A tela de proteção para gatos é um acessório indispensável para quem pretende adotar um gatinho. Antes mesmo de receber o novo membro em casa é necessário instalar as telas em todas as janelas (e até basculantes)  para garantir a segurança para o animal. Se engana quem acha que os felinos possuem 7 vidas ou não se machucam ao cair de grandes alturas. Além de evitar quedas e acidentes, a tela de segurança para gatos é muito importante para evitar que o bichano fuja. A criação indoor é sempre o mais indicado, já que as famosas voltinhas comuns são o motivo de uma série de perigos para saúde e bem-estar desses animais. O Patas da Casa separou 4 dicas para escolher a melhor tela para proteção de gatos para sua casa. Confira!

1) Tela de proteção para gatos: nem todo material é adequado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A rede proteção para gatos pode ser feita de vários materiais diferentes. Mas será que todos eles são bons para os felinos? Conforme as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as redes de segurança não devem ser fabricadas com materiais reciclados. Mas mesmo seguindo a norma, alguns materiais podem ser considerados melhores que outros. Os três tipos de tela para proteção de gatos mais conhecidos são os de arame, poliamida e polietileno. Cada um tem uma vantagem específica. As redes de arame são muito resistentes, entretanto, nem o material não possui elasticidade e pode acabar machucando a pata do gato ou deixá-la presa. Por isso, esse tipo de material não é muito indicado para os felinos mais arteiros.

Já as redes de polietileno são conhecidas por sua resistência não só ao gatinho, como também ao clima. O polietileno é um tipo de plástico muito usado na fabricação de inúmeros objetos. A grande vantagem dessa tela para proteção de gatos é que ela não enferruja como a de arame, são mais leves e flexíveis e possuem alta durabilidade.

Por último, a rede feita de poliamida apresenta uma vantagem muito importante na hora de procurar uma tela de proteção para gatos: preço. Esse material é conhecido por ser mais barato, sem deixar de lado a eficácia na proteção. Também conhecida como nylon, a poliamida é um material com uma durabilidade menor e menos resistente ao tempo. Os gatinhos que são acostumados a destruir os móveis da casa, por exemplo, podem acabar com esse tipo de rede com facilidade. Por isso, considere a personalidade do animal antes de escolher a melhor opção.


Tela de proteção para gatos: quintal precisa de segurança assim como janelas
Tela de proteção para gatos: quintal precisa de segurança assim como janelas

2) Tela proteção: gatos precisam que rede tenha tamanho adequado

O tamanho do buraco da rede é muito importante na hora de escolher a tela proteção para gatos. A confusão pode ocorrer porque o tamanho padrão para a proteção de adultos e crianças é de 5x 5cm. Entretanto, quando falamos de felinos, o tamanho da rede mais seguro e mais recomendado é de 3x3 cm. Esse padrão é ideal para evitar que o animal consiga colocar o focinho entre um nó e outro e, assim, morder a tela. Essa indicação é tanto para um gato adulto quanto um filhote.

3) Tela de proteção contra gatos: acessório precisa de garantia de uso

Conforme a norma regulamentadora da ABNT, a tela de segurança para gatos precisa contar com uma garantia de uso de no máximo 3 anos. Na hora da compra, o tutor deve prestar atenção nisso, pois o produto precisará ser trocado ao ultrapassar o período. A proteção do gato deve estar sempre em dia e o gateiro deve estar sempre atento ao prazo de garantia. Esse cuidado é necessário seja qual for o lugar da casa da tela de proteção para gatos: quintal ou janela. A garantia não pode ser ultrapassada.

4) Tela de proteção para gatos removível: avalie como será a instalação e desinstalação do item

A instalação da rede pelo lado de dentro da casa facilita a remoção do acessório nos dias de faxina. O modo de instalação da tela de segurança para gatos também é algo que deve ser observado. Pergunte sempre ao fornecedor como é feita a remoção e instalação adequada e se isso sempre vai depender de um profissional. A rede deve estar sempre bem presa para que o gato esteja realmente em segurança. Caso a tela seja removida em algum momento, não deixe o gato entrar no cômodo em hipótese alguma.

Redação: Hyago Bandeira