Não importa se você tem um filhote de gato ou um adulto, uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. Afinal, uma alimentação rica em nutrientes é um dos principais cuidados para que nossos animais de estimação vivam com qualidade de vida e longe de doenças. Ainda assim, é comum que os tutores tenham dúvidas sobre qual a quantidade de ração para gatos ideal. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber na hora de montar a dieta do seu bigodudo. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato filhote: qual a quantidade de ração para gato nos primeiros meses de vida?

Na hora de alimentar o gato filhote, é comum ficar em dúvida sobre a quantidade ideal de ração. Afinal, a fase de crescimento do animal exige cuidados nutricionais redobrados, já que ele possui uma capacidade digestiva menor e, consequentemente, come menos por refeição. Por isso, a ração para gato filhote é reforçada para garantir os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável do animal e oferecer a energia adequada. Para não errar na quantidade, é importante levar em consideração o peso do seu bichano e seguir as orientações da embalagem da ração de gato escolhida, já que a quantidade de calorias e nutrientes pode variar de uma ração para outra. Mas, de maneira geral, é possível seguir a tabela abaixo: 

Gatos com peso até 1,6 kg: a quantidade de ração pode variar entre 10 e 20 gramas por dia;

Gatos com peso entre 1,6 e 3,7 kg: a quantidade de ração pode variar entre 25 e 40 gramas por dia. 

Nesse caso, vale lembrar que o indicado é oferecer a ração para gato filhote pelo menos quatro vezes ao dia. 

Ração para gato adulto: nem mais, nem menos

Assim como acontece com os humanos, as necessidades nutricionais dos felinos também mudam com o passar dos anos. Por isso, a partir dos 12 meses de idade, o seu bichano vai precisar de uma nova dieta nutritiva, equilibrada e capaz de suprir as suas necessidades diárias. As atividades físicas do seu pet, por exemplo, devem ser levadas em consideração. Para não errar na quantidade de ração de gato, é preciso estar atento à fórmula nutricional do alimento e as necessidades do seu pet de acordo com o peso dele:

Gatos com peso entre 4 e 6 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 40 e 80 gramas por dia;

Gatos com peso entre 7 e 9 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 60 e 100 gramas por dia;

Gatos acima dos 10 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 80 e 120 gramas por dia.

Em caso de dúvidas, vale apostar nas calculadoras de quantidade de ração disponíveis na internet ou consultar um médico veterinário.

gato comendo ração para gato filhote

Ração para gatos castrados: é preciso ter uma atenção especial com a alimentação do felino

 

A castração gera uma série de mudanças no corpo do animal, entre elas a diminuição da produção hormonal. Essas alterações pode ocasionar o aumento de peso. Por isso, quando se trata da alimentação de um gato castrado, as necessidades nutricionais são diferentes. Sendo assim, o primeiro passo é investir em uma ração para gatos castrados para garantir que os nutrientes e os níveis calóricos sejam ajustados. Quanto a quantidade de comida, é importante conversar com um especialista para não errar na medida. 

Qual a quantidade de ração para gato idoso?

A partir dos 7 anos, os felinos entram na velhice e passam a ter novas necessidades nutricionais. A ração para gato idoso precisa ser reforçada com antioxidantes e nutrientes que protegem os ossos e intestino. Geralmente, esses alimentos têm uma concentração mais baixa de sódio e outros componentes que podem prejudicar a função renal do animal, que já está mais frágil ainda. Um gato saudável precisa comer de 2 a 3 vezes por dia - e não se esqueça que a transição para o novo alimento precisa ser gradual.

Gatos com peso entre 1,5 e 5 kg: a quantidade de ração pode variar entre 35 e 75 gramas por dia;

Gatos com peso entre 5 e 10 kg: a quantidade de ração pode variar entre 75 e 120 gramas por dia.

Se o seu gato idoso possui algum problema de saúde, como insuficiência renal ou diabetes, tudo muda. O médico veterinário deve avaliar se será necessário mudar para uma ração medicamentosa. Portanto, a quantidade deve obedecer o indicado pela marca fabricante e pelo profissional que acompanha o seu gatinho

Quantas vezes por dia devo alimentar o meu gato? 

Diferente dos cachorros, os gatos são animais apegados à rotina. Por isso, na hora de alimentar o seu bichano, saiba que os horários e a quantidade certa de ração de gato pode fazer toda a diferença. Um gato filhote, por exemplo, precisa ter a sua porção de comida diária dividida em 3 ou 4 refeições. Já um gato adulto gasta menos calorias e, por isso, pode se alimentar apenas duas vezes por dia tranquilamente. E lembre-se: é importante utilizar um comedouro para gatos limpo e adequado para o tamanho do seu pet na hora de alimentá-lo.