O chamado Persa Exótico é um felino de porte médio originário dos Estados Unidos. Sua semelhança com a raça Persa causa muita confusão por aí. Para começar, a denominação correta é gato Exótico ou Exótico de pelo curto. Ele surgiu a partir de uma mistura das raças de gato Persa e American Shorthair. Apesar da descendência curiosa, esse gato de nome fabuloso tem características que o tornam único. Para acabar com todas as dúvidas, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o Exótico. Vem conferir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cruzamento do American Shorthair com Persa deu origem ao gato Exótico

O gato Exótico é originário dos Estados Unidos. Inicialmente o objetivo dos criadores era de que o American Shorthair tivesse pelos longos, por isso fizeram seu cruzamento com o gato Persa. O resultado foi bem diferente do esperado, pois apesar de manter características da aparência do gato Persa, o Exótico ficou com a pelagem curtinha. Pela frustração, a raça de gato não era aceita pelos criadores, até ter seu reconhecimento no ano de 1979 pela TICA (The International Cat Association).

Gato Exótico: características físicas e personalidade

Assim como o gato da raça Persa, o Exótico tem como característica marcante seus olhos grandes e arredondados que dão uma expressão mais doce ao bichano. As orelhas do Exótico são pequeninas e de pontas arredondadas. A cabeça da raça é redonda, com um rosto com nariz curto e traços leves. Com um corpo robusto, o gato Exótico tem uma pelagem curta e densa, como uma pelúcia. O bichano pode apresentar todas as cores de pelos, outra característica herdada do Persa.

Essa raça de gato costuma ser muito silenciosa. Apesar de gentil e carinhoso, o gato Exótico possui uma certa independência e gosta de brincar sozinho. Entretanto, ele não recusa um bom carinho e adora ser acariciado pelos tutores. Este felino é muito tranquilo e não costuma apresentar problemas com estranhos. Ainda que tenha muitas características parecidas com o gato Persa, o Exótico demora mais para amadurecer - ou seja, é mais brincalhão.

gato persa exótico olhando para a câmera

Como é a saúde do gato Exótico?

Os gatos da raça Exótico tendem a sofrer com doenças relacionadas ao formato de seu rosto e estrutura facial. Assim como o Persa, o Exótico que possuir o rosto mais achatado pode ter respiração barulhenta e dificuldade de respirar. O acompanhamento com um veterinário é essencial para a melhor saúde e bem-estar dessa raça de gato. Excesso de lágrimas, seborreia, olho de cereja, má oclusão dentária, sensibilidade ao calor e doença renal policística são doenças comuns na raça de gato Exótico.

Gato “Persa” Exótico: venda e adoção

Antes de tomar a decisão de comprar ou adotar um gato Exótico avalie todas as condições e veja se você realmente está preparado para ter um animal de estimação. Lembre-se que a expectativa de vida de um gato Exótico é de 8 a 15 anos, então o compromisso ao adquirir o bichinho será de longo prazo. É possível encontrar filhotes de gato Exótico em gatis por valores de R$ 1.000 a R$ 5.000. Procure saber também detalhes sobre o gatil, se prezam pelo bem-estar da mãe e o tratamento dos animais.


Redação: Hyago Bandeira