Quando falamos em shampoo para gatos, muitos tutores podem estranhar, principalmente porque a maioria sabe que os felinos são animais que se higienizam sozinhos. Mas o surgimento de doenças de pele ou de parasitas no gato pode fazer necessário o uso do shampoo para gato. Mas você sabe como o produto funciona? O Patas da Casa separou algumas dicas infalíveis sobre shampoo, gatos com alergia, doenças de pele e lavagem. Dá só uma olhada!

Shampoo: gato saudável não precisa de banho

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Seu gatinho está saudável, sem alergias ou doenças de pele? Nesse caso, você deve correr do shampoo de gato. Os banhos em felinos tendem a ser muito traumáticos e estressantes, principalmente porque a maioria deles não suporta o contato com a água. O tratamento com shampoo para gatos só é indicado em bichanos que estão passando por alguma complicação de saúde. A orientação de um médico veterinário de confiança para saber como dar o banho da melhor maneira é fundamental.

Quando usar o shampoo de gato?

Animais saudáveis não devem tomar banho em nenhuma hipótese. Por isso, o shampoo para gato só é indicado em felinos com alergias, doenças de pele ou infestação de pulgas e carrapatos. Nesse caso, é provável que o próprio veterinário indique o melhor shampoo de gato para o caso do seu animal de estimação. Mas será que existe algum outro caso que dar banho em gato pode ser possível? Uma possibilidade de dar um banho em um felino e utilizar um shampoo para gatos é quando o animal está muito sujo e é impossível limpar a sujeira com lenços umedecidos (situação comum com gatinhos abandonados) - isso é mais comum com filhotinhos que ainda não conseguem se limpar sozinhos. Até porque os gatos são totalmente capazes de fazer sua própria higiene e por isso o banho em felinos saudáveis é quase sempre desnecessário.


Shampoo de gato: indicação do veterinário é essencial para usar produto sem causar estresse ao animal
Shampoo de gato: indicação do veterinário é essencial para usar produto sem causar estresse ao animal

Quais são os tipos de shampoo para gatos?

Agora que você sabe quando usar e não usar o shampoo de gato, é preciso saber como funciona cada modelo do produto. Existem tipos diferentes de shampoo para gatos e isso vai mudar o funcionamento do produto. Veja abaixo informações sobre os mais conhecidos:

  • Shampoo antipulgas para gatos: essa opção é feita para controlar o animal que está sofrendo com infestações de parasitas. O produto é capaz de matar a pulga existente e repelir a chegada de novas intrusas por um certo tempo.

  • Shampoo para gatos filhotes: a versão para filhotes dos shampoos dermatológicos geralmente possui uma composição mais suave e hidratante para o gatinho. Como o filhote de gato possui um corpo frágil, é importante que o produto utilizado seja de acordo com a idade recomendada.

  • Shampoo a seco para gatos: essa costuma ser a melhor opção, principalmente quando o tratamento da doença de pele ou alergia vai demandar passar o produto mais de uma vez. A espuma do shampoo é aplicada diretamente no corpo do gato e sem água, o que torna tudo mais agradável para o animal. O excesso do produto pode ser retirado com uma toalha.

  • Shampoo para gato dermatológico tradicional: o produto específico será determinado pelo diagnóstico do problema do felino. Geralmente, as versões tradicionais precisam do uso de água. Ingredientes como aloe e vera, aveia e óleo de abacate costumam ser comuns na composição desses produtos.

Redação: Hyago Bandeira