Algumas pessoas tendem a achar que os felinos não são tão amigáveis quanto um cão, mas a verdade é que ter um gatinho é sim sinônimo de felicidade. Os bichanos podem ser um pouco mais independentes e introspectivos que um cachorro, mas a companhia deles é capaz de melhorar a vida de qualquer humano (inclusive no que diz respeito a saúde). É isso mesmo: esses animais exalam um poder “calmante” nos tutores. Seja porque os gatos ronronam ou afofam: o fato é que, de alguma forma, os felinos conseguem tranquilizar os donos e aliviar situações de tensão e estresse. Mas como funciona isso? A seguir, te contamos tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Pesquisa revela que tutores de gatos têm menos chances de sofrer um ataque cardíaco

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ter gato faz bem para o coração! Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, ter um gato pode reduzir as chances de um humano infartar em até 33%. Para chegar a este resultado, a pesquisa durou cerca de dez anos e analisou pelo menos 4 mil participantes. Mas qual é a relação entre o comportamento felino e o nosso coração, afinal de contas?

A resposta para isso é simples: os gatos são animais que muitas vezes gostam de ficar no colo e serem acariciados (embora não pareça), e isso é algo que contribui para diminuir o nosso estresse, pressão arterial e até mesmo frequência cardíaca. Ou seja, eles recebem carinho, mas os humanos também saem beneficiados dessa relação, e é justamente por isso que é possível afirmar que os felinos têm esse efeito “calmante” sobre nós.


Gatos ronronam porque estão felizes e confortáveis naquele ambiente
Gatos ronronam porque estão felizes e confortáveis naquele ambiente

Comportamento felino: o ronronar dos gatos ajuda a aliviar as tensões do dia a dia

Não dá para negar que o som de um gato ronronando é uma das coisas mais fofas que existe. Mas o que poucas pessoas sabem é que existem diferentes motivos por que gatos ronronam: pode ser uma simples demonstração de afeto e felicidade, como também pode significar fome, estresse e até mesmo medo. No geral, a situação mais comum é quando esse som surge como “resposta” quando pegamos um gato no colo e começamos a fazer carinho nele. Nesses casos, é porque o gato se sente confortável, seguro e feliz de estar ali.

Mas você sabia que essas vibrações também podem ajudar a fortalecer os ossos? Um artigo publicado pela Scientific American revelou que o ronronar dos gatos acelera a recuperação de ossos quebrados nos felinos, e sugere que isso também pode ter certo efeito nos humanos. Não há evidências científicas ainda a respeito disso, mas ainda assim, o ronronar também é outro comportamento de gato que pode ajudar a diminuir ansiedade e tranquilizar o tutor num momento de tensão ou estresse.

Amassar pãozinho também tem um efeito calmante nos humanos

Outro comportamento felino que costuma ser muito intrigante e, ao mesmo tempo, calmante é o “amassar pãozinho”. Na prática, essa atitude nada mais é do que quando os gatos afofam as coisas: seja o humano, o chão ou a própria caminha. Assim como o ronronar, também existe mais de um motivo porque os gatos afofam as coisas. Quando se trata dos humanos, por exemplo, costuma significa que ele está em um momento de tranquilidade e confiança, porque é um movimento que eles faziam com a mãe deles quando ainda eram filhotinhos. Outra explicação possível é que esta é uma tentativa de “marcar território”, já que as glândulas da região liberam odores. De qualquer forma, o que se sabe é que até mesmo esse ato de amassar pãozinho também é capaz de nos confortar nos momentos difíceis.

Redação: Juliana Melo