Alimentação animal

Tudo sobre ração para cachorros: um guia completo sobre a alimentação para cães filhotes, adultos e idosos

Publicado - 01 Julho 2019 - 16h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A ração certa e a quantidade ideal a ser oferecida diariamente para os cachorros é uma preocupação frequente dos tutores. A alimentação dos pets (filhotes, adultos e idosos) precisa ser balanceada e oferecer uma grande variedade de nutrientes para a saúde e bem estar dos bichinhos. Diante tantas opções em petshops, supermercados e lojas especializadas, é comum surgir dúvidas sobre qual é a ideal, já que uma alimentação nutricionalmente rica é essencial para que nossos animais de estimação vivam com qualidade de vida e longe de doenças. Para ajudar na escolha correta, montamos uma lista com os tipos de ração para cada fase da vida. Veja abaixo e saiba qual oferecer ao seu melhor amigo!

Conheça os diferentes tipos de ração: alimentação do cachorro para cada fase da vida

Ração para cachorro filhote: como mamífero, o primeiro alimento do filhote é o leite materno até a oitava semana de vida. Entretanto é comum os filhotes se interessarem por alimentos sólidos a partir da quarta semana. Para essa transição alimentar, é importante optar pela ração úmida ou que o alimento seja amolecido com água até obter uma textura de purê. Conforme o filhote for crescendo, a ração seca pode ficar mais consistente ou ser misturada com a ração úmida. Outra dúvida muito comum em relação à alimentação de filhotes é a quantidade oferecida. Os veterinários indicam oferecer a quantidade diária necessária porcionada ao longo do dia variando de acordo com a idade:

  • 2 meses: de 4 a 6 vezes ao dia
  • 3 meses: 4 vezes ao dia
  • De 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
  • Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com seu veterinário

Uma dúvida muito comum é se pode dar leite para cachorro, mas a partir do momento que o pet desmama, não é necessário e já está liberado para comer ração. Seu cachorrinho vira adulto entre os 12 e 24 meses - dependendo da raça e porte.. Na dúvida, consulte seu veterinário para saber o momento certo de trocar a ração.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ração para cachorro adulto: seu cachorro cresceu e agora já pode se alimentar com ração própria para cães adultos. A cada fase de vida, a necessidade diária de nutrientes muda e é preciso acompanhar essas fases com a alimentação adequada. Optar por alimentos secos ou úmidos é uma escolha dos tutores e que pode levar em consideração a preferência do animal, já que as duas são ricas nutricionalmente. A mistura dos dois tipos também pode ser levada em conta na hora de decidir. A raça, idade, estilo de vida e, principalmente, saúde podem influenciar na quantidade diária a ser oferecida. Quando a questão é saúde, precisamos ter em mente que é essencial consultar o veterinário para oferecer corretamente a ração para cães com alergia de pele, adequar a dieta de cadelas prenhas, ou saber escolher a melhor ração para cachorro obeso. Diferente dos filhotes, os cães adultos só precisam ser alimentados 1 ou 2 vezes ao dia.

Ração para cachorro idosos: a partir dos 7 anos, o seu cachorro é considerado sênior e precisa novamente passar por uma transição alimentar. As rações para cães mais velhos são ricas em antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Esses nutrientes são importantes para fortalecer as articulações e o sistema imunológico. Diferente dos filhotes que são cheios de energia, os cães mais velhos se tornam menos ativos e podem desenvolver obesidade. Como efeito do sobrepeso, podem surgir outros problemas de saúde, principalmente nas articulações. Por isso, é importante adequar a dieta novamente. Assim como na transição de ração de filhote para ração de adulto, a mudança para ração sênior deve ser feita gradualmente, já que a mudança repentina pode ocasionar desconforto digestivo.

cachorro comendo ração de cachorro

Standard, premium ou superpremium: conheça a composição de cada ração

 

Ração superpremium: esse tipo de ração é produzido com proteína animal de alta qualidade e tem alta capacidade de digestibilidade. A composição nutricional desse tipo de ração proporciona saciedade com uma quantidade menor - se comparada com as outras. Além desses benefícios, a ração superpremium, dependendo da marca, é enriquecida com ômega 3 e 6 (importante antioxidante para a saúde da pele e dos pelos do seu cachorro). Além de benéfica para a saúde do seu bichinho, ela ajuda a manter a saúde bucal e os pelos brilhosos. 

