Encontrar pelo de gato caídos pela casa - seja em cima do sofá, da cama ou até mesmo presos às roupas - é uma situação bastante comum para quem tem um felino em casa. Mas quando isso começa a acontecer com uma frequência e quantidade maior do que o normal, é importante ficar atento. A queda de pelo em gatos pode ter diferentes causas, mas nem sempre é motivo de preocupação. Então, como saber diferenciar uma queda de pelos em gatos normal de um quadro mais grave? Quando se trata da queda de pelos em gatos, o que pode ser? 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

“Os pelos do meu gato estão caindo muito, devo me preocupar?”

Antes de mais nada, é preciso entender que a troca de pelos dos gatos é um processo totalmente natural e que costuma acontecer em determinadas épocas do ano, como na primavera, quando as temperaturas começam a subir. Embora no Brasil as estações se “confundam”, é importante observar os períodos em que a queda de pelos em gatos acontece com mais frequência, pois pode estar relacionada a uma troca natural de pelagem. Além do mais, outro fator que também pode influenciar nisso é a raça, já que algumas delas apresentam um ciclo mais rápido, o que, consequentemente, resulta em um gato caindo muito pelo.

Mas quando se trata de uma queda de pelo localizada em áreas específicas ou se o seu bichano sofrer uma perda excessiva ao mesmo tempo, é necessário investigar a causa por trás desse problema. Vale lembrar que o profissional mais recomendado para o diagnóstico e tratamento é um veterinário especialista em dermatologia.

queda de pelo em gatos: gato com pelos caindo

Pelo do gato caindo: veja possíveis causas para o problema

 

• Dermatites

Existem vários tipos diferentes de dermatites, mas uma das principais é a alérgica que acontece por meio do contato direto ou inalação de substâncias alergênicas, podendo ocasionar a queda de pelos em gatos. Além disso, outros sintomas que podem ser observados são a pele vermelha e irritada, coceira e o surgimento de bolhas na região afetada. Caso esse seja o motivo por trás do pelo do gato caindo, o veterinário fará testes para averiguar se o seu bichano possui alergia a alguma substância e poderá receitar medicamentos para melhorar a situação do animal. Além disso, é importante privar o gatinho do contato com o alérgeno.

• Alergia alimentar

Outra causa bastante comum para a perda de pelo em gatos é a alergia alimentar. O quadro acontece quando algum componente presente na alimentação do felino causa uma reação alérgica, e os pelos caindo são um dos principais sinais disso. Nesse caso, é importante buscar orientações de um veterinário nutricionista para buscar rações e dietas alternativas que não comprometam a saúde do seu bichinho. 

• Queimaduras causadas pelo sol

Por mais que os felinos tenham uma proteção do seu corpo com os pelos, eles também podem sofrer consequências se ficarem muito tempo expostos ao sol sem proteção solar. As queimaduras costumam causar vermelhidão, descamamento e a queda de pelos em gatos. Em casos mais graves, pode até surgir pequenas úlceras nos locais afetados. Por isso, o ideal é evitar que o seu gatinho fique muito tempo debaixo do sol, principalmente de 10h às 16h.

• Estresse

Os gatos também podem ficar estressados e ansiosos, e isso é algo que reflete diretamente no organismo deles. Mudanças de comportamento podem ser notadas e, junto a isso, outros sintomas físicos também podem aparecer, com a queda de pelo em gatos. Busque entender o motivo por trás do estresse do felino e converse com um veterinário a respeito disso.

• Gestação e amamentação

O período de gestação vem acompanhado de muitas mudanças hormonais e no metabolismo das gatinhas. Portanto, é algo que com certeza pode acabar influenciando na perda de pelos do gato. Como esse é um momento que acaba sendo estressante para os animais, e é justamente por isso que os pelos acabam caindo mais do que o normal. Então se a sua gatinha estiver grávida e isso acontecer, não é nada demais - mas é importante ter sempre o acompanhamento de um veterinário.

Ração para queda de pelos em gatos pode ajudar a melhorar a situação?

Quando percebemos o pelo do gato caindo mais do que o normal ou em regiões isoladas, uma das primeiras coisas que costumam passar pela nossa cabeça é: “será que devo trocar a ração do gato?”. A alimentação é uma das principais bases para manter um bichano saudável. É preciso garantir que o seu amigo de quatro patas receba todos os nutrientes necessários na quantidade certa para que o organismo esteja sempre funcionando perfeitamente. 

Existe uma ração para queda de pelos em gatos que pode ser bastante útil no tratamento. Contudo, isso não deve ser feito de qualquer maneira: o ideal é consultar o veterinário sobre essa necessidade de trocar a ração e até pedir orientações de como isso deve ser feito. Os felinos têm um paladar bem criterioso, e podem não responder bem a essa troca de alimentos, então é importante saber como fazer isso da melhor forma.

Redação: Juliana Melo