Aprender sobre o comportamento canino é algo que pode ajudar muitos tutores na jornada como pai de pet, isso porque algumas atitudes caninas têm relação com a personalidade e com a fase da vida do animal. Todo cãozinho passa por uma transição da infância para a vida adulta, o que chamamos de "adolescência canina". Nessa fase, o cachorro fica com hormônios à mil e passa por muitas mudanças comportamentais. Ele está descobrindo novas maneiras de se relacionar com o mundo, o que o deixa mais ativo e curioso. A adolescência canina acontece entre os 6 e 18 meses de vida do doguinho. Para entender melhor sobre a fase de transição e quando o cachorro é adulto, reunimos algumas informações sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como é a fase de transição dos filhotes de cachorro para adultos?

Cada cachorro demonstra a adolescência canina de uma forma particular. De modo geral, nesta fase da vida os machos costumam demonstrar a vontade de se destacarem como macho alfa. Eles podem fazer mais xixi para marcar território e ficarem mais ariscos durante os passeios. Já as cachorras fêmeas costumam entrar em disputa por seu espaço, podendo se tornar mais possessivas. Para elas, a adolescência canina é marcada pela maturidade hormonal e o primeiro cio.

Essa é uma fase de mudanças e os tutores precisam mostrar para os filhotes de cachorro que não são eles que mandam. Até porque, é na adolescência canina que ficam definidos os comportamentos que o cachorro adulto levará para o resto da vida. A socialização do cão durante esse período é muito importante, principalmente para evitar a intolerância com outros animais e maus comportamentos em sociedade. No caso de cachorros de raças mais dominantes, é recomendado que os tutor invista em técnicas de adestramento para ter mais controle - vale até mesmo contratar um adestrador comportamentalista para evitar a desobediência e outros problemas na vida adulta.

filhote de cachorro na caminha para cachorro

Filhotes de cachorro: como lidar com a fase de transição?

 

Apesar da adolescência canina ser um período complexo, ele tem suas vantagens. Para os tutores, costuma ser uma fase muito boa, pois o cachorro tem muita disposição para brincar. Os laços com a família costumam ficar mais afetivos nessa fase da vida: você assiste o cãozinho que cuidou desde bebê crescer e abandonar hábitos típicos dos filhotes, como morder muito, destruir coisas e não parar um segundo. É recomendado que o tutor comece a estabelecer os limites justamente nesse período para que o animal não apresente comportamentos indesejáveis no futuro. Por isso, estabelecer uma rotina para o pet fará muito bem. Ter uma hora exata para comer, passear e dormir é essencial. Mesmo assim, o cachorrinho não abandonará o espírito brincalhão típico dos filhotes, por isso invista em brinquedos para cachorros mais elaborados para ajudar no desenvolvimento físico e mental dele.

A partir de que idade o cachorro é adulto?

Muita gente se pergunta com quanto tempo o cachorro fica adulto. Os filhotes de cachorro são uma fofurinha e muitos tutores desejam que os animais permaneçam nessa fase da vida para sempre. É aí que surge a dúvida: cachorro é filhote até que idade? A resposta para esse questionamento dependerá do porte do animal, que determinará até que idade o cachorro é considerado filhote. Para os cachorros de porte grande e gigante (acima de 26 e 45 kg), a fase adulta começa entre os 15 e 24 meses de idade. Os de porte médio (11 a 25 kg) atingem a fase adulta aos 12 meses de idade. Já os doguinhos miniatura e de porte pequeno (4 kg e entre 5 a 10kg), chegam na fase adulta entre os 8 e 10 meses. Essa diferenciação acontece por causa do período da fase de crescimento de cada porte. Embora todos tenham um pico de crescimento acentuado, os cães grandes e gigantes demoram mais para amadurecer do que os menores.

Redação: Hyago Bandeira