A sarna em gatos é uma doença dermatológica que não é exclusiva dos felinos: também pode ser um problema para os cachorros e transmitida, até mesmo, para humanos. Depois que o animal é infectado, o tratamento costuma ser simples, mas ainda assim a condição causa muito incômodo ao seu amigo. Para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação a essa condição nos felinos, conversamos com a veterinária Luciana Capirazzo, da clínica Vet Popular. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é sarna em gatos e como o animal pega a doença? 

A sarna é uma doença cutânea causada por seres microscópicos conhecidos como ácaros. Por isso, o contágio ocorre apenas de uma forma: “a doença é transmitida pelo contato direto com o ácaro e/ou com animais infectados. Animais imunossuprimidos tornam-se mais sujeitos à doença”, explica Luciana. Isso quer dizer que gatos que têm, naturalmente, a imunidade mais baixa ou que estão com ela comprometida por conta de alguma doença acabam apresentando uma probabilidade maior de pegar sarna. Ou seja: fique atento com os lugares que o seu animal frequenta e com os outros animais que ele tem contato, principalmente se ele estiver incluso em um dos dois grupos de risco. 

Se você tem mais de um gato e perceber que ele está apresentando os sintomas da doença, o ideal é que ele seja separado dos outros durante o tratamento de sarna que deve ser receitado pelo veterinário. 

Sintomas de sarna: como identificar que o seu gato está com a doença?

Assim como acontece com outras doenças cutâneas, os principais sintomas de sarna aparecem na pele do animal, como conta Luciana: “queda de pelo, irritação intensa, vermelhidão e presença de crostas ou descamação são os principais sintomas de sarna de gato”. Além disso, também é comum que o seu amigo tenha bastante coceira e fique bem inquieto por causa desse incômodo. As feridas podem surgir como consequência da coceira e, se não forem tratadas, tendem a inflamar e piorar o quadro do animal: “a sarna não tratada pode levar a uma infecção de pele secundária e, até mesmo, aos traumatismos causados pelo prurido intenso”, explica a profissional. 

 

- Sarna em gatos: a vermelhidão é um dos principais sintomas da doença O gato com sarna também pode ficar com crostas espessas na Área afetada

 

Os diferentes tipos de sarna em gatos 

 

Como os ácaros são microrganismos com diferentes apresentações na natureza, na pele dos gatos eles também podem causar variadas versões da sarna. Para um tratamento efetivo, o tipo de sarna de gato que o seu animal tem precisa ser corretamente identificado. Conheça mais um pouco sobre eles aqui embaixo: 

  • Sarna Notoédrica: um dos tipos menos comuns de sarna e também o que aparece apenas em gatos, a sarna notoédrica (também conhecida como escabiose felina) costuma se concentrar no rosto, focinho, pescoço e orelhas do animal. Ela causa lesões com pus e muita coceira, além da queda de pelos; 

  • Sarna Otodécica: é mais comum em gatos, mas também pode ser transmitida para cachorros — fique atento se você tiver animais da mesma espécie convivendo juntos. O foco dela é nas orelhas: causa excesso de cera e muita coceira na região. Esse é, inclusive, um dos principais sintomas da condição;

  • Queiletielose: assim como a sarna otodécica, a queiletielose é mais comum em gatos do que em cachorros. Muitas vezes, ela é confundida com caspa, porque tem a descamação da pele como um dos principais sintomas, mas também causa coceira e muito incômodo em todo o corpo do animal;

  • Sarna Demodécica: também conhecida como sarna negra, a sarna demodécica em gatos costuma se concentrar na cabeça e pode ser causada por dois ácaros diferentes, sendo um contagioso e outro transmitido da mãe para o filhote. Além dos sintomas mais comuns, o animal pode ficar com a pele oleosa, manchas escuras na região afetada, inchaço, descamação e vermelhidão. 

O que fazer com o gato que apresenta os sintomas de sarna

Assim como acontece com outros tipos de doenças, a primeira coisa que você deve fazer com o seu gato depois que ele começar a apresentar os sintomas de sarna é ir no veterinário. “O animal deve receber avaliação clínica e fazer exames que vão diagnosticar o tipo de sarna e, assim, determinar o tratamento mais adequado o quanto antes”, explica Luciana. Além de evitar o desenvolvimento da doença, o tratamento feito com rapidez também funciona como proteção para você, já que alguns tipos de sarna em gatos pode ser transmitida para humanos com sintomas parecidos com os que surgem no animal. 

Remédio para sarna: como funciona o tratamento da doença? 

“O tratamento pode variar de acordo com o tipo de sarna, mas no geral são utilizados parasiticidas na forma oral e/ou tópica”, explica Luciana. Como a identificação do tipo de sarna é essencial para o tratamento correto, o ideal é que você não use nenhum remédio caseiro para sarna no seu gato antes do diagnóstico do veterinário. O profissional vai receitar, de acordo com o quadro do animal, medicamentos para tratar as feridas, shampoo ou sabonete para sarna ou parasiticidas para parar a ação dos ácaros em diferentes formas. 

Redação: Ariel Cristina Borges