No mês da conscientização do câncer de próstata, é importante pensar também nos cuidados com os animais. Assim como humanos, cães e gatos também podem ser atingidos por essa doença, embora não seja tão frequente assim. Logo, estar atento a possíveis sintomas é fundamental para a obtenção do diagnóstico precoce e, então, dar início ao tratamento mais adequado. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria recheada de informações sobre o tema “Novembro Azul Pet”! Para esclarecer as principais dúvidas sobre o câncer de próstata em cães e gatos, conversamos com o médico veterinário Frederico Lima, do Rio de Janeiro. Veja só o que ele nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Câncer de próstata em cães e gatos é raro, mas precisa de atenção

Segundo o especialista, o câncer de próstata em cães e gatos é uma doença pouco comum. “Ocorre em torno de 4% nos cachorros e acomete ainda menos os felinos, principalmente aqueles com castração precoce. Porém, quando acontece, pode ser um grave problema de saúde, além de ser uma doença silenciosa”, revela. Além disso, o veterinário chama a atenção para outro fator: muitos animais não castrados podem ter hiperplasia prostática, que é o aumento natural da próstata. No entanto, esse é um quadro que não deve ser confundido com o câncer, e que normalmente não representa tantos riscos para a saúde do animal.

Câncer de próstata em cães: sintomas e diagnóstico da doença

Por mais que o câncer de próstata em cães seja uma doença silenciosa no estágio inicial, alguns sintomas podem ser percebidos com a progressão do quadro. De acordo com Frederico, dificuldade para urinar, prostração, urina com sangue e sinais de dor podem ser indicativos desse tipo de câncer. Portanto, ao desconfiar que o seu amigo de quatro patas está sofrendo com a doença, é fundamental buscar a ajuda de um profissional o quanto antes. O mesmo vale para os gatos.

“A ultrassonografia pode ajudar no diagnóstico, demonstrando aumento ou alteração no órgão. Outros exames mais específicos podem auxiliar o veterinário no diagnóstico, dependendo do caso”, explica. O médico também ressalta que, assim com outras doenças, a detecção precoce do câncer de próstata em cães melhora a eficácia do tratamento.

novembro azul pet: cachorro e gato juntos

Como é o tratamento do câncer de próstata em cães e gatos?

 

Existem algumas alternativas de tratamento para esse tipo de câncer, sendo que a mais comum é a cirurgia para remoção da próstata. “É necessário frisar que é uma cirurgia complicada devido à dificuldade de acesso ao local e estruturas importantes. Principalmente a uretra, que não deve ser afetada, já que isso pode trazer problemas secundários, como alteração no fluxo urinário”, destaca o veterinário.

No entanto, outras possibilidades são os tratamentos oncológicos: quimioterapia ou radioterapia. A indicação da melhor terapia para o paciente vai depender da análise do quadro do paciente.

Câncer de próstata em cães e gatos pode ser prevenido com a castração

A melhor forma de garantir a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas é com a castração de cachorro e gato. Por isso, se você tem dúvidas se você castrar ou não o seu pet, é importante pesquisar e entender todos os benefícios que esse procedimento cirúrgico promove ao animal.  Segundo Frederico, essa é a principal forma de prevenção da doença, mas também é necessário realizar um bom acompanhamento veterinário frequente. Não deixa a saúde do seu bichinho de lado!

Redação: Juliana Melo