Todo mundo que tem um felino em casa sabe: as unhas de gato e suas funções são essenciais para o instinto natural da espécie. No entanto, para evitar que as garrinhas afiadas dos bichanos danifiquem móveis, cortinas e até machuquem as pessoas, muitos tutores têm adotado o uso do protetor de unha para gatos, também conhecido como “unha postiça para gatos”. Mas será que esse revestimento para as unhas realmente funciona? Ele tem mais vantagens ou desvantagens? É confortável ou incomoda o bichinho? A seguir, saiba mais sobre esse polêmico acessório e decida, por conta própria, se você deve ou não usá-lo no seu animal de estimação.

O que um protetor de unha para gatos promete?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apresentado como uma maneira segura e atóxica de ocultar as unhas afiadas dos gatinhos, o protetor de unha surgiu no começo da década de 1990. Basicamente, ele é uma capa de silicone ou polímero vinílico que se encaixa nas garras do animal de estimação para evitar que ele saia arranhando sofás, pessoas, cães e outros gatos.

O protetor de unha de silicone é um produto barato, leve, fácil de aplicar em casa e dura entre quatro a seis semanas (caem por conta própria à medida que as unhas crescem). Por conta da popularidade crescente nos últimos anos, os fabricantes desenvolveram diferentes tamanhos e cores – geralmente neon – para se adequar ao gosto de cada um.

Protetor de unha de gato: 5 motivos para não usar o acessório

Muitos especialistas alertam que os protetores de unha para gato geram mais danos que benefícios aos animais. É um recurso que, além de incomodar alguns bichanos, pode atrapalhar a manifestação de comportamentos naturais, como arranhar superfícies para marcar territórios por aí. Confira abaixo essas e outras razões para não usar o protetor de unha de gato no seu pet:

1) Incomoda alguns gatinhos

Com o protetor de unhas, muitos gatos podem ter dificuldades de locomoção ou ficar extremamente desconfortáveis com o acessório. Para tentar se livrar do problema, eles passam a roer a capa protetora sem parar, especialmente quando o produto não foi aplicado corretamente ou há excesso de cola sobre a unha. Ao remover a capa, o animal corre o risco de engolir restos do material e se engasgar.

2) Afeta o instinto natural de arranhar

Arranhar é um comportamento natural dos gatos. As unhas funcionam como ferramentas para capturar e segurar presas, arrancar a carne dos ossos, subir em lugares altos, além de ser um mecanismo de defesa. Por isso, muita gente concorda (até alguns fabricantes, que incluem um aviso no produto), que os protetores de unhas não são destinados a gatos que vivem ao ar livre ou têm acesso a áreas externas.

3) Prejudica a marcação de território

Os gatos têm glândulas de feromônios em suas patas. Quando eles arranham superfícies verticais, como móveis e paredes, é um sinal de que estão marcando território, e não apenas trabalhando para manter suas garras limpas e afiadas. Portanto, o uso do protetor de unha para gatos pode prejudicar esse tipo de comportamento felino.

4) Limita a capacidade do gato de esticar e retrair completamente suas garras

Quando os gatos estão relaxados, as suas garras ficam escondidas. Mas sob determinados estímulos (uma situação ameaçadora para o animal, por exemplo), elas são estendidas para fora e para baixo graças à função dos tendões flexores. Com os protetores colados diretamente sobre as unhas, essa função retrátil pode ficar comprometida.

5) Pode ser difícil de aplicar e causar estresse no animal

Definitivamente, há uma curva de aprendizado para aplicar corretamente o protetor de unhas. Se o seu gato não gosta de ter as patas manuseadas por você, colar as minúsculas coberturas plásticas sobre unhas pode ser um grande desafio. Esse processo também pode deixar o gatinho muito estressado.


O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos
O protetor de unha de gato pode prejudicar o instinto natural dos felinos

Afinal, devo ou não usar o protetor de unha em gatos?

O uso do acessório vai do bom senso de cada tutor. Gatos diferentes têm experiências diferentes com as capas protetoras de unha e, portanto, você deve avaliar se elas realmente são indispensáveis. Para desviar o foco de móveis e outros objetos que costumam ser arranhados pelos bichinhos, há algumas técnicas que você pode tentar primeiro. Veja três delas:

  • Desencoraje seu gato a arranhar seus móveis, cobrindo-os com papel alumínio, usando fita dupla face ou um protetor de plástico;
  • Você também pode cortar as unhas do seu gato em casa ou no pet shop para reduzir a vontade que ele tem de arranhar tudo à sua volta.

Redação: Guilherme Segal