No mês da conscientização do câncer de próstata, é importante pensar também nos cuidados com os animais. Assim como humanos, cães e gatos também podem ser atingidos por essa doença, embora não seja tão frequente assim. Logo, estar atento a possíveis sintomas é fundamental para a obtenção do diagnóstico precoce e, então, dar início ao tratamento mais adequado. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria recheada de informações sobre o tema “Novembro Azul Pet”! Para esclarecer as principais dúvidas sobre o câncer de próstata em cães e gatos, conversamos com o médico veterinário Frederico Lima, do Rio de Janeiro. Veja só o que ele nos contou!
Câncer de próstata em cães e gatos é raro, mas precisa de atenção
Segundo o especialista, o câncer de próstata em cães e gatos é uma doença pouco comum. “Ocorre em torno de 4% nos cachorros e acomete ainda menos os felinos, principalmente aqueles com castração precoce. Porém, quando acontece, pode ser um grave problema de saúde, além de ser uma doença silenciosa”, revela. Além disso, o veterinário chama a atenção para outro fator: muitos animais não castrados podem ter hiperplasia prostática, que é o aumento natural da próstata. No entanto, esse é um quadro que não deve ser confundido com o câncer, e que normalmente não representa tantos riscos para a saúde do animal.
Câncer de próstata em cães: sintomas e diagnóstico da doença
Por mais que o câncer de próstata em cães seja uma doença silenciosa no estágio inicial, alguns sintomas podem ser percebidos com a progressão do quadro. De acordo com Frederico, dificuldade para urinar, prostração, urina com sangue e sinais de dor podem ser indicativos desse tipo de câncer. Portanto, ao desconfiar que o seu amigo de quatro patas está sofrendo com a doença, é fundamental buscar a ajuda de um profissional o quanto antes. O mesmo vale para os gatos.
“A ultrassonografia pode ajudar no diagnóstico, demonstrando aumento ou alteração no órgão. Outros exames mais específicos podem auxiliar o veterinário no diagnóstico, dependendo do caso”, explica. O médico também ressalta que, assim com outras doenças, a detecção precoce do câncer de próstata em cães melhora a eficácia do tratamento.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Como é o tratamento do câncer de próstata em cães e gatos?
Existem algumas alternativas de tratamento para esse tipo de câncer, sendo que a mais comum é a cirurgia para remoção da próstata. “É necessário frisar que é uma cirurgia complicada devido à dificuldade de acesso ao local e estruturas importantes. Principalmente a uretra, que não deve ser afetada, já que isso pode trazer problemas secundários, como alteração no fluxo urinário”, destaca o veterinário.
No entanto, outras possibilidades são os tratamentos oncológicos: quimioterapia ou radioterapia. A indicação da melhor terapia para o paciente vai depender da análise do quadro do paciente.
Câncer de próstata em cães e gatos pode ser prevenido com a castração
A melhor forma de garantir a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas é com a castração de cachorro e gato. Por isso, se você tem dúvidas se você castrar ou não o seu pet, é importante pesquisar e entender todos os benefícios que esse procedimento cirúrgico promove ao animal. Segundo Frederico, essa é a principal forma de prevenção da doença, mas também é necessário realizar um bom acompanhamento veterinário frequente. Não deixa a saúde do seu bichinho de lado!
Redação: Juliana Melo
