Comportamento

Por que os gatos cheiram o nariz do dono?

Quer entender por que os gatos cheiram o nariz do dono? Veja a seguir o que a gente descobriu sobre o assunto!
Quer entender por que os gatos cheiram o nariz do dono? Veja a seguir o que a gente descobriu sobre o assunto!

Os felinos são companheiros incríveis para se ter por perto, mas ninguém pode negar que o comportamento do gato é bastante curioso. Quem tem um bichano, provavelmente já se perguntou a respeito de alguma atitude inusitada que o animal teve, como afofar humanos e cobertas ou morder durante as brincadeiras. Mas, dentre tantos tipos de comportamento, um que intriga os humanos é por que os gatos cheiram o nariz do dono. Se isso já aconteceu com você, chegou a hora de entender o motivo por trás dessa reação.

Comportamento felino: por que os gatos cheiram o nariz do dono?

Se engana quem pensa que os gatos não são animais carinhosos. A questão é que, diferente dos cães, que são animais naturalmente mais comunicativos, o amor de gato é sutil e seletivo. Os bichanos dificilmente se entregam a qualquer pessoa que apareça em seu caminho; é preciso conquistá-los para desfrutar do afeto e carinho de um gato. Mas como saber que o gato ama o dono? Bom, é simples: se o seu bichano cheira o seu nariz e está sempre perto de você é porque ele certamente ama a sua companhia.

Na prática, quando um gato encosta o focinho no rosto de alguém, ele está esfregando glândulas oronasais na região - coisa que esses animais só fazem com quem eles realmente gostam.  Então, é isso mesmo: os gatos cheiram o nariz do dono porque essa é a forma que eles encontram de demonstrar o amor que sentem por seus humanos. Pode-se dizer até mesmo que isso é um beijinho de esquimó entre os pets e os tutores.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
      Por que o gato lambe o nariz do dono? Puro amor!
    Por que o gato lambe o nariz do dono? Puro amor!

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Lambidas e mordidinhas no nariz também são comuns

    Além de cheirar o nariz do seu humano, outra atitude comum dos bichanos é lamber a região. Mas por que o gato lambe o nariz do dono? Assim como cheirar, essa atitude também é uma demonstração de afeto e carinho. As lambidas geralmente representam amor na linguagem felina, e, portanto, se o seu amigo de quatro patas costuma lamber o seu nariz, você definitivamente tem um gato carinhoso e que te ama!

    Já as mordidas podem indicar diferentes tipos de situações. Por exemplo, um dos motivos porque gatos mordem o nariz pode ser uma tentativa de falar o quanto eles gostam de você. Em outros casos, as mordidas podem ser um sinal de que o animal está estressado, incomodado ou até mesmo doentinho. Portanto, vale ligar o alerta quando esse tipo de comportamento surgir. Mas é importante não incentivar o bichano: mesmo nos casos que as mordidas sejam um pequeno afeto, acostumar o gato com esse tipo de atitude na fase adulta pode resultar em machucados no nariz do tutor.

    O amor de gato se manifesta de diferentes formas. Veja algumas delas!

    Gato ronronando é sinônimo de amor. O barulho fofinho que os felinos emitem pode significar diferentes coisas, mas geralmente isso é um indicativo de que o seu pet te ama e está adorando receber o carinho que você faz nele. Então, aproveite o momento para estreitar os laços com seu amigo!

    Amassar pãozinho é algo que acontece quando o gato gosta do humano. Esse hábito é muito comum de acontecer quando esses animais estão prestes a se deitar, e eles afofam a cama. Mas quando isso acontece no humano é porque o seu gatinho te ama muito e quer deixar a “marquinha” dele em você. (Não entendeu? A gente explica: os gatos fazem esses movimentos para ativar glândulas que soltam odores e, assim, marcam território. Então, basicamente seu gato quer dizer para todo mundo que você é o dono dele).

    • Passear entre as pernas do tutor é um ato de carinho. Os gatos fazem isso quando estão se sentindo confortáveis e também é outra forma que eles encontram de marcar o território, já que, ao passear entre as suas pernas, eles acabam deixando um pouco do cheirinho deles no tutor. Então é mais uma demonstração de afeto própria da espécie.

    Redação: Juliana Melo

     

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Próxima matéria

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ
    Comportamento

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ

    Você já ouviu falar de terapia assistida por animais? Ter um gato ou cão terapeuta é super possível e algumas iniciativas buscam estreitar esse tipo de relação entre humanos e animais. Um exemplo disso é o Pêlo Próximo, um projeto nascido em 2010 que leva ações terapêuticas para hospitais e instituições de saúde do Rio de Janeiro. Projeto 100% voluntário, o Pêlo Próximo envolve animais - seja cachorro ou gato - e tutores em uma iniciativa de amor e solidariedade. Quer saber como o Pêlo Próximo surgiu e como se voluntariar? Conversamos com a Patrícia Calainho, que administra as redes sociais do projeto e é voluntária com a sua vira-latinha, a Penélope.

    Ver Todas >

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!
    Comportamento animal

    Por que o cachorro segue o dono? Veja o que está por trás do comportamento!

    Existem cachorros que são mais desprendidos e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. Mas será que esse é um comportamento normal ou pode representar um problema de dependência emocional? Afinal, por que o cachorro segue o dono o tempo todo?

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro
    Comportamento animal

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro

    A melhor forma de lidar com um cachorro bagunceiro ou que não sabe se comportar é estabelecendo limites e ensinando a ele o que é certo e errado. E como fazer isso, afinal? O adestramento de cães pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, desde que seja feito do jeito correto. Assim como qualquer campo de conhecimento, existem algumas regras básicas que todo tutor precisa saber antes de adestrar cachorro, como quais são as técnicas mais utilizadas e qual a melhor idade para iniciar o adestramento de cães.

    Brincadeiras para cachorro:
    Comportamento animal

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Existem muitas variedades de brinquedos para cachorro e cada animal tem sua preferência e paixão por um. Como os doguinhos não fazem distinção de coisas caras ou baratas, qualquer coisa que encontram pela frente se transforma em brincadeira. Eles podem fazer a festa com um simples graveto de árvore caído na rua, por exemplo. Acontece que dar graveto para cachorro não é a brincadeira mais segura que existe. 

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Ver Todas >