Ração premium: a diferença da premium para a superpremium é que ela tem um percentual de proteína vegetal na sua composição, o que também é saudável mas sacia menos, então torna necessário oferecer uma maior quantidade para acabar com a fome do seu cachorro. Dependendo da marca de ração, ela pode conter conservantes, corantes e proteínas animais de baixa qualidade, vinda de ossos em vez de carne de frango, por exemplo. É melhor procurar opções livres desses aditivos que não são muito benéficos para a saúde do seu pet. 

Ração standard: a menos elaborada entre as três, esse tipo de ração é produzido com proteínas mais simples, o que pode ser indigesto para alguns cachorros. Aqui também ficam de fora outros fortalecimentos nutricionais das rações de melhor qualidade, como vitaminas e ômegas 3 e 6.

Ração econômica: essa é a opção mais barata, porém, com o menor valor nutricional. É feita com uma mistura de ingredientes como o farelo de soja, trigo, milho e arroz, e com baixa porcentagem de proteína animal. Normalmente é vendida em supermercados, lojas não especializadas e casas de ração. 

Ração “natural”: uma ração canina é considerada natural quando não utiliza alimentos transgênicos na fórmula, assim como o conservante que precisa ser natural - o extrato de alecrim é um dos mais comuns. Esse tipo de ração é caracterizado por conter proteínas e outras vitaminas oriundas de frutas e vegetais. 

cachorro com seu pote de ração para cachorro

Cachorros com condições adversas precisam de uma alimentação específica 

 

Ração renal: cachorros com problemas renais precisam de uma dieta específica para equilibrar o funcionamento renal. A fórmula contém uma quantidade limitada de proteína de alta qualidade, assim como o baixo teor de fósforo. 

Ração para cachorro obeso: é muito comum ter dúvidas sobre como tratar a obesidade canina. Com baixo teor calórico e de gorduras, esse alimento é enriquecido com fibras naturais para que o animal tenha o apetite satisfeito e com isoflavona para auxiliar na redução de peso e no acúmulo de gordura. 

Ração para cães com alergia de pele: uma alimentação suplementada com antioxidantes tipo ômega 3 e 6 é essencial para cachorros com dermatites. Esse tipo de ração evita os principais sintomas de pele sensível em cães como por exemplo, a descamação, irritação, ressecamento e coceira na pele. 

Ração para cachorros com problemas gastrointestinais: esse tipo de ração tem como característica a baixa quantidade de gordura, pouca fibra e é enriquecido com probióticos para auxiliar na saúde intestinal. Pode ser consumido por animais em tratamento para distúrbios gastrointestinais, em estado convalescente e em tratamento para doenças pancreáticas e hepáticas. 

Ração para cachorros com problemas neurológicos: cães com doenças neurológicas associadas ao envelhecimento ou que precisam controlar epilepsia idiopática podem ser beneficiados com uma dieta à base de ração enriquecida com ácidos graxos de cadeia média. Esses nutrientes são essenciais para melhorar a função cerebral de cães e para deixá-los mais alertas e com maior destreza mental - principalmente em animais com idade avançada. 

Ração para cachorros com problemas de mobilidade: uma ração enriquecida com ômega 3 de cadeia longa ajuda a garantir a saúde das articulações e das cartilagens em cachorros filhotes ou adultos. Com alta proporção de proteínas, a ração específica para esse fim ajuda a garantir um melhor desenvolvimento da massa muscular do animal;

Redação: Mariana Almeida
 

Adote um animal

Border Collie: qual o preço do cachorro mais inteligente do mundo?

O Border Collie é uma raça que chama muita atenção pela esperteza e aparência elegante. Para quem não sabe, esse é o cachorro mais i...

Cachorro

Remédio para verme de cachorro: como escolher o melhor vermífugo?

O verme de cachorro é um grande problema na vida de quem tem um pet. Ele pode estar associado com diferentes doenças, mas geralmente...

Gato

Gato pode comer chocolate? Descubra se é liberado e possíveis perigos do alimento

Vários alimentos típicos do nosso dia a dia não são indicados para pets — e alguns deles podem até ser tóxicos. Por isso, saber se o...

Adote um animal

Bernese filhote: 6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro da raça

O Boiadeiro de Berna, também conhecido como Bernese Mountain dog ou simplesmente Bernese, é um cachorro apaixonante. Bem peludo e gr...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas