O arranhador para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais fundamentais na rotina dos felinos. Além de ser uma forma de desestressar os bichanos no dia a dia e garantir seu bem-estar, o hábito de afiar as garras faz parte do instinto natural dos gatos e não deve ser inibido. É por isso que ter um objeto específico para isso, como o arranhador, é tão importante.

Mas sabia que, dependendo do material com que o acessório é feito, é necessário trocar os arranhadores para gatos com uma frequência maior? Para saber quando é o momento certo, vale ficar atento a algumas coisas - e o Patas da Casa te ajuda nessa missão!

Arranhador para gatos: quando trocar por um modelo novo?

Saber quando trocar exatamente o seu arranhador para gatos, é importante observar muito bem o estado do acessório desde o início. Existem alguns fatores que indicam que é hora de fazer essa substituição, quando o material já está muito desfiado e/ou sem fazer efeito nas garras do seu gatinho. Além disso, quando para de fazer “efeito”, os felinos tendem a procurar outras alternativas para manter as garras afiadas, como arranhar os móveis de casa e outros objetos.

De toda forma, existem alguns arranhadores para gatos que têm uma durabilidade maior do que outros, como é o caso do arranhador de sisal. Já o arranhador de papelão para gatos é o mais frágil de todos, e pode ser trocado por um refil ou por um material novo regularmente. A recomendação é a seguinte:

  • Arranhador para gatos de sisal: é necessário trocar sempre que estiver muito desgastado.

  • Arranhador para gatos de feltro: é necessário trocar pelo menos uma ou duas vezes por ano.

  • Arranhador para gatos de papelão: é necessário trocar pelo menos uma vez por mês ou, no máximo, a cada três meses.


O arranhador de papelão para gatos pode ser anexado em móveis ou na parede
O arranhador de papelão para gatos pode ser anexado em móveis ou na parede

Como fazer arranhador para gatos?

Dependendo do modelo escolhido, você nem precisa gastar muito para repor o acessório. No caso do arranhador de papelão para gatos, por exemplo, você é capaz de investir seu próprio tempo para fazer você mesmo o brinquedo! O melhor de tudo é que você nem precisa de muito, basta alguns pedaços de papelão recortados em tiras, uma caixa de papelão inteira, régua, estilete e cola quente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Parece complicado, mas não é: basta pegar a base da caixa - que vai servir como a base do arranhador - e, depois de pegar as medidas da altura e comprimento, é só cortar as tiras baseadas nisso. Em seguida, cole essas mesmas tiras na base com a cola quente e espere secar. O arranhador para gatos está pronto, e o melhor de tudo é que você é que vai escolher o melhor lugar para anexá-lo: pode ser na própria parede ou em algum cantinho de móvel, simulando um arranhador de gato para sofá, por exemplo.

Saiba qual é a importância de um arranhador para gatos

Ao investir em um arranhador para gatos, sofá e outros móveis serão facilmente poupados das garras do seu amigo felino. E pensa que parou por aí? Não mesmo: existem vários outros benefícios de ter o acessório em casa. Para começar, isso é algo que relaxa os músculos do animal e é capaz de desestressá-lo no dia a dia - especialmente se ele não é do tipo que gosta de se movimentar muito. Além disso, o objeto ajuda a manter as unhas do gato saudáveis e bem aparadas, evitando que elas provoquem machucados no próprio pet e em quem convive com ele.

Além disso, o arranhador para gatos funciona basicamente como um tipo de brinquedo para esses animais: ou seja, garante a diversão do seu pet por horas e horas. Ele, inclusive, é capaz de deixar os bichanos super entretidos, aumentando a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Redação: Juliana Melo