Comportamento

Unha de gato: como evitar que o bichano te arranhe em situações do dia a dia?

Gato arranhando? Cortar a unha de gato é uma das melhores formas de evitar isso. Veja outras dicas!
Gato arranhando? Cortar a unha de gato é uma das melhores formas de evitar isso. Veja outras dicas!

Quem tem um felino, já deve ter se deparado com o gato arranhando alguns móveis, brinquedos e outros objetos. Isso acontece por puro instinto: a unha de gato precisa ser afiada com frequência, já que as garras servem como mecanismo de defesa em situações de perigo e ameaça. No entanto, o problema surge quando vemos um gato arranhando seu humano, seja por causa de uma brincadeira ou como forma de resistência a situações do cotidiano, como tomar banho. Então, como lidar com esse comportamento felino? Para fugir dos possíveis arranhões de gato, separamos algumas dicas que podem ajudar. Veja só!

Comportamento felino: por que os gatos arranham?

São vários os motivos para um gato arranhando seus humanos, e nem sempre isso é um indicativo de que você tem um bichano agressivo. Na verdade, alguns animais têm esse tipo de comportamento porque são brincalhões, mas não possuem muita noção de limite e, por isso, acabam machucando o tutor sem querer. Isso acontece principalmente com os filhotes de gato, que ainda estão aprendendo a lidar com o mundo ao seu redor, ou com gatos adultos que estão se adaptando a um novo ambiente e uma nova família adotiva.

Também não se pode descartar a hipótese de que o animal esteja estressado ou ansioso com alguma situação. Quando o estresse sobe a cabeça, o instinto natural dos felinos é atacar, e isso inclui um gato arranhando tudo que encontra ao seu redor. Nesse caso, é importante analisar se existem motivos para que o bichano se sinta desse jeito. Como muitos sabem, os gatos são animais bastante metódicos e que prezam por uma rotina. Logo, qualquer mudança na vida deles acaba desencadeando problemas no comportamento felino.

Por último, mas não menos importante, vale a pena ficar de olho na saúde do gato. Quando os bichanos estão doentes, eles tendem a ficar mais agressivos, porque é a forma que encontram de dizer que algo não vai bem. Portanto, caso você desconfie que seu pet está com algum probleminha de saúde, o ideal é levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O arranhador para gatos é um ótimo acessório para se ter em casa
    O arranhador para gatos é um ótimo acessório para se ter em casa

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Gato arranhando o tutor? Veja algumas dicas de como evitar

    • Unha de gato deve estar sempre aparada! As garras desses animais geralmente são a principal ferramenta de ataque, então a melhor maneira de evitar o gato arranhando é aparando as unhas dele. O ideal é cortar a unha de gato pelo menos duas vezes por mês. Assim, mesmo que o bichano reaja com arranhões nas situações do dia a dia, você não sairá machucado.

    • Não assuste seu pet. Qualquer bichinho assustado pode acabar reagindo agressivamente como mecanismo de defesa. Por isso, independente de qual seja a situação, lembre-se de chegar perto do animal com cautela. Se for dar banho nele, tente transformar o momento em algo agradável com brinquedos que ele gosta e petiscos. O mesmo vale na hora de escovar os pelos ou cortar a unha do gato.

    • Invista em brinquedos, como um arranhador para gatos. É praticamente impossível evitar totalmente que os gatos arranhem as coisas. Então, nada melhor do que comprar um acessório que é feito especificamente para isso, não é mesmo? O arranhador para gatos é uma excelente opção de brinquedo e que promete aliviar todo o estresse do seu bichano.

    • Estabeleça limites. Os animais também precisam aprender a respeitar os humanos, e é dever do tutor impor algumas regras e limites para melhorar a convivência com os bichanos. Mas faça de isso de forma amigável e sem punições. Caso contrário, o gato pode se sentir desafiado e começar a agir ainda mais agressivamente.

    • Mostre que você não é o “inimigo”. Os gatos tendem a atacar quando se sentem ameaçados de alguma forma. Se você adotou o pet recentemente, é importante não ser muito invasivo com o espaço dele nesse primeiro momento. Você deve mostrar que está ali como um amigo, e não como uma ameaça. Aos poucos o bichano vai se sentir mais confortável na sua presença.

    • Consulte o veterinário regularmente. Como já foi dito, em alguns casos o motivo para o gato arranhando pode ser doença. Portanto, a melhor forma de garantir que seu pet está firme e forte é observar o comportamento geral dele e fazer visitas periódicas ao veterinário. Assim, é possível fazer um check-up geral da saúde do seu bichano.

    Quem leva um arranhão de gato precisa tomar vacina? Saiba quais são os riscos

    Se você já sofreu com um gato te arranhando, deve estar se perguntando o que fazer e quais os riscos disso, certo? Bom, o primeiro passo é atualizar a vacinação contra o tétano e se certificar de que o animal em questão é vacinado contra raiva. Caso não seja, é necessário vaciná-lo imediatamente. Outro ponto a ser levado em consideração é em relação a doença da arranhadura de gato, que é uma infecção causada pelo arranhão dos felinos. Os sintomas incluem febre e inflamação local, mas desaparecem logo depois de alguns dias e, no geral, não é um quadro muito preocupante, mas ainda assim merece certa atenção, principalmente em casos de pacientes soropositivos ou acometidos por leucemia. 

    Redação: Juliana Melo

     

    Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

    Próxima matéria

    Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas?

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
    Raças

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa
    Adoção

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

    A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. 

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar
    Comportamento

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar

    Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

    Ver Todas >

    Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorros filhotes: quais as opções mais seguras para até seis meses de idade?

    Os brinquedos para cachorro filhote fazem toda a diferença nos primeiros meses de vida do cãozinho, pois servem como estímulos sensoriais que ajudam no desenvolvimento do animal. É importante, porém, que eles sejam apropriados para a idade do pet. Quer saber quais são os melhores brinquedos para filhotes de cachorro de até 6 meses? Então veja abaixo algumas alternativas!

    Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?
    Comportamento animal

    Cachorro Labrador: a cor da raça indica a personalidade do pet?

    Labrador preto, chocolate, caramelo… Existem muitos tipos de cores de pelagem que podem existir na raça Labrador. Cachorro tão popular e querido por todos, o Labrador é conhecido por sua personalidade amigável, carinhosa e divertida - o verdadeiro melhor amigo do homem! A grande variedade de cores de um cachorro Labrador, porém, leva algumas pessoas a se questionarem se a cor da pelagem indica algum traço especial na personalidade do animal. 

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Comportamento animal

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    Comportamento animal

    "Meu cachorro destrói tudo": o que fazer e como direcionar o comportamento do pet?

    Quem tem um cachorro destruidor sabe bem a sensação de chegar em casa e encontrar o sofá destruído, o controle remoto mordido ou a caminha dele destroçada. Esse comportamento traz problemas tanto para o tutor quanto para o cão e, por isso, é importante saber como evitá-lo. Algumas mudanças na rotina, como comprar uma cama para cachorros destruidores e passear mais com o cachorro, podem ser necessárias para controlar seu pet. 

    Ver Todas >