Raças

Persa Exótico: saiba mais sobre essa raça de gato

Saiba tudo sobre o chamado "Persa" Exótico, esse gatinho adorável e bem peculiar
Saiba tudo sobre o chamado "Persa" Exótico, esse gatinho adorável e bem peculiar

O chamado Persa Exótico é um felino de porte médio originário dos Estados Unidos. Sua semelhança com a raça Persa causa muita confusão por aí. Para começar, a denominação correta é gato Exótico ou Exótico de pelo curto. Ele surgiu a partir de uma mistura das raças de gato Persa e American Shorthair. Apesar da descendência curiosa, esse gato de nome fabuloso tem características que o tornam único. Para acabar com todas as dúvidas, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o Exótico. Vem conferir!

Cruzamento do American Shorthair com Persa deu origem ao gato Exótico

O gato Exótico é originário dos Estados Unidos. Inicialmente o objetivo dos criadores era de que o American Shorthair tivesse pelos longos, por isso fizeram seu cruzamento com o gato Persa. O resultado foi bem diferente do esperado, pois apesar de manter características da aparência do gato Persa, o Exótico ficou com a pelagem curtinha. Pela frustração, a raça de gato não era aceita pelos criadores, até ter seu reconhecimento no ano de 1979 pela TICA (The International Cat Association).

Gato Exótico: características físicas e personalidade

Assim como o gato da raça Persa, o Exótico tem como característica marcante seus olhos grandes e arredondados que dão uma expressão mais doce ao bichano. As orelhas do Exótico são pequeninas e de pontas arredondadas. A cabeça da raça é redonda, com um rosto com nariz curto e traços leves. Com um corpo robusto, o gato Exótico tem uma pelagem curta e densa, como uma pelúcia. O bichano pode apresentar todas as cores de pelos, outra característica herdada do Persa.

Essa raça de gato costuma ser muito silenciosa. Apesar de gentil e carinhoso, o gato Exótico possui uma certa independência e gosta de brincar sozinho. Entretanto, ele não recusa um bom carinho e adora ser acariciado pelos tutores. Este felino é muito tranquilo e não costuma apresentar problemas com estranhos. Ainda que tenha muitas características parecidas com o gato Persa, o Exótico demora mais para amadurecer - ou seja, é mais brincalhão.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Exótico gosta de brincar sozinho, mas não dispensa um bom carinho dos tutores
    O gato Exótico gosta de brincar sozinho, mas não dispensa um bom carinho dos tutores

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Como é a saúde do gato Exótico?

    Os gatos da raça Exótico tendem a sofrer com doenças relacionadas ao formato de seu rosto e estrutura facial. Assim como o Persa, o Exótico que possuir o rosto mais achatado pode ter respiração barulhenta e dificuldade de respirar. O acompanhamento com um veterinário é essencial para a melhor saúde e bem-estar dessa raça de gato. Excesso de lágrimas, seborreia, olho de cereja, má oclusão dentária, sensibilidade ao calor e doença renal policística são doenças comuns na raça de gato Exótico.

    Gato “Persa” Exótico: venda e adoção

    Antes de tomar a decisão de comprar ou adotar um gato Exótico avalie todas as condições e veja se você realmente está preparado para ter um animal de estimação. Lembre-se que a expectativa de vida de um gato Exótico é de 8 a 15 anos, então o compromisso ao adquirir o bichinho será de longo prazo. É possível encontrar filhotes de gato Exótico em gatis por valores de R$ 1.000 a R$ 5.000. Procure saber também detalhes sobre o gatil, se prezam pelo bem-estar da mãe e o tratamento dos animais.

    Redação: Hyago Bandeira

    Filhote de poodle: 10 coisas que você precisa saber sobre esse cãozinho

    Próxima matéria

    Filhote de poodle: 10 coisas que você precisa saber sobre esse cãozinho

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Quais as melhores raças de gato para idosos?
    Adote um animal

    Quais as melhores raças de gato para idosos?

    A companhia é algo que faz toda diferença para as pessoas de mais idade, e um animal de estimação - como o gato - pode ser a escolha perfeita para os idosos. Os felinos são grandes companheiros dos humanos e tem tudo para alegrar a vida das pessoas mais velhas. No entanto, para encontrar a melhor raça de gato para idoso, é preciso levar em consideração a personalidade do felino e o tamanho do lugar onde você mora, já que alguns bichanos ocupam mais espaço do que outros.

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adote um animal

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
    Adote um animal

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

    Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Adote um animal

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Ver Todas >