Nos dias mais quentes do ano, e em especial no verão, os animais de estimação sofrem com as altas temperaturas. Nem sempre é fácil de identificar um gato com calor porque o comportamento natural dos bichanos é tentar esconder qualquer tipo de desconforto que eles sintam, mas os efeitos do calor podem deixar os felinos bem incomodados. Por isso, é importante pensar em alternativas de como refrescar e cuidar do gato nessa época. O colchão gelado pet, por exemplo, é um acessório que vem se tornando cada vez mais popular entre os tutores de cachorro, mas será que essa é uma boa opção também para os gatinhos? Saiba mais a seguir!

Tapete gelado para pet: uma opção para dias quentes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O colchão gelado pet - ou tapete gelado para pet - tem se tornado um acessório comum na época do verão ou dias mais calorentos. Mas como ele funciona? É bem simples e não precisa de refrigeração, água gelada, nem nada do tipo. Na realidade, dentro do colchão existe um gel que é ativado com o peso e a pressão do animal, então assim que o gato deita sobre o tapete, o acessório já começa a fazer efeito. O produto promete abaixar a temperatura em alguns graus da que está registrada no ambiente, mas nada exagerado ou que seja prejudicial para a saúde do gato.

Além disso, a sensação refrescante costuma durar de 3 a 4 horas, o que é um tempo considerável para os dias quentes. Depois disso, é necessário deixar o tapete gelado para gatos sem uso por pelo menos 30 minutos. Acaba sendo uma ótima opção para quem mora em lugares que fazem muito calor, pois o gatinho sempre vai ter um refúgio para se refrescar.


Gato com calor: existem outras formas de refrescar o bichano nos dias quentes, como as fontes de água
Gato com calor: existem outras formas de refrescar o bichano nos dias quentes, como as fontes de água

O que levar em consideração na hora de comprar um tapete gelado para gatos?

O principal ponto que deve ser analisado nessa hora é o porte e o peso do gato. Como já foi dito, o acessório só é ativado quando o animal deita em cima dele, mas é necessário que haja um peso mínimo para isso acontecer. Logo, gatos muito magrinhos podem não conseguir ativar o colchão gelado pet, principalmente se o acessório for destinado para animais mais pesados e de grande porte. Então, se você pretende investir em um tapete gelado para gatos, não esqueça de verificar as especificações do acessório e procurar por avaliações de outros compradores na internet. O ideal é procurar por produtos que atendam às necessidades do bichano.

Confira outras formas de como refrescar o gato no calor

Com o tapete gelado, gato com certeza vai conseguir aliviar os efeitos do calor, mas essa não é a única forma de ajudar o animal nos dias quentes. Incentivar a hidratação do pet é uma ótima forma de fazer isso. As fontes de água, por exemplo, estimulam o gatinho a beber mais líquido porque eles amam água corrente. Se isso não for possível, uma tática que funciona é deixar vários potinhos com água espalhados pela casa, facilitando o acesso do bichano a eles. Uma boa dica, inclusive, é colocar pedrinhas de gelo na água para refrescar ainda mais. Por fim, o sachê também é uma opção viável quando estiver muito quente, pois o alimento possui uma concentração maior de líquido em sua composição - e pode até ser oferecido levemente resfriado.

Redação: Juliana Melo