Encontrar pelo de gato caídos pela casa - seja em cima do sofá, da cama ou até mesmo presos às roupas - é uma situação bastante comum para quem tem um felino em casa. Mas quando isso começa a acontecer com uma frequência e quantidade maior do que o normal, é importante ficar atento. A queda de pelo em gatos pode ter diferentes causas, mas nem sempre é motivo de preocupação. Então, como saber diferenciar uma queda de pelos em gatos normal de um quadro mais grave? Quando se trata da queda de pelos em gatos, o que pode ser?
“Os pelos do meu gato estão caindo muito, devo me preocupar?”
Antes de mais nada, é preciso entender que a troca de pelos dos gatos é um processo totalmente natural e que costuma acontecer em determinadas épocas do ano, como na primavera, quando as temperaturas começam a subir. Embora no Brasil as estações se “confundam”, é importante observar os períodos em que a queda de pelos em gatos acontece com mais frequência, pois pode estar relacionada a uma troca natural de pelagem. Além do mais, outro fator que também pode influenciar nisso é a raça, já que algumas delas apresentam um ciclo mais rápido, o que, consequentemente, resulta em um gato caindo muito pelo.
Mas quando se trata de uma queda de pelo localizada em áreas específicas ou se o seu bichano sofrer uma perda excessiva ao mesmo tempo, é necessário investigar a causa por trás desse problema. Vale lembrar que o profissional mais recomendado para o diagnóstico e tratamento é um veterinário especialista em dermatologia.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Pelo do gato caindo: veja possíveis causas para o problema
• Dermatites
Existem vários tipos diferentes de dermatites, mas uma das principais é a alérgica que acontece por meio do contato direto ou inalação de substâncias alergênicas, podendo ocasionar a queda de pelos em gatos. Além disso, outros sintomas que podem ser observados são a pele vermelha e irritada, coceira e o surgimento de bolhas na região afetada. Caso esse seja o motivo por trás do pelo do gato caindo, o veterinário fará testes para averiguar se o seu bichano possui alergia a alguma substância e poderá receitar medicamentos para melhorar a situação do animal. Além disso, é importante privar o gatinho do contato com o alérgeno.
• Alergia alimentar
Outra causa bastante comum para a perda de pelo em gatos é a alergia alimentar. O quadro acontece quando algum componente presente na alimentação do felino causa uma reação alérgica, e os pelos caindo são um dos principais sinais disso. Nesse caso, é importante buscar orientações de um veterinário nutricionista para buscar rações e dietas alternativas que não comprometam a saúde do seu bichinho.
• Queimaduras causadas pelo sol
Por mais que os felinos tenham uma proteção do seu corpo com os pelos, eles também podem sofrer consequências se ficarem muito tempo expostos ao sol sem proteção solar. As queimaduras costumam causar vermelhidão, descamamento e a queda de pelos em gatos. Em casos mais graves, pode até surgir pequenas úlceras nos locais afetados. Por isso, o ideal é evitar que o seu gatinho fique muito tempo debaixo do sol, principalmente de 10h às 16h.
• Estresse
Os gatos também podem ficar estressados e ansiosos, e isso é algo que reflete diretamente no organismo deles. Mudanças de comportamento podem ser notadas e, junto a isso, outros sintomas físicos também podem aparecer, com a queda de pelo em gatos. Busque entender o motivo por trás do estresse do felino e converse com um veterinário a respeito disso.
• Gestação e amamentação
O período de gestação vem acompanhado de muitas mudanças hormonais e no metabolismo das gatinhas. Portanto, é algo que com certeza pode acabar influenciando na perda de pelos do gato. Como esse é um momento que acaba sendo estressante para os animais, e é justamente por isso que os pelos acabam caindo mais do que o normal. Então se a sua gatinha estiver grávida e isso acontecer, não é nada demais - mas é importante ter sempre o acompanhamento de um veterinário.
Ração para queda de pelos em gatos pode ajudar a melhorar a situação?
Quando percebemos o pelo do gato caindo mais do que o normal ou em regiões isoladas, uma das primeiras coisas que costumam passar pela nossa cabeça é: “será que devo trocar a ração do gato?”. A alimentação é uma das principais bases para manter um bichano saudável. É preciso garantir que o seu amigo de quatro patas receba todos os nutrientes necessários na quantidade certa para que o organismo esteja sempre funcionando perfeitamente.
Existe uma ração para queda de pelos em gatos que pode ser bastante útil no tratamento. Contudo, isso não deve ser feito de qualquer maneira: o ideal é consultar o veterinário sobre essa necessidade de trocar a ração e até pedir orientações de como isso deve ser feito. Os felinos têm um paladar bem criterioso, e podem não responder bem a essa troca de alimentos, então é importante saber como fazer isso da melhor forma.
Redação: Juliana Melo
