. Então, nada melhor do que comprar um acessório que é feito especificamente para isso, não é mesmo? O arranhador para gatos é uma excelente opção de brinquedo e que promete aliviar todo o estresse do seu bichano.

• Estabeleça limites. Os animais também precisam aprender a respeitar os humanos, e é dever do tutor impor algumas regras e limites para melhorar a convivência com os bichanos. Mas faça de isso de forma amigável e sem punições. Caso contrário, o gato pode se sentir desafiado e começar a agir ainda mais agressivamente.

• Mostre que você não é o “inimigo”. Os gatos tendem a atacar quando se sentem ameaçados de alguma forma. Se você adotou o pet recentemente, é importante não ser muito invasivo com o espaço dele nesse primeiro momento. Você deve mostrar que está ali como um amigo, e não como uma ameaça. Aos poucos o bichano vai se sentir mais confortável na sua presença.

• Consulte o veterinário regularmente. Como já foi dito, em alguns casos o motivo para o gato arranhando pode ser doença. Portanto, a melhor forma de garantir que seu pet está firme e forte é observar o comportamento geral dele e fazer visitas periódicas ao veterinário. Assim, é possível fazer um check-up geral da saúde do seu bichano.

Quem leva um arranhão de gato precisa tomar vacina? Saiba quais são os riscos

Se você já sofreu com um gato te arranhando, deve estar se perguntando o que fazer e quais os riscos disso, certo? Bom, o primeiro passo é atualizar a vacinação contra o tétano e se certificar de que o animal em questão é vacinado contra raiva. Caso não seja, é necessário vaciná-lo imediatamente. Outro ponto a ser levado em consideração é em relação a doença da arranhadura de gato, que é uma infecção causada pelo arranhão dos felinos. Os sintomas incluem febre e inflamação local, mas desaparecem logo depois de alguns dias e, no geral, não é um quadro muito preocupante, mas ainda assim merece certa atenção, principalmente em casos de pacientes soropositivos ou acometidos por leucemia. 

Redação: Juliana Melo