Cachorro

Transição do filhote de cachorro para adulto: como é a "adolescência canina"?

Entenda o processo de amadurecimento do cachorro filhote para a fase adulta
Entenda o processo de amadurecimento do cachorro filhote para a fase adulta

Aprender sobre o comportamento canino é algo que pode ajudar muitos tutores na jornada como pai de pet, isso porque algumas atitudes caninas têm relação com a personalidade e com a fase da vida do animal. Todo cãozinho passa por uma transição da infância para a vida adulta, o que chamamos de "adolescência canina". Nessa fase, o cachorro fica com hormônios à mil e passa por muitas mudanças comportamentais. Ele está descobrindo novas maneiras de se relacionar com o mundo, o que o deixa mais ativo e curioso. A adolescência canina acontece entre os 6 e 18 meses de vida do doguinho. Para entender melhor sobre a fase de transição e quando o cachorro é adulto, reunimos algumas informações sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Como é a fase de transição dos filhotes de cachorro para adultos?

Cada cachorro demonstra a adolescência canina de uma forma particular. De modo geral, nesta fase da vida os machos costumam demonstrar a vontade de se destacarem como macho alfa. Eles podem fazer mais xixi para marcar território e ficarem mais ariscos durante os passeios. Já as cachorras fêmeas costumam entrar em disputa por seu espaço, podendo se tornar mais possessivas. Para elas, a adolescência canina é marcada pela maturidade hormonal e o primeiro cio.

Essa é uma fase de mudanças e os tutores precisam mostrar para os filhotes de cachorro que não são eles que mandam. Até porque, é na adolescência canina que ficam definidos os comportamentos que o cachorro adulto levará para o resto da vida. A socialização do cão durante esse período é muito importante, principalmente para evitar a intolerância com outros animais e maus comportamentos em sociedade. No caso de cachorros de raças mais dominantes, é recomendado que os tutor invista em técnicas de adestramento para ter mais controle - vale até mesmo contratar um adestrador comportamentalista para evitar a desobediência e outros problemas na vida adulta.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Quando o cachorro é adulto? O porte do animal determina a idade exata dessa transição
    Quando o cachorro é adulto? O porte do animal determina a idade exata dessa transição

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Filhotes de cachorro: como lidar com a fase de transição?

    Apesar da adolescência canina ser um período complexo, ele tem suas vantagens. Para os tutores, costuma ser uma fase muito boa, pois o cachorro tem muita disposição para brincar. Os laços com a família costumam ficar mais afetivos nessa fase da vida: você assiste o cãozinho que cuidou desde bebê crescer e abandonar hábitos típicos dos filhotes, como morder muito, destruir coisas e não parar um segundo. É recomendado que o tutor comece a estabelecer os limites justamente nesse período para que o animal não apresente comportamentos indesejáveis no futuro. Por isso, estabelecer uma rotina para o pet fará muito bem. Ter uma hora exata para comer, passear e dormir é essencial. Mesmo assim, o cachorrinho não abandonará o espírito brincalhão típico dos filhotes, por isso invista em brinquedos para cachorros mais elaborados para ajudar no desenvolvimento físico e mental dele.

    A partir de que idade o cachorro é adulto?

    Muita gente se pergunta com quanto tempo o cachorro fica adulto. Os filhotes de cachorro são uma fofurinha e muitos tutores desejam que os animais permaneçam nessa fase da vida para sempre. É aí que surge a dúvida: cachorro é filhote até que idade? A resposta para esse questionamento dependerá do porte do animal, que determinará até que idade o cachorro é considerado filhote. Para os cachorros de porte grande e gigante (acima de 26 e 45 kg), a fase adulta começa entre os 15 e 24 meses de idade. Os de porte médio (11 a 25 kg) atingem a fase adulta aos 12 meses de idade. Já os doguinhos miniatura e de porte pequeno (4 kg e entre 5 a 10kg), chegam na fase adulta entre os 8 e 10 meses. Essa diferenciação acontece por causa do período da fase de crescimento de cada porte. Embora todos tenham um pico de crescimento acentuado, os cães grandes e gigantes demoram mais para amadurecer do que os menores.

    Redação: Hyago Bandeira

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
    xixi

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

    Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
    Adoção

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

    Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Que características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

    Passo a passo: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo (filhotes e adultos)
    xixi

    Passo a passo: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo (filhotes e adultos)

    Xixi em todos os cantos e um cheiro característico pela casa? Alguns tutores sofrem na tentativa de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, mas esse problema não é impossível de corrigir. Com o treinamento correto e uma rotina bem definida, qualquer cãozinho (seja filhote, adulto ou até um idosinho) pode aprender a fazer suas necessidades no lugar destinado para isso. Em apartamento ou numa casa com quintal, abaixo você confere o passo a passo para ensinar perfeitamente o seu animal como acertar o xixi!

    Cachorro filhote ou adulto: saiba a importância da socialização em todas as fases
    Adestramento

    Cachorro filhote ou adulto: saiba a importância da socialização em todas as fases

    A fase de adaptação da vida de um cachorro filhote é cheia de descobertas e experiências diferentes tanto para o animal, quanto para os tutores. Além do bichinho precisar se acostumar com a vida longe da ninhada e da mãe, ele também deve aprender, nos primeiros meses, a lidar com as novas experiências que vida com humanos vai trazer. Uma forma de fazer esse processo mais simples tanto para o filhote quanto para o cachorro adulto é a socialização e você pode ajudar o seu novo amigo nesse ponto. Saiba mais sobre a importância de um animal sociável desde sempre!

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >