Cachorro

Osteossarcoma em cães: veterinária explica as causas, sintomas, cuidados e tratamentos da doença

Publicado - 06 Maio 2020 - 15h51

Atualizado - 26 Abril 2024 - 15h35

O osteossarcoma canino é um dos tumores malignos mais comuns e a principal neoplasia de origem óssea nos cães. Assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter câncer, especialmente à medida que envelhecem. Além da pele, sistema digestivo e mama, essa enfermidade que tanto preocupa os tutores pode afetar também os ossos do cachorro. A doença pode atingir qualquer raça mas os cães maiores têm uma tendência maior de sofrerem com o problema. Para esclarecer as dúvidas sobre o osteossarcoma em cães, nós conversamos com a médica veterinária Caroline Silveira Gripp, especialista em oncologia animal. Veja o que ela falou sobre o assunto!

Patas da Casa - O osteossarcoma canino pode atingir todos os cães?

Caroline Gripp - Na maioria dos casos, o osteossarcoma acomete cachorros grandes e médios, com mais de 25 quilos e acima dos cinco anos. No entanto, isso não quer dizer que um animal jovem ou pequeno não possa ser afetado pelo problema, embora a incidência seja rara. Os estudos mostram que os animais maiores, por terem os ossos mais longos, demandam mais trabalho do corpo durante a formação da estrutura óssea. Esse esforço extra pode gerar microfraturas nos membros e, estas por sua vez, podem levar ao surgimento de um osteossarcoma canino.

O osteossarcoma em cães provoca lise óssea (destruição celular) intensa no lugar onde ele se instala no membro afetado (a doença afeta principalmente os ossos dos membros) e uma consequente perda da continuidade óssea e sua conformação.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

PC - Quais os sintomas que indicam que um cão possa ter osteossarcoma?

CG - O primeiro sintoma é claudicação, ou seja, o cão começa a mancar sem causa específica. A partir daí, o veterinário solicita um raio-x para identificar a alteração óssea. Se tiver uma suspeita de osteossarcoma, outros exames serão solicitados para descartar ou confirmar o diagnóstico. Em muitos casos é difícil notar o problema superficialmente no estágio inicial, uma vez que não há um grande caroço, uma grande deformação óssea.

PC - Como é feito o diagnóstico do osteossarcoma nos cachorros?

CG - A radiografia pode apontar a presença de um tumor por conta de características que aparecem na imagem, como uma “explosão solar” observada em muitos casos de osteossarcoma. Também é necessário um exame histopatológico para poder fechar o diagnóstico. Antes de optar pelo tratamento cirúrgico do paciente, é muito importante confirmar se realmente é um caso de osteossarcoma canino, realizando a biópsia prévia, assim como a análise da cultura de fungos e bactérias para descartar outras causas.

PC - Com o osteossarcoma, cães podem ter acesso a quais tipos de tratamento?

CG - O tratamento recomendado é a cirurgia de remoção da neoplasia. Atualmente é amplamente difundido a amputação alta do membro afetado, pois o osteossarcoma em cães provoca dor intensa e muitos pacientes apresentam fraturas no local da lesão. Outra possibilidade é a cirurgia de “salvamento de membro”, um pouco mais delicada. No lugar da amputação, é realizada apenas a retirada da região do osso afetada.

Associada à cirurgia, o pós-operatório deve envolver a quimioterapia para evitar as metástases, já que o osteossarcoma em cachorros é altamente metastático para os órgãos, principalmente o pulmão. A maioria dos pacientes apresenta metástase pulmonar em até seis meses após a cirurgia quando o tratamento de quimioterapia não é realizado.

 

Veterinária sorri para cachorro marrom em seu consultório

 

PC - Após o início do tratamento do osteossarcoma, o cachorro doente tem grandes chances de se recuperar?

CG - Todo paciente tem e merece uma chance de lutar contra um câncer. E a cirurgia associada à quimioterapia aumenta a sobrevida desses pacientes, com conforto e qualidade de vida. Mesmo sendo um tumor extremamente agressivo e altamente metastático, a taxa de sobrevida é de três a seis meses, quando é feita somente a cirurgia, e um adicional de um a um ano e meio quando a cirurgia é associada à quimioterapia.

PC - Quais são os cuidados que o tutor deve ter durante o tratamento de osteossarcoma canino?

CG - Após a amputação, os animais se adaptam à nova condição, embora os cães mais pesados tenham uma dificuldade maior. Por isso, tomar cuidado com a obesidade canina e o sobrepeso é muito importante para não sobrecarregar os outros membros. É preciso também manter a rotina de acompanhamento e levar o animal regularmente ao veterinário oncologista para realizar exames de imagem. Seguir o tratamento quimioterápico à risca evita que as metástases apareçam precocemente.

PC - Em relação à quimioterapia para o osteossarcoma, como os cães reagem ao tratamento?

CG - Como os efeitos da quimioterapia nos animais são bem mais fracos em relação aos humanos, os cães costumam suportar bem o tratamento. Alguns cachorros nem têm reações. O procedimento quimioterápico é muito importante pois melhora consideravelmente a qualidade de vida do pet com osteossarcoma, além de estender o tempo de vida dele.

Atualmente eu tenho duas pacientes fazendo quimioterapia para osteossarcoma canino. A Mel tem quase 13 anos e já está terminando o tratamento. Ela fez a amputação no ano passado e, posteriormente, começou a quimio. Agora ela está super bem. A outra paciente, que também se chama Mel, é uma cadela jovem, de apenas 10 meses de idade. Esse é um caso atípico, já que a osteossarcoma é uma doença mais comum em animais acima dos cinco anos de idade. Assim como a outra paciente homônima, ela também está passando bem pela quimioterapia, sem nenhum efeito colateral.

PC - Cães com histórico de osteossarcoma na linhagem têm mais chances de ter a doença?

CG - Os tumores, de maneira geral, não apresentam muita prevalência da genética não. Aproximadamente 85% das causas dos tumores são por fatores externos (radiação, trauma anterior, etc.), enquanto apenas 15% tem fundo genético. O que eu sempre aconselho é que, caso haja um histórico da doença em uma criação, por exemplo, o ideal é que o animal seja afastado e seus filhotes sejam acompanhados de perto.

PC - Há alguma maneira de prevenir o osteossarcoma canino?

CG - Levando em consideração o risco das microfraturas, a pessoa que adota um filhote de raça grande deve ter o cuidado de pensar como será o manejo do cachorro dentro de casa. Como os cães jovens são muito estabanados, eles podem acabar se machucando e desenvolvendo microfraturas se não houver uma supervisão e adaptação adequada dos espaços onde vivem.

O cuidado com a alimentação do cachorro também é uma ótima maneira de prevenir o osteossarcoma canino. Com o aporte nutricional adequado, os ossos têm mais chances de crescerem saudáveis.

Redação: Guilherme Segal

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas