Você já parou para pensar como os cachorros se comunicam entre si? Entender sobre a linguagem canina é algo que faz muita diferença no cotidiano de uma família que tem bichinhos de estimação. A comunicação é algo essencial para uma boa convivência entre os animais e também dos pets com os humanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muitas vezes, os tutores podem interpretar de maneira errônea os sinais corporais do cachorro. Apesar de parecer simples, a comunicação canina pode ser complexa, já que eles possuem diferentes maneiras de se expressarem. As principais formas de linguagem canina são pela comunicação olfativa, auditiva e visual. Para que você entenda tudo sobre isso, reunimos algumas informações que vão fazer você entender tudo que seu doguinho está querendo dizer para os outros cães que encontrar. 

Como funciona a comunicação olfativa na linguagem canina?

A comunicação olfativa é uma das principais formas de linguagem entre os cães. Possivelmente, essa é uma das formas de comunicação mais difícil de ser desvendada por nós humanos, principalmente porque não temos a mesma capacidade de olfato que eles. Mas é com os cheiros exalados que os cães podem transmitir informações como idade, sexo, doença e até mesmo se a fêmea está no cio ou não.

Essa forma de comunicação só é possível por conta dos feromônios, que são substâncias químicas que ficam em diferentes áreas do corpo dos doguinhos. Essas substâncias podem ser captadas por eles graças ao órgão de Jacobson, que fica na cavidade nasal e é responsável por passar essas informações para o cérebro.

Além da comunicação olfativa direta, que é quando um cãozinho se aproxima do outro e cheira seu bumbum ou bochechas, a linguagem canina pelo olfato também pode ocorrer de forma indireta, pois as informações também podem ser passadas pelo cheiro da urina e saliva dos doguinhos. Dessa forma, um cachorro não precisa de um contato direto com o outro para que haja a transmissão de informações. Isso explica o porquê dos cães passarem o passeio inteiro farejando cada cantinho da rua.

Latido de cachorro: como funciona a comunicação auditiva dos peludos?

A capacidade de emitir sons é um dos grandes pilares da linguagem canina. Os doguinhos possuem um grande repertório de vocalizações que pode se repetir em contextos diferentes. Por isso, é importante também prestar atenção nos sinais corporais do cachorro para entender de fato o que ele está querendo transmitir. Veja abaixo quais são as vocalizações mais comuns e seus significados:

  • Latido de cachorro: ele pode ocorrer por diferentes razões e é necessário que a linguagem corporal seja associada para contextualizar o significado da ação. O cão pode latir tanto para demonstrar euforia em uma brincadeira, como para avisar para que outra pessoa não invada seu território.
  • Uivo de cachorro: essa vocalização é instintiva e vem de herança dos lobos, que usam o uivo para localizar outros membros da alcateia, coordenar a caça e também como reconhecimento individual. Nos cães, o uivo também pode ser usado dessa maneira caso o doguinho esteja perdido ou o tutor esteja afastado dele. Por conta da domesticação, nem todos os cachorros são capazes de uivar.
  • Rosnado: indica que o cãozinho está incomodado com algo ou está se sentindo ameaçado.
  • Choramingar: é uma vocalização que funciona como um pedido de ajuda, muito comum nos cachorros filhotes.
  • Grito: usado quando o cão se assusta ou quando sente muita dor.
  • Suspiro: o cãozinho tende a suspirar para relaxar depois de uma situação de muito estresse ou de decepção, após não conseguir algo que esperava.
  • Ofegar: acontece quando cão está muito cansado, com calor ou estressado.

O olfato do cachorro é um dos sentidos mais importantes para ele colher informações sobre outros cães
O olfato do cachorro é um dos sentidos mais importantes para ele colher informações sobre outros cães

Linguagem visual: qual o significado dos sinais corporais do cachorro?

A linguagem visual dos cães são todos os gestos, posturas e movimentos corporais que expressam a sua intenção. Muitas vezes, para distinguir o que significam os sinais corporais do cachorro precisamos fazer a associação com outros sentidos, como a vocalização. Confira o significado de alguns movimentos corporais comuns:

  • Relaxamento: orelhas erguidas (mas não apontadas para frente), boca um pouco aberta, rabo abaixado e sem movimento.
  • Medo: rabo entre as pernas, orelhas abaixadas e cabeça e todo corpo inclinado para baixo.
  • Agressividade com intenção de ameaça ou ataque: pelos do dorso arrepiados, cauda para cima, orelhas eretas, pupilas dilatadas, dentes à mostra, corpo rígido e inclinado para frente.
  • Agressividade defensiva: pernas ligeiramente para trás com o rabo entre elas, orelhas para trás, pupilas dilatadas, boca completamente aberta, nariz enrugado, corpo inclinado levemente para baixo e para trás.

Linguagem canina: os cães realmente se entendem entre si?

Apesar do aspecto instintivo da linguagem canina, a forma como os cães se comunicam também pode ter influência das experiências que eles possuem ao longo de sua vida. Neste caso, um cãozinho que desde filhote não teve contato com outros cachorros tende a não entender completamente a comunicação de outros cães, abrindo margem para mais conflitos e desentendimentos. Por isso, é importante que a socialização dos cães seja feita desde cedo, dessa forma é mais fácil que o pet entenda a forma de comunicação adequada com outros animais e não apresente problemas na hora das interações.

Redação: Hyago Bandeira