Se você tem um gatinho, provavelmente já deve ter ouvido falar do catnip, certo? Também conhecida como a “erva de gato”, essa substância está presente em vários acessórios e brinquedos para os felinos. O motivo para isso é simples: trata-se de uma planta medicinal que faz parte da família da hortelã e que causa certos efeitos no comportamento do gato, deixando ele mais relaxado e até desinibido. No entanto, algumas dúvidas ainda surgem quando falamos da erva de gato: como usar? Para que serve? Os efeitos podem ser diferentes para cada animal? Para esclarecer essas dúvidas, separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Erva de gato: para que serve o famoso “catnip”?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para quem não sabe o que é erva de gato, chegou a hora de entender! A planta é bastante conhecida por causar algumas mudanças no comportamento dos bichanos. Isso quer dizer que um gatinho muito estressado, por exemplo, tende a ficar mais tranquilo se entrar em contato com a planta. O inverso também pode acontecer, ou seja, um gato que é mais quietinho e inibido pode ficar mais ativo, já que o catnip também funciona como um estimulante de exercícios físicos e brincadeiras. É por isso, inclusive, que muitos brinquedos costumam ser fabricados com um pouquinho da erva de gato na sua composição: a ideia é justamente fazer os bichanos se distraírem e se entreterem o máximo possível.

Além disso, a erva de gato também pode ajudar no adestramento dos felinos e controlar a obesidade, uma vez que o animal passa a fazer exercícios físicos mais regularmente. Então, pode-se de dizer que o catnip é uma plantinha com várias utilidades e que pode trazer muitos benefícios para o seu amigo de quatro patas!


A erva de gato pode ser encontrada no interior de alguns brinquedos
A erva de gato pode ser encontrada no interior de alguns brinquedos

Erva de gato: efeitos podem variar de acordo com o comportamento de cada animal

Como já foi dito, a erva de gato pode se manifestar de diferentes formas. Tudo vai depender da personalidade do animal. Se o seu gatinho é mais introspectivo e não gosta muito de agitação, essa é uma ótima chance de fazer ele ficar mais desinibido. Algumas mudanças que podem acontecer são balançar o rabo sem parar, correr de lado para o outro e até mesmo sair pulando pela casa. Já em casos onde o gatinho está muito estressado e ansioso por algum motivo, a erva de gato surge como uma forma de acalmá-lo e ajudar o animal a desestressar. O efeito costuma durar cerca de 10 a 15 minutos depois que o gato entra em contato com a plantinha, e em seguida ele tende a ficar sonolento e cansado.

Contudo, vale destacar que filhotes, idosos e alguns animais castrados podem ser imunes aos efeitos da erva de gato. Nesses casos, o bichano não vai apresentar nenhum tipo de efeito com o catnip.

Erva de gato: como usar e em que momentos ela pode ser benéfica?

Agora que você já sabe como funciona a erva de gato, saber como dar catnip para o gato não vai ser nenhum problema. Existem diferentes formas de utilizar a plantinha, e vários brinquedos para gatos já vem com a substância no seu interior, por exemplo. Mas para quem deseja comprar um catnip por conta própria, algumas opções são colocar um pouquinho da erva nos arranhadores, no chão ou por cima de algum brinquedo. 

Os felinos podem até comer catnip, porque não é algo que prejudica o organismo deles - mas cuidado com os excessos, hein? Nesses casos, recomenda-se colocar um pouco de catnip em cima da ração do gato quando ele estiver muito relutante para se alimentar, por exemplo.

Redação: Juliana Melo