Quem tem um gatinho em casa já deve estar familiarizado com o sachê para gatos, uma alternativa para a ração seca tradicional que fornece vários benefícios aos felinos. Além das propriedades nutricionais, a ração úmida também auxilia na hidratação dos gatinhos, já que o produto possui grande quantidade de água em sua composição. Mas o sachê para gatos é suficiente para suprir todas as necessidades do seu bichano ou deve ser oferecido apenas de vez em quando? Ele pode substituir a ração seca? Pode dar sachê para gato filhote ou não? Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa entrevistou a veterinária nutricionista Simone Amado , do Rio de Janeiro, e ela te conta tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Sachê para gatos: entenda as propriedades nutricionais do alimento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

De acordo com Simone, os alimentos úmidos possuem maiores teores de proteína e de gordura e menores teores de carboidrato em relação ao alimento seco. Além do mais, a alta umidade do sachê para gatos (acima de 70%, enquanto que na ração seca é de apenas 10%) também contribui para que esse alimento se aproxime mais de como seria a dieta dos bichanos no mundo animal. Ah, e claro: essa alta umidade também é uma ótima forma de manter a saúde do trato urinário dos felinos, já que eles tendem a ter problemas renais por não consumirem muita água. Portanto, alguns dos benefícios que o sachê para gatos oferece são:

• Baixa caloria

• Mais saboroso

• Mais hidratação

• Geralmente não contêm conservantes e nem corantes artificiais


O melhor sachê para gatos é aquele que funciona como um alimento completo
O melhor sachê para gatos é aquele que funciona como um alimento completo

Afinal, o sachê para gatos pode substituir a ração seca?

Existem várias opções de sachê para gatos no mercado pet, mas existe uma grande diferença entre o sachê que é um mero aperitivo e o sachê que funciona como um alimento completo. Para substituir a ração seca, o melhor sachê para gatos é aquele possui todos os nutrientes fundamentais para o seu pet. “A maioria dos sachês que temos disponíveis hoje pode substituir totalmente a ração seca, mas devemos sempre certificar que no rótulo do produto esteja a informação 'alimento completo'”, explica a veterinária.

Além disso, existem algumas alternativas bem legais de oferecer esse tipo de comida para o seu gatinho, como o picolé de sachê para gatos ou até mesmo preparando o alimento em casa. No caso do sachê caseiro para gatos, é importante que todo o processo seja auxiliado por um veterinário especializado em nutrição animal para garantir que nenhum dos ingredientes seja prejudicial para o seu amigo.

Se você optar pela troca da ração seca para o sachê, o ideal é conversar com o veterinário para entender as necessidades do animal. Na hora da compra, a dica é o sachê para gatos atacado, que é quando você adquire uma grande quantidade da ração úmida por um preço mais barato.

Sachê para gatos filhotes e outros casos mais específicos

Os filhotes de gato não apenas podem como devem se alimentar com a ração úmida regularmente. No entanto, é importante ter em mente que essa fase da vida do felino requer cuidados especiais, principalmente com a alimentação. Por isso, o mais indicado é que eles recebam sachês que sejam específicos para filhotes.

O mesmo acontece se o gato tiver algum problema de saúde. “Para gatos com alguma doença que requer uma dieta especial, já existem sachês especificamente formulados para atender essa necessidade (por exemplo, doença renal, doenças urinárias, intestinais, etc), que devem ser utilizados sob prescrição e supervisão do veterinário”, explica Simone. Por isso, se você tiver um gatinho com doença nos rins, por exemplo, é importante conversar com um profissional para prescrever o sachê para gatos renal mais adequado.

Redação: Juliana Melo