O chamado Persa Exótico é um felino de porte médio originário dos Estados Unidos. Sua semelhança com a raça Persa causa muita confusão por aí. Para começar, a denominação correta é gato Exótico ou Exótico de pelo curto. Ele surgiu a partir de uma mistura das raças de gato Persa e American Shorthair. Apesar da descendência curiosa, esse gato de nome fabuloso tem características que o tornam único. Para acabar com todas as dúvidas, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o Exótico. Vem conferir!
Cruzamento do American Shorthair com Persa deu origem ao gato Exótico
O gato Exótico é originário dos Estados Unidos. Inicialmente o objetivo dos criadores era de que o American Shorthair tivesse pelos longos, por isso fizeram seu cruzamento com o gato Persa. O resultado foi bem diferente do esperado, pois apesar de manter características da aparência do gato Persa, o Exótico ficou com a pelagem curtinha. Pela frustração, a raça de gato não era aceita pelos criadores, até ter seu reconhecimento no ano de 1979 pela TICA (The International Cat Association).
Gato Exótico: características físicas e personalidade
Assim como o gato da raça Persa, o Exótico tem como característica marcante seus olhos grandes e arredondados que dão uma expressão mais doce ao bichano. As orelhas do Exótico são pequeninas e de pontas arredondadas. A cabeça da raça é redonda, com um rosto com nariz curto e traços leves. Com um corpo robusto, o gato Exótico tem uma pelagem curta e densa, como uma pelúcia. O bichano pode apresentar todas as cores de pelos, outra característica herdada do Persa.
Essa raça de gato costuma ser muito silenciosa. Apesar de gentil e carinhoso, o gato Exótico possui uma certa independência e gosta de brincar sozinho. Entretanto, ele não recusa um bom carinho e adora ser acariciado pelos tutores. Este felino é muito tranquilo e não costuma apresentar problemas com estranhos. Ainda que tenha muitas características parecidas com o gato Persa, o Exótico demora mais para amadurecer - ou seja, é mais brincalhão.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
Como é a saúde do gato Exótico?
Os gatos da raça Exótico tendem a sofrer com doenças relacionadas ao formato de seu rosto e estrutura facial. Assim como o Persa, o Exótico que possuir o rosto mais achatado pode ter respiração barulhenta e dificuldade de respirar. O acompanhamento com um veterinário é essencial para a melhor saúde e bem-estar dessa raça de gato. Excesso de lágrimas, seborreia, olho de cereja, má oclusão dentária, sensibilidade ao calor e doença renal policística são doenças comuns na raça de gato Exótico.
Gato “Persa” Exótico: venda e adoção
Antes de tomar a decisão de comprar ou adotar um gato Exótico avalie todas as condições e veja se você realmente está preparado para ter um animal de estimação. Lembre-se que a expectativa de vida de um gato Exótico é de 8 a 15 anos, então o compromisso ao adquirir o bichinho será de longo prazo. É possível encontrar filhotes de gato Exótico em gatis por valores de R$ 1.000 a R$ 5.000. Procure saber também detalhes sobre o gatil, se prezam pelo bem-estar da mãe e o tratamento dos animais.
Redação: Hyago Bandeira
