O tumor venéreo transmissível, que também é chamado de TVT, tumor de Sticker ou sarcoma infeccioso, é uma neoplasia pouco conhecida pelos pais de pets. Esse problema de saúde costuma ser mais comum em animais abandonados, mas nada impede que cachorros que vivam em apartamento sejam infectados pela doença venérea. O TVT em cães é grave e fácil de ser transmitido - envolvendo mais frequentemente a genitália dos cães, embora possa apresentar sinais em outras partes do corpo. Esse tumor maligno e altamente contagioso pode gerar muitos questionamentos sobre como identificar, sintomas comuns, tratamentos e até como evitar. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é TVT em cachorro, listamos algumas informações importantes sobre a doença. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O TVT em cães é transmitido sexualmente, mas também pode ser disseminado de outras formas

Esse tipo de câncer de cachorro é uma das principais doenças sexualmente transmissíveis que pode acometer os caninos. No entanto, mesmo sendo mais comum a transmissão venérea, o contato direto com com cães infectados, seja cheirando ou lambendo as genitais do pet com a doença, também é uma forma de transmissão do TVT em cães. Por isso, evite que o seu cachorro interaja com pets desconhecidos ou que aparentam estarem doentes. 

2) TVT: cachorro com a doença apresenta lesões na região genital 

As lesões nas genitais são os primeiros sinais do tumor venéreo transmissível em cães. O aspecto costuma ser de verrugas ulceradas. Elas costumam aparecer na base do pênis ou na vulva da cadela. Essas lesões começam pequenas, mas acabam aumentando com o tempo, principalmente se não receber o tratamento adequado logo nos primeiros sinais. O tumor de cachorro pode ter a aparência de um couve-flor e também se apresenta em outras áreas do corpo do animal além das genitais, como mucosa oral e nasal, região ocular e ânus.

 

O tumor venéreo transmissível em cães também pode ser disseminado ao lamber ou cheirar um cãozinho infectado Atenção: fotos do tumor na imagem seguinte! Essa é a aparência do tumor venéreo transmissí­vel em cães

 

3) TVT: cães com a doença apresentam sangramento e dificuldade para urinar

 

Além das lesões características, o tumor venéreo transmissível também pode causar dificuldade para urinar e sangramentos na região afetada. Esse tipo de sintoma deve ser visto de forma atenta pelos tutores, principalmente quando ocorre em cadelas. Isso porque o sangramento também é comum no cio das fêmeas - o que pode gerar atraso no diagnóstico e início do tratamento adequado.

4) Tumor venéreo transmissível em cães: diagnóstico precoce ajuda na recuperação

A ida ao veterinário ao identificar sintomas de TVT canino é primordial para a recuperação do doguinho. Assim como outros tipos de câncer em cachorro, o TVT possui um tratamento mais simples quando identificado no início. O diagnóstico da doença pode ser feito a partir da citologia ou do exame histopatológico. Nos dois casos, o profissional vai retirar uma amostra da lesão para análise laboratorial.

5) TVT em cães: quimioterapia é o tratamento mais adequado para o tipo de câncer em cachorro

O tratamento do TVT canino deve ser iniciado logo após a confirmação da doença. A quimioterapia canina é considerada a melhor forma de tratar a doença. Em alguns casos, a eletroquimioterapia pode ser útil para complementar o tratamento. A castração do cachorro é algo que contribui para a resposta positiva do tratamento em todos os casos de tumor venéreo transmissível.

Redação: Hyago Bandeira