A infecção urinária em gatos é um quadro mais comum do que se imagina quando se trata da saúde dos bichanos. Embora seja associada à baixa ingestão de água, a doença pode ser causada por uma série de fatores, que variam desde causas bacterianas à estresse e ansiedade. Quando não tratada, a patologia pode causar bastante incômodo ao animal, o que pode ser percebido com algumas mudanças no comportamento do gato. Para te ajudar a identificar essas alterações comportamentais, listamos abaixo alguns sinais comuns de gato com infecção urinária. Veja só!

Gato com infecção urinária costuma urinar fora da caixinha de areia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem diversos fatores que podem justificar o gato fazendo as necessidades fora da caixa de areia, como estresse, ansiedade e até mesmo protesto por alguma insatisfação do bichano. Mas o xixi no lugar errado também podem ser um sinal de gato com infecção urinária. Isso porque o quadro costuma causar dores no animal na hora de urinar, o que faz com que o felino associe o incômodo a caixinha de areia. Além disso, a infecção urinária em gatos também pode resultar em uma vontade quase incontrolável de fazer xixi, fazendo com que, muitas vezes, o seu pet não consiga chegar a tempo no local. Sendo assim, ao notar que esse comportamento de gato está virando rotina, é importante consultar um veterinário e avaliar se não se trata de um problema urinário. Mas lembre-se: nada de brigar ou gritar com o animal quando isso ocorrer para não traumatizá-lo, ok?

Seu bichano anda bebendo mais água que o normal? Pode ser um sinal de infecção urinária em gatos

Um comportamento de gatos com infecção urinária bastante comum é o consumo excessivo de água. Embora a doença seja sempre ligada com a baixa ingestão de líquido, os danos nos rins ou bexiga do animal pode fazer com que ele produza urina progressivamente mais diluída. Para recuperar os seus níveis de hidratação, o gato com infecção urinária tende a consumir mais água para repor a quantidade que foi perdida pelo organismo. Por isso, se o seu bichano anda passando mais tempo do que o normal no bebedouro, é importante ligar o sinal de alerta e observar se esse comportamento do gato está acompanhado de outros sintomas.

Infecção urinária: gatos podem desenvolver lambedura excessiva nos órgãos genitais

Quem tem um bichano em casa sabe bem o quanto a higiene é um fator importante para os felinos. Justamente por isso, é comum flagrar o animal se lambendo e realizando o famoso “banho de gato”. Mas, quando as lambeduras se tornam excessivas e restritas aos órgãos genitais, é importante que o tutor fique atento. Isso porque esse tipo de comportamento de gato pode indicar o quadro de infecção urinária. O ato é uma tentativa de amenizar as dores causadas pela doença e até mesmo higienizar a região. Ao notar a lambedura excessiva no seu bichano, é importante fazer uso do colar elizabetano e buscar um médico veterinário o quanto antes, já que as lambidas também podem causar irritação secundária e agravar o quadro.


Infecção urinária: gatos bebendo água em excesso é um dos sintomas
Infecção urinária: gatos bebendo água em excesso é um dos sintomas

O gato fazendo xixi com sangue é um sinal de infecção urinária

Observar sangue no xixi do gato é algo que, certamente, chama a atenção dos tutores. O sintoma, que é sempre sinônimo de que algo não vai bem com a saúde do animal, pode indicar diferentes condições, inclusive a infecção urinária em gatos. A presença de sangue na urina do animal pode sinalizar um problema no trato urinário, que vai desde os rins até a uretra, o canal por onde sai o xixi. Por esse motivo, assim que notar esse sinal clínico, é fundamental levar o seu amigo a uma clínica veterinária. Em alguns casos, pode ser necessário uma limpeza na bexiga ou até mesmo o uso de sonda para desobstruir a região.

Perda de apetite pode indicar o quadro de infecção urinária em gatos

Um dos sinais mais comuns de que alguma coisa não vai bem com a saúde do gato é a falta de apetite. Por isso, é importante observar o comportamento do seu felino e se certificar sobre outros sintomas. Fique atento também se o gato está bebendo água normalmente ou aumentou consideravelmente a quantidade. A combinação desses e outros comportamentos indicam um quadro de infecção urinária e o acompanhamento médico é fundamental.

Redação: Úrsula Gomes