Saúde

Novembro azul pet: cães e gatos também precisam de cuidados para prevenir o câncer de próstata

Câncer de próstata em cães e gatos: veja o que você precisa saber sobre o assunto
Câncer de próstata em cães e gatos: veja o que você precisa saber sobre o assunto

No mês da conscientização do câncer de próstata, é importante pensar também nos cuidados com os animais. Assim como humanos, cães e gatos também podem ser atingidos por essa doença, embora não seja tão frequente assim. Logo, estar atento a possíveis sintomas é fundamental para a obtenção do diagnóstico precoce e, então, dar início ao tratamento mais adequado. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria recheada de informações sobre o tema “Novembro Azul Pet”! Para esclarecer as principais dúvidas sobre o câncer de próstata em cães e gatos, conversamos com o médico veterinário Frederico Lima, do Rio de Janeiro. Veja só o que ele nos contou!

Câncer de próstata em cães e gatos é raro, mas precisa de atenção

Segundo o especialista, o câncer de próstata em cães e gatos é uma doença pouco comum. “Ocorre em torno de 4% nos cachorros e acomete ainda menos os felinos, principalmente aqueles com castração precoce. Porém, quando acontece, pode ser um grave problema de saúde, além de ser uma doença silenciosa”, revela. Além disso, o veterinário chama a atenção para outro fator: muitos animais não castrados podem ter hiperplasia prostática, que é o aumento natural da próstata. No entanto, esse é um quadro que não deve ser confundido com o câncer, e que normalmente não representa tantos riscos para a saúde do animal.

Câncer de próstata em cães: sintomas e diagnóstico da doença

Por mais que o câncer de próstata em cães seja uma doença silenciosa no estágio inicial, alguns sintomas podem ser percebidos com a progressão do quadro. De acordo com Frederico, dificuldade para urinar, prostração, urina com sangue e sinais de dor podem ser indicativos desse tipo de câncer. Portanto, ao desconfiar que o seu amigo de quatro patas está sofrendo com a doença, é fundamental buscar a ajuda de um profissional o quanto antes. O mesmo vale para os gatos.

“A ultrassonografia pode ajudar no diagnóstico, demonstrando aumento ou alteração no órgão. Outros exames mais específicos podem auxiliar o veterinário no diagnóstico, dependendo do caso”, explica. O médico também ressalta que, assim com outras doenças, a detecção precoce do câncer de próstata em cães melhora a eficácia do tratamento.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Novembro azul pet: aprenda a identificar os sintomas do câncer de próstata em cães e gatos
    Novembro azul pet: aprenda a identificar os sintomas do câncer de próstata em cães e gatos

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Como é o tratamento do câncer de próstata em cães e gatos?

    Existem algumas alternativas de tratamento para esse tipo de câncer, sendo que a mais comum é a cirurgia para remoção da próstata. “É necessário frisar que é uma cirurgia complicada devido à dificuldade de acesso ao local e estruturas importantes. Principalmente a uretra, que não deve ser afetada, já que isso pode trazer problemas secundários, como alteração no fluxo urinário”, destaca o veterinário.

    No entanto, outras possibilidades são os tratamentos oncológicos: quimioterapia ou radioterapia. A indicação da melhor terapia para o paciente vai depender da análise do quadro do paciente.

    Câncer de próstata em cães e gatos pode ser prevenido com a castração

    A melhor forma de garantir a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas é com a castração de cachorro e gato. Por isso, se você tem dúvidas se você castrar ou não o seu pet, é importante pesquisar e entender todos os benefícios que esse procedimento cirúrgico promove ao animal.  Segundo Frederico, essa é a principal forma de prevenção da doença, mas também é necessário realizar um bom acompanhamento veterinário frequente. Não deixa a saúde do seu bichinho de lado!

    Redação: Juliana Melo

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    Próxima matéria

    Gato intoxicado: o que acontece no organismo do felino durante a intoxicação?

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Outubro rosa pet: tumores de mama também podem afetar cães e gatos
    Saúde

    Outubro rosa pet: tumores de mama também podem afetar cães e gatos

    Vamos falar do Outubro Rosa Pet? No mês da conscientização do câncer de mama, é importante ter em mente que, assim como os humanos, cachorro e gato também podem desenvolver tumores no tecido mamário. Na verdade, o número de casos em animais é tão preocupante quanto nas mulheres, já que poucos tutores têm conhecimento a respeito desse assunto. 

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Ver Todas >

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet
    Saúde animal

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet

    Lidar com um cachorro estressado é algo delicado e que requer muita paciência e atenção por parte do tutor: cães que sofrem com estresse e ansiedade tem maiores chances de ficarem doentes. Assim como os humanos, os sinais de um cachorro estressado costumam afetar diretamente a saúde do animal. Causado por diferentes gatilhos, é necessário sempre observar o que deixa o cachorro estressado para evitar que esse sentimento invada a rotina do seu amigo. 

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?
    Saúde animal

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?

    Se você é um gateiro, com certeza já ouviu falar sobre o perigo das doenças renais nos felinos. Se os cuidados são importantes em qualquer fase de vida do pet, no caso de um gato com insuficiência renal a preocupação é maior ainda. A insuficiência renal em gatos é uma doença que acomete principalmente os felinos idosos, mas também pode ser comum em outras idades e também na raça de gato Persa, que possui predisposição genética para esse tipo de problema. 

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns
    Saúde animal

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns

    Se você nunca ouviu falar na icterícia em cães, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o problema que, embora não seja uma doença, é um sinal clínico que pode indicar que a saúde do cachorro não vai muito bem. Mas então, como identificar a icterícia canina e quais são as principais causas associadas a esse sintoma?

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?
    Saúde animal

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?

    Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com o cachorro e também com a sua saúde. Os peludos costumam aproveitar bastante essa época, já que os passeios e banhos de mar ou piscina são mais frequentes. No entanto, a mudança de rotina vem acompanhada de uma grande preocupação, que é a proliferação de certas doenças de cachorro que ocorrem nessa época. Otite canina, desidratação e até mesmo infestação de pulgas e carrapatos são problemas bastante comuns no verão. 

    Ver Todas >